pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Agosto 2015

Em uma sociedade democrática, o voto é o instrumento através do qual o cidadão pode participar do jogo político de seu país. Por este motivo, o voto é profundamente importante e não pode ser descaracterizado ou tratado com indiferença.

Nas últimas eleições, vimos pessoas elegendo artistas, jogadores de futebol, atletas e comediantes. Não significa isso que, em uma sociedade democrática, tais pessoas não possam ser eleitas. É claro que podem. O que se quer questionar é o fato de se eleger alguém porque é bonito, canta ou joga bem e está na mídia. Essas pessoas podem ser eleitas caso apresentem um histórico de trabalho pelo país ou por sua comunidade; noções de política, alfabetização completa; programa político partidário e o mínimo de habilidade com palavras.

Há também aqueles que votam em parentes ou amigos e, em muitos desses casos, o voto é dado para ajudar aquela pessoa e não para ajudar o país. Este tipo de eleitor não está vendo o geral, mas o particular. O que ele quer é ver seu parente ou seu amigo bem de vida e, quem sabe, ser ajudado por ele mais à frente.

Existe ainda o chamado voto de protesto em que se vota em uma pessoa, ou mesmo um animal, sem a menor qualificação intelectual e moral. Neste caso, no Brasil, chegou a se votar no macaco Tião, morador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e nos anos 60, votou-se em um hipopótamo chamado Cacareco. Quando se trata de uma pessoa, o problema não foi elegê-la, mas dar a ela a oportunidade de ficar por quatro anos exercendo uma função para a qual não estava preparada.

Desta maneira, um espírito verdadeiramente inteligente e cônscio dos seus deveres não pode jogar fora uma arma política tão importante quanto o voto. Os que fazem isso são pessoas inconsequentes e acabam por criar situações negativas como a eleição de determinados candidatos que prejudicam toda a sociedade. Com o voto consciente, este tipo de pessoa não seria eleita e em lugar dela se elegeria alguém mais competente e mais honesto.

Compartilhar

Vídeos

Pesquisa

Login

Topo Cron Job Iniciado