pteneofrdeites

Presidente da Casa do Caminho Ave Cristo


“A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões dá-nos, até hoje, a dimensão de que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é a meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina.”

Embasados na frase da obra Momentos de Esperança, de Divaldo Pereira Franco, o CEHA, Centro Espírita Humildade e Amor, realizou no sábado (09/07) a festa da Amizade, com o intuito de mostrar que cada vez mais a amizade é algo necessário em nossa vida material, pois é uma das maiores manifestações de amor, além de doação que podemos oferecer a quem queremos o bem. Como já diz o primeiro mandamento, “Amar a Deus sob todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”, nada mais é que tornar espíritos afins em grandes amigos espirituais e consequentemente, materiais.

Tanto com a finalidade de oferecer aos visitantes da festa mais conhecimento sobre a Doutrina Espírita e a alegria da confraternização, a Casa Espírita também atuou como grande incentivadora dos jovens nas atividades fraternas do evento.

Quando o tema é sobre jovens atuando de forma ocupacional, principalmente em ações de fraternidade, não faltam elogios do Dr. Vilson Disposti, que atua na profissão de delegado e diretor da instituição Ave Cristo, e lançou em 17/11/2010, em Araçatuba, o livro Filhos da Dor - conta sobre fatos verídicos de dependentes químicos, dos tratamentos e as conquistas e perdas devido ao uso das drogas. O livro traz uma visão espiritual e psicológica dos usuários.

“Este livro não é um livro qualquer, mas um livro nascido nas entranhas de um homem que vem dedicando a sua existência, e muitas outras mais, ao estudo da drogadição, ao atendimento dos dependentes químicos e seus familiares, aos filhos da dor, como ele o denominou com muita sabedoria.” (Divaldo Pereira Franco, Prefácio: Filhos da Dor).

Em entrevista com Dr. Vilson Disposti, ele nos conta sobre a Instituição Ave Cristo, expondo sua opinião sobre a Doutrina Espírita, os “problemas” obsessivos dos dependentes e a iniciativa de projetos realizados em outras casas espíritas.

1 – Como nasceu a ideia de fundar uma casa (Ave Cristo) voltada a ajudar dependentes químicos?

Os integrantes do Centro Espírita Casa do Caminho, instituído em 1976, na cidade de Birigui - SP, no início dos anos 90, acalentavam o ideal de organizar uma entidade para oferecer assistência social.

2 – A sua profissão interferiu nesta ideia de ajuda a jovens dependentes?

Coincidentemente, em 1990, o crack chegava às pequenas cidades do interior de SP, vitimizando crianças e adolescentes. Em razão do meu exercício profissional como delegado de polícia, era comum receber, na Delegacia, pais e filhos solicitando ajuda para livrarem-se das drogas e da perseguição insólita dos traficantes que acintosamente iam cobrar e extorquir os pais às portas de suas casas.

A sensação de impotência, por não encontrar em nossa região locais preparados para tratar da dependência de drogas, a não ser o tratamento convencional dos hospitais psiquiátricos, o que era de pronto rechaçado pelos jovens, sob a argumentação de que não eram loucos, fez abrir uma vereda na selva de meu egoísmo. Por essa ocasião, tive oportunidade de travar pessoalmente, conversas com o Chico Xavier, cuja personalidade, muito influenciou o meu espírito. Esses encontros motivaram a instituir, no ano de 1991, o centro de reabilitação Casa do Caminho Ave Cristo, em Birigui - SP, para oferecer tratamento aos dependentes de drogas, o que foi possível com o irrestrito apoio de valiosos companheiros.

3 – O Senhor disse que conversou com Chico Xavier e que o mesmo o influenciou muito positivamente. Em sua opinião, qual o principal papel da Doutrina Espírita para esta casa de reabilitação?

O principal benefício trazido pela Doutrina Espírita, nesse trabalho, tem sido a compreensão dos mecanismos e dos níveis das intervenções espirituais que se constata no dia a dia da Ave Cristo. Tanto que os resultados dessa amorosa intervenção dos Espíritos Amigos, nesses 20 anos de atividades, é algo difícil em se traduzir. Além de facultar um olhar mais profundo para o ser humano para alcançar sua inegável dimensão espiritual, o Espiritismo oferece valiosos recursos psicoterapêuticos, com reais possibilidades de êxito.

4 – E quanto aos "problemas" psicológicos e espirituais, o Senhor acredita que são devido às obsessões e/ou reminiscências de outras vidas?

Causas orgânicas: Antes de se atribuir a dependência de álcool, tabaco, drogas ilícitas, medicamentos, sexo, alimentos (bulimia e anorexia), jogos patológicos, dentre outros distúrbios do comportamento ao complexo fator obsessivo, é importante destacar que 61% dos dependentes de drogas apresentam transtornos de ansiedade. Os de maior incidência são: o TB – transtorno bipolar, o TOC – transtorno obsessivo-compulsivo e o TDAH – transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, além da depressão.

A importância da Avaliação médico-psiquiátrica: Nestas duas décadas aprendemos que a dependência de álcool, tabaco e das drogas ilícitas, têm muito a ver com a disfunção neurológica do cérebro. Embora com suas matrizes perispirituais, como alertam o Dr. Jorge Andréa e o Espírito Joanna de Ângelis, a Neurociência atribui essa disfunção a um desequilíbrio da bioquímica cerebral que processa na produção e receptação dos neurotransmissores. Por isso, é fundamental para o êxito do tratamento, identificar se o dependente tem algum desses distúrbios, – dos quais já padecia sem se dar conta, antes de conhecer as drogas – o que de fato, motivou a instalação da dependência, para aliviar os sintomas provocados por esses transtornos.

Estabilizar o humor para Educar depois: Como oferecer a Educação Espírita – responsável pela transformação do projeto de morte do dependente pelo projeto de Vida e Vida em abundância como prefere Jesus –, a alguém torturado por dores psíquicas, dores da alma, que por tal razão não consegue se concentrar, nem mesmo permanecer sentado? Por tanto, há imperiosa necessidade de medicar nesses casos que apresentam estes níveis de ansiedade. Quanto aos depressivos, em regra, respondem rapidamente à terapia dos passes. 

Causas espirituais - Obsessão: Todavia, a ingerência de espíritos igualmente viciados ou que se servem das drogas para executar tristes planos de vingança, porque segundo eles próprios, durante um intercâmbio mediúnico, afirmaram não existir na Terra algo mais fácil para destruir o ser humano que não seja a drogadição, cujo tratamento passa obrigatoriamente pela transformação moral do indivíduo, nos termos recomendados por Allan Kardec e ensinados por Jesus.  

Assim, é de se concluir que: se os distúrbios neuropsiquiátricos atingem 61% dos dependentes químicos, a obsessão alcança 100% deles e provavelmente das demais dependências humanas.

Estas abordagens, a partir de casos reais que foram atendidos na Ave Cristo, encontram-se publicadas no livro Filhos da Dor, Ed. Intelítera, lançado no Brasil no ano passado e com lançamento, nos EUA, em setembro.

5 – O CEHA, Centro Espírita Humildade e Amor, realizou sábado (09/07), uma festa onde busca harmonizar e fazer com que principalmente os jovens, atuem ajudando no evento. O que o Senhor acha dessa iniciativa ocupacional para com os jovens?

A inclusão do jovem nas atividades do Centro Espírita merece especial atenção. Com a popularização da Internet a criança, o adolescente e o jovem, tornaram-se “alunos-multimídia”, ou seja, o aluno abandou a postura passiva para tomar a iniciativa da aprendizagem, enquanto o educador tem hoje o papel de mediador e motivador do conhecimento. Este fenômeno forçou as escolas e professores a buscarem novos caminhos para motivar o ensino. No entanto, os cursos e atividades de Espiritismo seguem sendo oferecidos aos jovens nos padrões convencionais da escola formal.

Por isso, a iniciativa de proporcionar aos jovens, para que sejam os atores sociais nas ações de assistência fraterna e promoção de eventos sociais dos núcleos espíritas é iniciativa extremamente louvável. Pelo que, parabenizo os ilustres dirigentes do CEHA, pelo gesto da inclusão juvenil.

Compartilhar

Vídeos

Pesquisa

Login

Topo Cron Job Iniciado