pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Dezembro 2013

Sobre o autor

Dirceu Machado

Dirceu Machado

Compartilhar -

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

     Assim que a Dra. Edith Fiore completou seu doutorado em psicologia pela Universidade de Miami, mudou-se para a Califórnia, onde se instalou, e começou a clinicar. Por mais de trinta anos a Dra. Edith Fiore atendeu seus pacientes dentro das mais atualizadas técnicas da Psicologia, mas, acima de tudo, com dedicação, interesse e a perspicácia do cientista. Durante este período deu cursos dentro e fora dos Estados Unidos. A partir de 1975 começou a aplicar a técnica da hipnoterapia; mais precisamente com a da regressão de memória para fins terapêuticos e, por mais de trinta anos, arquivou seus achados clínicos.

     Relata Hermínio Miranda em seu livro A Memória e o Tempo que, certo dia, quando cuidava de um paciente hipnotizado que sofria de complexas inibições de natureza sexual, ele falou, muito naturalmente: - “Duas ou três existências atrás fui padre católico”. Narrou, a seguir, suas experiências como sacerdote italiano aí pelo século XVII. Ela, porém, que o sabia reencarnacionista, entendeu que a observação dele, "colorida por larga medida de emotividade, era fantasista". Surpreendentemente, contudo, o homem curou-se dos seus distúrbios. Pouco tempo depois, outro caso semelhante ocorreu e o paciente também se curou. Casos semelhantes surgiram tão espontâneos como os primeiros e começaram a montar um painel coerente, reforçando a reencarnação como hipótese de trabalho digna da melhor atenção. Os fatos se apresentavam com algumas características mais ou menos constantes ou comparáveis que, aos poucos, iam se organizando como princípios confiáveis e até leis psicológicas.

     A REGRESSÃO DE MEMÓRIA COMO TÉCNICA TERAPÊUTICA

     Apesar de suas crenças e de sua formação acadêmica, as evidências de cura eram tão claras, que começou a usar a técnica da regressão a vidas passadas com todos seus pacientes. Assim, Edith Fiore se tornou uma das precursoras e sistematizadoras da Terapia de Vidas Passadas.

     A partir dos casos que acumulou em seu arquivo médico, escreveu o livro You Have Been Here Before (lançado no Brasil com o título de Você já Viveu Antes) em 1978, na mesma época em que Morris Netherton lançou o Past Lives Therapy (Terapia de Vidas Passadas), com lançamento no Brasil como Vidas Passadas: uma abordagem psicoterápica.

     Em 1979, escreveu que seus pacientes e sujeitos mergulham em existências anteriores a fim de encontrar as origens de seus talentos, habilidades, interesses, forças e fraquezas, bem como sintomas e problemas específicos. A tapeçaria das nossas vidas é tecida com fios muito antigos e o desenho é complexo. Escreveu ela ainda: “Em meu trabalho com a teoria da reencarnação, estou observando que não há um só aspecto do caráter ou do comportamento humano que não possa ser mais bem compreendido através do exame de acontecimentos em vidas anteriores”.

     Com o passar do tempo, Edith Fiore observou que, muitos dos traumas e problemas sofridos por seus pacientes, eram causados por espíritos de pessoas falecidas. Estes espíritos, ao permanecerem junto aos seus pacientes geravam conflitos, problemas, sofrimentos e transtornos. Mais uma vez o instinto pesquisador da psiquiatra funcionou e ela começou a analisar o assunto de uma forma bastante independente.

     Edith Fiore escreveu outros dois livros além do mencionado anteriormente, e que também se tornaram um sucesso de vendas. Em 1980: Encontros (Encounters) e, em 1987: The Unquiet Dead: A Psychologist Treats Spirit Possession. Escreveu, ainda, mais dois livros em parceria com William J. Baldwin, em 1991 e em 1999.

     Hoje, a Dra. Edith Fiore ministra cursos sobre regressão de memória bem como cursos de técnicas práticas de desobsessão de entidades espirituais, além de estar escrevendo uma novela que se passa no antigo Egito.

     Edith Fiore, ao longo de sua vida, treinou mais de dois mil terapeutas no uso de sua técnica e atendeu a mais de 40 mil pacientes em sua clínica.

     Edith Fiore, Ph.D. psiquiatra, professora, pesquisadora e cientista é mais um exemplo de que Ciência e Espiritualidade podem caminhar juntas.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado