pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Abril 2015

Sobre o autor

Dirceu Machado

Dirceu Machado

Compartilhar -

Rocco Santoliquido

VIDA PROFISSIONAL

Rocco Santoliquido nasceu em Florença a 21 de abril de 1854 e faleceu e Milão a 25 de novembro de 1930.

Graduou-se em Medicina e Cirurgia. Era Professor Universitário e cirurgião-médico. Foi Conselheiro de Governo da Itália durante três legislaturas (de 30/11/1904 até 29/09/1919).

Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Instituto Metapsíquico Internacional. Este Instituto é uma fundação reconhecida como de utilidade pública, consagrada ao estudo científico das potencialidades ainda pouco exploradas do ser humano, tais como telepatia, visão extra-sensorial, premonição, psicosinesia.

 

ATUAÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA

 Rocco Santoliquido foi admitido por concurso público ao cargo de diretor de administração do Ministério do Interior da Itália e, depois, diretor-geral de Saúde Pública da Itália.

Sua carreira médica foi marcada pela conscientização da fragilidade da ação medicamentosa de combate às moléstias epidemiológicas, como a tuberculose. Ele empregou toda sua energia na pesquisa da aplicação de medidas profiláticas contra estes males. Graças à aplicação sistematizada destas medidas e a ação extremamente eficaz de sua administração, a malária foi completamente erradicada de certas regiões da Itália.

Foi conselheiro médico da Cruz Vermelha de 1912 até seu falecimento. Foi membro de diversas comissões e sociedades relacionadas à Saúde Pública.

 

FENÔMENOS MEDIÚNICOS

 Em 1906 começou a se interessar pelos fenômenos paranormais, chamados por ele de fenômenos meta-psíquicos, também estudados na Doutrina Espírita. Iniciou por pesquisar as “mesas girantes” e após um início não muito satisfatório, obteve resultados bastante expressivos.

Alguns anos depois, em Paris, encontrou-se, por acaso, com o renomado pesquisador Gustave Geley, sobre quem já escrevemos no jornal Correio Espírita, edição de agosto/2012. O caminho e os interesses meta-psíquicos nascidos em circunstâncias completamente diferentes tanto em um como em outro os reuniu, agora, em longas discussões e planejamentos. Foi durante estas conversas que nasceu a ideia de um laboratório de pesquisas sobre os fenômenos paranormais. Este projeto só se tornou realidade graças ao encontro, também por acaso, de outro homem, sendo este, rico, generoso e também interessado pela meta-psíquica. Seu nome: Jean Meyer.

 

INSTITUTO METAPSÍQUICO INTERNACIONAL (IMI)

 Depois da inauguração do Instituto, em 1919, e ao longo dos anos, até meados de 1970, o IMI tornou-se o principal centro de pesquisas “psi” na França e uma referência única para todos aqueles que se interessassem por pesquisas sérias dos fenômenos ditos paranormais. Rocco Santoliquido foi o primeiro presidente; Jean Meyer, o financiador e fundador e Geley, o primeiro diretor.

Até os dias de hoje o Instituto promove pesquisas, conferências e congressos que despertam o interesse de cientistas envolvidos no assunto.

Algumas destas conferências estão relacionadas abaixo:

Congressos e Conferências organizadas pelo IMI e pela PA (Parapsychological Association) entre 1999-2014:

 

CONGRESSOS:

Congresso Euro-PA em Chartres e Paris – França (2003, 2007)

Congresso em Paris (2002)

Congresso em Paris (20010)

Conferências IMI (1999-2014)

Conferências

Assunto

Ano

Philippe Antoine

Points de vue médical, philosophique et parapsychologique sur le voyant américain Edgar Cayce

2013

Xavier Armand

Leonora Piper, la femme aux cent voix

2012

Peter Bancel

Le Global Consciousness Project (2009, 2011)

 

Georges Bertin

Présence de l’invisible : les apparitions

2010

Huub Engels

Un célèbre médium_spirite: Hélène Smith. Retour sur cent ans de recherches psychologiques, psychanalytiques et linguistiques

2008

Pierrette Estingoy

Charles Richet et la naissance de la_métapsychique

2008

François Favre

Psi et intentionalité - Les bases de la_parapsychologie

2004

Marcelo Gulão Pimentel

Du Spiritisme à la_Métapsychique

2013

Grégory Gutierez (avec Méheust)

Bilan et perspectives pour une_métapsychique du XXIe siècle

2005

Erlendur Haraldsson

Une vie après la vie? Enquêtes sur la réincarnation (2007); Un cas parfait? Vision à distance, voyage clairvoyant, ou communication avec des défunts? (2012) 

Preuves et arguments pour ou contre la survie (2013); Miracles modernes: études des phénomènes associés à Sathya Sai Baba (2013)

 

Christine Hardy

Le psi dans la théorie cognitive des champs sémantiques (SFT) : L’esprit comme réseau d’interconnexions non-locales

2009

 

Jean-Pierre Jourdan

Expériences de Mort Imminente, un phénomène nouveau sous les yeux de la science

2009

 

Sofie Lachapelle

Science et magie au théâtre Robert-Houdin

2011

 

Claude Lecouteux

Histoire des Poltergeists

2007

 

Yves Lignon

De l’usage des statistiques en_parapsychologie

2005

 

Alexander Moreira-Almeida

Explorer les frontières de la relation entre le corps et l’esprit

2011

 

Michael Nahm

La lucidité_terminale

2012

 

Jérémy Narby

Plantes et chamanisme

2002

 

Roger Nelson

Le Global Consciousess Project

2003

 

Mikaël Ponsardin

La vie et l’oeuvre du médium Chico Xavier

2012

 

Emmanuel Ransford

La nouvelle physique de l’esprit

2007

 

Patrick Sbalchiero

Les phénomènes extraordinaires de la foi

2013

 

Rupert Sheldrake

Le septième sens (2004); L’évolution de la télépathie (2011)

 

 

Mario Varvoglis

La parapsychologie scientifique (1999); Voyance et parapsychologie: éclairage scientifique du phénomène de voyance (avec Méheust, 2008); Une mémoire du Futur? Recherches scientifiques sur la précognition (2010)

 

 

 Graças à sua formação acadêmica e à sua reputação internacional como higienista e graças ao posto que ocupava na Liga das Nações (hoje, ONU), graças, ainda, ao seu rigor administrativo, ao seu entusiasmo sobre as pesquisas ditas meta-psíquicas e à sua modéstia foi possível se criar, em Genebra, logo após o seu falecimento, em novembro de 1930, um centro de pesquisa em Parapsicologia.

Rocco Santoliquido, médico, professor, conselheiro de Estado da Itália, representante da Cruz Vermelha na Liga das Nações, um dos fundadores e primeiro presidente do Instituto Metapsíquico Internacional de 1919 a 1929 e, depois, presidente honorário até seu falecimento, é mais um exemplo de que ciência e espiritualidade podem caminhar juntas.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado