pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Setembro 2016

Sobre o autor

Dirceu Machado

Dirceu Machado

Compartilhar -

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

       David G. J. Fontana nasceu em Middlesex, perto de Londres, Inglaterra em 01 de novembro de 1934. Graduou-se em Psicologia e, mais tarde, aprofundou-se no estudo e pesquisa sobre o assunto tendo obtido o título de Ph.D. em Psicologia.

       Foi convidado a lecionar na Universidade de Cardif, País de Gales, e também assumiu a posição de Professor-Visitante das Universidades John Moores em Liverpool, Inglaterra e Universidade de Algarve, em Portugal.

       Fontana era membro da Sociedade Britânica de Psicologia e atuava como consultor em Psicologia Clínica. Publicou mais de 45 livros sobre o assunto incluindo livros populares sobre sonhos e simbolismos.

FENÔMENOS PARANORMAIS

       Seu interesse pelos fenômenos paranormais ou mediúnicos remonta à sua juventude, o que o levou a pesquisar seriamente tão logo concluiu seus estudos. Suas pesquisas envolviam fenômenos de efeitos físicos, conhecidos por “poltergeist” e Transcomunicação Instrumental. A transcomunicação instrumental (TCI) estuda a comunicação entre vivos e mortos através de aparelhos eletrônicos como rádio, televisão, telefone, computador.

       Juntamente com Ingrid Slack e Martin Treacy criou, em 1996, a Seção de Psicologia Transpessoal na Sociedade Britânica de Psicologia, dando credibilidade acadêmica a este ramo da psicologia. Presidiu esta Seção de 1996 a 2001. Também de 1995 a 1998 exerceu o cargo de presidente da Sociedade Britânica de Psicologia.

       Dentre seus escritos encontra-se artigos sobre Budismo, meditação, sonhos, simbolismos, psicologia da religião, Cristianismo, Autoajuda e, principalmente, sobre Sobrevivência após a morte. Seus livros mais importantes foram traduzidos para mais de 25 idiomas. Dentre eles destaca-se The Meditator's Handbook, Teach Yourself to Dream e The Secret Language of Dreams.

       Seu último livro foi publicado em 2009, com o título Life Beyond Death: What Should We Expect?, em tradução livre, Vida além da morte: o que devemos esperar?. Entre seus livros acadêmicos, destaca-se Psychology for Teachers, em tradução livre, Psicologia para Professores, que é um dos mais vendido na Grã-Bretanha sobre psicologia educacional.

O EXPERIMENTO SCOLE

       Juntamente com Montague Keen e Arthur Elison pesquisou os fenômenos observados em Scole, distrito de Norfolk, Inglaterra e foi um dos coautores do trabalho The Scole Report publicado nos Proceedings of the Society for Psychical Research 58, Part 220.

       Este trabalho descreve uma das mais fascinantes pesquisas sobre fenômenos mediúnicos realizadas na década de 1990 e ficou conhecida pelo nome Experimento Scole.

       Nesta pesquisa, que durou cinco anos e que foi apoiada pela Sociedade Britânica de Pesquisas Psíquicas, ficou demonstrada cientificamente a existência de vida após a morte do corpo físico. Apesar de toda sua dedicação e interesse nos fenômenos mediúnicos suas dúvidas só foram completamente sanadas quando começou a trabalhar com a Dra. Anabela Cardoso (Ph.D. Universidade da Georgia USA).

FONTANA E A ITC (International Telemetering Commission)

       Participou das pesquisas realizadas em Vigo, Portugal e Lion, França sob as mais rigorosas condições de controle. Os resultados foram publicados nos Anais da Conferência da ITC (International Telemetering Commission) em 2004. Estes Congressos patrocinados pela ITC têm sido realizados periodicamente até hoje.

       O Prof. Fontana faleceu em 18 de outubro de 2010, depois de atuar como membro do Corpo editorial do Jornal da ITC.

       Prof. David Fontana, Ph.D., Psicólogo, Professor Universitário, pesquisador, escritor, é mais um exemplo de que Ciência e Espiritualidade podem caminhar juntas.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado