pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Março 2014

Sobre o autor

Jorge Andréa

Jorge Andréa

Compartilhar -

Entendemos a necessidade do uso da pílula anticoncepcional em determinados casos, com ajustada indicação científica, observando, estudando e avaliando os procedimentos. As pílulas aí estão para serem utilizadas de modo equilibrado e harmônico; jamais de modo abusivo como vem acontecendo à geração de nossos dias, onde a maioria visa exclusivamente o bloqueio da reprodução e uma maior ampliação no atendimento do que denominam necessidades físicas.

Qualquer ação intempestiva contra os esquemas e mecanismos naturais desenvolverão reações desequilibrantes, cujas respostas serão proporcionais à tecitura psicológica de cada ser. Um organismo agredido pelos excessos responderá sempre com reações adequadas. Se a pílula anticoncepcional visa atingir o óvulo, evitando a sua maturação, claro está que o organismo será atingido na rede hormonal, com as respectivas reações-respostas.

O mundo está preocupado com a explosão demográfica. Os seminários e congressos sobre natalidade e alimentação da humanidade são freqüentes e conclusivos no sentido de medidas drásticas e enérgicas. Qualquer um de nós sabe, perfeitamente, que no dia em que o homem mergulhar para dentro de si mesmo, meditar e conscientizar-se de seu papel na Terra, esclarecendo os necessitados, apresentando programas reais para a humanidade, sem interesses escravagistas e sem egoísmos, poderá despontar com imenso potencial de cristificação na solução de seus problemas. Neste dia, os movimentos científicos sérios serão chamados à colaboração da educação, da saúde materna e do filho, e do padrão familiar que resultará na saúde mental da coletividade. Tais posições só serão alcançadas com a melhoria da natureza espiritual do homem. A Doutrina Espírita, com seus horizontes de universalidade, encontra-se aparelhada para tal fim.

Conhecendo um método científico de controle da natalidade, que naturalmente será cada vez mais aprimorado, é para ser utilizado com bom senso e precisas indicações. Mães extenuadas necessitam de amparo e proteção em seus órgãos reprodutores; doenças orgânicas severas necessitam de ser sustadas e não ampliadas; certos desequilíbrios genéticos terão que ser coibidos e evitados com bom senso e diretrizes científicas. A conquista da ciência tem por finalidade a melhora do padrão social humano. Por isso é preciso, desde já, e agora, que a humanidade se conscientize de suas responsabilidades morais e perceba os horizontes de seu grande destino.

O homem tem o dever de procurar a saída para os seus problemas psicológicos advindos das pressões e desvarios de todos os seus dias, pretéritos e presentes. Deverá entender, através do conhecimento espiritual, as razões dos tumultos dos tempos atuais e desde já cuidar de vacinar-se contra as aflições e os tumores degenerativos.

Será que existe, ainda, nos dias atuais, com os conhecimentos da história da humanidade, das leis cósmicas, da ciência e da filosofia, alguém que tenha coragem de afirmar que a sua própria vida não tem sentido nem finalidade, escoando-se definitivamente no túmulo?

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado