pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Junho 2015
Compartilhar -

Muitos autores que encantaram o mundo com suas obras literárias são hoje espíritos libertos da matéria, porém, comprometidos com a realidade do que produziram em vida.

Johann Wolfgang Von Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749, em Frankfurt am Main, Alemanha. Filho de pais cultos e economicamente estabelecidos tendo posição social, que garantiu os estudos com tutores contratados, que lhe ensinaram francês, inglês, italiano, latim, grego, ciências, religião e desenho. Goethe teve aulas de violoncelo e piano, além de dança e equitação. O contato com a literatura se deu desde a infância, através das histórias contadas por sua mãe e da leitura da Bíblia. A família tinha uma biblioteca que continha mais de 2000 volumes.

Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Com o amadurecimento de sua produção literária tornou-se o mais importante autor do Classicismo de Weimar, influenciando a literatura de todo o mundo.

Avaliando esses dados materiais, concluímos que sua programação reencarnatória obteve todos os cuidados da espiritualidade para que alcançasse o sucesso devido na jornada terrena. Infelizmente, como muitos outros, aliás, ele se deixou influenciar pelas ideias materialistas, comprometendo-se ao escrever a obra Werther, que tinha como epílogo a desilusão e por fim o suicídio.

Em 1774, Goethe publica Os Sofrimentos do Jovem Werther, tornando-se rapidamente conhecido em toda a Europa. Sua obra mexeu com o imaginário de tantos leitores e logo alcançou publicação nos cenários da música, ópera, teatro e cinema.

Conhecedor profundo da ética e da moral, não aquilatou em vida os resultados ocorridos com tanta gente insegura e atormentada pelo amor não correspondido. Na espiritualidade avaliou os motivos da sua angústia, compreendendo enfim, os tormentos que causou a tanta gente.

Na vida corporal somos beneficiados pela ajuda dos Bons Espíritos, embora sejamos responsáveis pelas nossas escolhas individuais. O livre-arbítrio é uma concessão divina para que tenhamos o dicernimento moral para saber optar pelo bem ou pelo mal.

Richard Simonetti uma vez perguntado sobre o assunto, respondeu que a boa literaratura nem sempre faz acompanhar de bom discernimento do autor.

De fato todo autor está sujeito a se deixar levar por argumentos perniciosos, devido à natureza comum da vida cotidiana, não avaliando as consequências.

No caso especial de Werther, Richard Simonetti, comenta que a obra pessimista, que fala dos amores atormentados do personagem central, Werther, por uma jovem casada, apaixonada por seu marido, que vê nele senão um amigo de muitas afinidades. OBS: faltou concluir a ideia.

Muitas literaturas apresentam em seus dramas argumentos dolorosos como pano de fundo, apostando no sofrimento como solução de mercado e popularidade.

A infelicidade é um gancho fundamental na avaliação desses autores, porque julgam indispensáveis dentro da força dramática de suas histórias e de seus personagens, diante dos seus leitores.

Acerca disso, Richard Simonetti acrescentou em seu comentário que todo escritor é responsável pelas ideias que transmite, tanto para o bem quanto para o mal. A literatura é pródiga em livros que excitam à violência, à promiscuidade sexual, ao vício, à desarmonia.

O fato em si, é que Goethe compreendeu a tempo na espiritualidade que sua obra não fora tão importante assim para os leitores de todo mundo, porque muitas pessoas como Werther, não tiveram a força necessária para resistir às influências perniciosas.

Eis aqui, o diálogo na entrevista de Goethe na espiritualidade, que poderá ser lido na íntegra, na Revista Espírita 1859:

Entrevistador – Que pensais de Werther?

Goethe – Hoje eu lhe censuro o desfecho.

Entrevistador – Essa obra não teria feito muito mal ao exaltar as paixões?

Goethe – Fez e causou desgraças.

Entrevistador – Foi a causa de muitos suicídios. Sois responsáveis por isso?

Goethe – Se houve uma influência nociva espalhada por mim, é por isso mesmo que ainda sofro e disso me arrependo.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado