pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2016
Compartilhar -

            A música no cenário espírita tem objetivos muito mais nobres do que podemos imaginar. Ela é mais surpreendente e edificante do que podemos compreender, visto ser a harmonia uma espécie de sentimento que nos leva até aos planos mais vibráteis e sutis do Universo.

Cada criatura capta exatamente as melhores vibrações a partir do seu mundo interior e sente através das percepções emocionais os caminhos do amor, da fé e da consolação, conforme sua necessidade.

O conhecimento técnico aliado à sensibilidade humana, faz nascer e vibrar a música do bem e do belo, onde as almas sadias se encontram na fé dos melhores sentimentos para absorverem esse éter divino que conhecemos por amor, enquanto as almas doentes e necessitadas de remissão dos pecados visam somente a consolação.

Tudo no Universo conspira para o bem, independente das condições de cada ser, porque a luz firme e constante de Deus é o amor.

            Por isso, é fácil observar em nós quando somos tocados pelas expressões musicais. Cada nota em harmonia faz com que o campo emocional atinja a luz de Deus que aquece e acalma por completo.

Allan Kardec nos deixou inúmeras comunicações mediúnicas ditadas pelos Espíritos, que também passaram por aqui em nosso orbe e foram as verdadeiras escolas de gênio da música. Essas comunicações voltadas para o esclarecimento e a cultura são importantes na vida espiritual, quer sejam em mundo superiores ao nosso, quer sejam em mundo interior.

 Portanto, não percamos a oportunidade de conhecer melhor essas comunicações e meditar bastante sobre o que elas trazem de novo às nossas cogitações. 

            Vejamos o esforço do maestro Rossini, quando nos trouxe os esclarecimentos sobre a Música Celeste em Obras Póstumas. Foram palavras surpreendentes que mexeram profundamente com as formas, os estilos e a criação.

Destacamos também a contribuição excelente de Wolfgang Amadeus Mozart, que de forma muito clara abriu um novo horizonte em torno do desconhecido mostrando a vida espiritual no planeta Saturno, bem como a música em vibração constante, sendo criada a partir do pensamento, a natureza e vontade.

            Já a mediunidade da senhora Rosemary Brown, que nos trouxe o compositor Franz Liszt, vimos a reunião dos grandes compositores como Chopin, Schubert, Beethoven, Bach, Brahms, Schumann, Debussy, Grieg, Berlioz, Rachmaninoff e Montiverdi, serem coordenados por Listz num trabalho de continuidade musical, bem como o serviço do bem, com tantas composições agora construídas em suas dimensões atuais.

            Esses três casos aqui mencionados nos parecem ser suficientes para se vislumbrar o amor inesgotável de Deus. Ação e movimento. A música e a linguagem da vida em expansão, visando o progresso espiritual da Humanidade.

O cenário espírita tem a missão desenvolver algo maior, mediante os sublimes aspectos musicais, dentro das devidas proporções humanas, é claro.

 O Espiritismo nos fala sobre isto e nos coloca frente a frente para nossas escolhas, independente do nosso tamanho diante das elucidações espirituais.

            Aos nossos artistas desejamos as melhores intenções de apoio e respeito, pelo esforço que fazem para atender essas impressões salutares. Devemos a eles toda nossa gratidão e apoio, porque serão os responsáveis pelas grandes transformações nesse Terceiro Milênio.

Vejamos o que diz Rossini e façamos as nossas escolhas:

O Espiritismo, com o moralizar os homens, exercerá, pois, grande influência sobre a música. Produzirá mais compositores virtuosos, que transfundirão suas virtudes ao fazerem ouvidas suas composições.

Rir-se-á menos; chorar-se-á mais; a hilaridade cederá lugar à emoção, a fealdade à beleza e o cômico à grandiosidade.

Por outro lado, os ouvintes que o Espiritismo dispuser a receber facilmente a harmonia gozarão, ouvindo a música séria, de verdadeiro encanto; desprezarão a música frívola e licenciosa, que seduz as massas.

 Quando o grotesco e o obsceno forem varridos pelo bem, desaparecerão os compositores daquela ordem, porquanto, sem ouvintes, nada ganharão, e é para ganhar que eles se emporcalham.

Oh! Sim, o Espiritismo terá influência sobre a música!

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado