pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Outubro 2016
Compartilhar -

No dia 27 de agosto de 2016, no Salão do Abrigo Teresa de Jesus, na Rua Ibituruna, 53, Tijuca, Rio de Janeiro, um grande público compareceu para prestigiar e comemorar em grande estilo O Coral Despertar.

Ele completou 25 anos de atividades artísticas, sob a determinação criteriosa nos estudos, nos ensaios sérios e nas apresentações impecáveis.

Imprimindo muito fôlego e responsabilidade sobre a tarefa árdua que resolveram abraçar, eles conseguem resultados felizes e compensatórios, que revigoram a cada dia o compromisso assumido.

Essa proposta de arte teve o seu início no Grupo Espírita André Luiz, sendo que se desenvolveu no Abrigo Teresa de Jesus, tendo como o seu grande incentivador Gérson Simões Monteiro, que acreditou na possibilidade de existir um coral que pudesse atender as necessidades artísticas dentro do movimento espírita, além de crescer e prosperar para o mercado formal, levando a música para outros espaços de convergência artística.

Olhando pelo retrovisor do tempo, ressaltamos a contribuição significante de muitos companheiros que ajudaram a sedimentar esse desejo artístico. Lembramos, contudo, do Dr. Otávio Selles, médico dedicado, mas extremamente identificado com a música. Ele durante muitos anos esteve a frente regendo O Coral Despertar, tendo, inclusive, ajudado a lançar sob a sua regência os CDs De Mãos Unidas e A Cada Dia, que são duas jóias preciosas que destacamos como sendo os pilares motivadores dessa trajetória de sucesso.

Diante de inúmeras apresentações de grande expressão, lembramos de três acontecimentos ímpares: Projeto Viva Rio, Encontros de Corais de São Lourenço e Caxambú/MG e a Semana Espírita de Macaé, que foram acontecimentos que justificam a imagem valiosa desses artistas aplicados e talentosos.

O Coral Despertar sabe muito bem a importância que a música exerce na elevação do espírito. O seu repertório abrange as obras de religiosidade da renascença ao contemporâneo, visando um trabalho de ideal pautado na busca permanente da melhor sintonia com o Plano Superior.

Em Obras Póstumas, primeira parte, tópico Música Espírita, o Espírito Rossini tece algumas considerações sobre a influência que o Espiritismo terá sobre as artes e a música:

“Toda gente reconhece a influência da música sobre a alma e o seu progresso. Mas, a razão dessa influência é em geral ignorada. Sua explicação está toda neste fato: que a harmonia coloca a alma sob o poder de um sentimento que a desmaterializa...”

“Agora, se considerarmos que a harmonia sai do concerto do Espírito, deduziremos que a música exerce salutar influência sobre a alma e a alma que a concebe também exerce influência sobre a música”.

Laura Selles é a regente e os componentes que abrilhantaram o evento comemorativo no Abrigo Teresa de Jesus são: Gilberto, Ignez, Corrêa, Cláudia, Márcia, Zizi, Maria José, Pedro, Maria de Jesus, Ruth, Solange, Roberto, Marisa e dos violonistas Thiago Cosmo e Karolin Broosch, além da participação especial da harpista brasileira de âmbito internacional Ana Miccolis, que tanto tem colaborado e enriquecido o trabalho do Coral Despertar nos eventos espíritas, sociais, artísticos e culturais.

A tarde de comemoração contou também, com o lançamento do livro Jesus de Nazaré Uma Narrativa da Vida e das Parábolas, editado pela Federação Espírita Brasileira/FEB e da autoria de Frederico Guilherme da Costa Kremer.

Após o evento foi oferecido delicioso lanche, onde foi possível abraçar e rever diversos amigos do movimento espírita, que compareceram festivamente para prestigiar esse acontecimento artístico e cultural.

O bolo de aniversário foi cortado e servido, consagrando assim os 25 anos de vida artística ao som dos violinos, numa demonstração belíssima de carinho e agradecimento, onde todos num grande coral entoaram a canção Parabéns pra você.

O Coral Despertar vem realizando os seus ensaios às terças-feiras, no horário de 18h30 às 20h30, em espaço gentilmente cedido pela Cruzada dos Militares Espíritas, núcleo do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na Rua São Francisco Xavier, Maracanã.

Aos interessados em participar desse grande coral, basta somente comparecer no dia de ensaio e se unir ao trabalho.

Desperte o talento que existe em você e venha cantar junto para que a música cumpra o seu verdadeiro papel diante do mundo.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado