pteneofrdeites
Compartilhar -

com palestra de Divaldo Franco no CEJA-Barra

 

Reportagem Maria Rachel Coelho Pereira e Luismar Ornelas de Lima

Fotos Luismar Ornelas de Lima

 

       Um dia memorável para o Movimento Espírita Brasileiro e Mundial. Assim foi o sábado, dia 13 de agosto de 2016, quando em evento promovido pelo Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB) e Centro Espírita Joanna de Ângelis (CEJA-Barra), os amigos foram levar ao Dr. Jorge Andréa dos Santos — por ocasião das comemorações de seu aniversário de 100 anos (10-08-1916/10-08-2016) — o abraço e a gratidão, a esse que é, ao mesmo tempo, cientista e filósofo, um homem dotado de uma religiosidade essencial. Um homem raro com o qual temos o privilégio de conviver.

       Reuniram-se grandes nomes do Espiritismo brasileiro, que ao longo destes anos têm bebido dessa fonte de água cristalina chamada Jorge Andréa dos Santos. Compareceram   quase mil pessoas. O evento foi transmitido pela internet para todo o mundo pelos canais 14 da FEBTV e 13 da TV ICEB.

       Essa data ficará marcada na memória de muitos — encarnados e desencarnados — que se fizeram presentes nessa grande confraternização, ocorrida na Av. Gilberto Amado, 311, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, onde funciona o CEJA-Barra.

         Iraci Campos Noronha agradeceu a escolha do CEJA-Barra para a festa histórica e especial, a presença carinhosa de todos, e falou um pouco da Casa e de toda a obra social nela desenvolvida.

         O Professor César Reis, Diretor Presidente do ICEB, depois de uma linda prece  comentou um pouco do ICEB, até porque tem uma história que foi escrita em grande parte pelo Dr. Jorge Andréa. Agradeceu aos presentes e aos dirigentes do ICEB: Vice-Presidente, Maria Amélia Serrano, Ronaldo Serrano, José Mario FiúzaJorge Cerqueira; e à Nadja do Couto Valle, editora da Revista Cultura Espírita, com sua equipe formada por Teresa Costa e Glória MagalhãesRegina Mercadante e Marcelo, da TV ICEB, que levam a programação ao mundo.

Em termos de divulgação,  agradeceu também  ao Clube de Arte, que distribui a Revista Cultura Espírita; à Radio Rio de Janeiro, os quais ajudam na divulgação dos eventos através do programa Cultura Espírita. À FEB, que permite a propagação através de seu canal;  ao Conselho Espírita Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) e ao Abrigo Teresa de Jesus que, durante anos, abrigaram o Instituto; ao Lar Fabiano de Cristo e ao Grupo Espírita Regeneração, onde hoje, funciona a sede do Instituto, no  Rio de Janeiro.  

         Falou um pouco do homenageado, médico psiquiatra, oficial reformado da aeronáutica, autor de dezenas de obras sobre o Espiritismo, Psicologia,  Parapsicologia, Psicanálise, Biologia, Evolução, Reencarnação e assuntos correlatos com mais de 300 artigos publicados. Dr.  Andréa é também membro de diversas entidades espíritas e expositor do Instituto há mais de 50 anos. Foi Presidente e Conselheiro do ICEB e hoje, seu Presidente de Honra,

  “...mas a honra é nossa de convivermos com esse homem tão especial que faz muita força para se parecer um homem comum, na verdade, é absolutamente incomum, um jovem de 100 anos, cheio de energia, disposição, serenidade e criando permanentemente.

Ele é para nós o “Homem da Pineal”, foi ele quem nos mostrou que a Pineal é a glândula da vida espiritual, uma ponte entre o espiritual e o material no ser humano. Nos traz os mesmos conceitos que encontramos em “Missionários da Luz”, que matéria e energia são inseparáveis”... É o cientista pioneiro da medicina do futuro. Nós é que agradecemos o privilégio de convivermos com ele e só podemos pedir que Jesus o ampare sempre”...

         Em seguida, falaram Geraldo Cardoso, pela CAPEMISA; Jorge Godinho pela Federação Espírita Brasileira e José Henrique Rubim, em nome dos oradores do ICEB. 

 

       César Reis apresentou um vídeo onde, Dr. Sergio Felipe, um dos mais notáveis discípulos de Jorge Andréa, gravou uma mensagem ao aniversariante.

       Na oportunidade, foi anunciada pela Associação Médica Carioca a realização da Mednesp 2017, que ocorrerá no período de 14 a 17 de junho de 2017 no Centro de Convenções Riocentro. E encerrando a primeira parte do grande evento aconteceu a apresentação musical de Anatasha  Meckenna, com um concerto especial que a todos emocionou.

         Após o intervalo, Divaldo Pereira Franco abriu sua exposição com o pensamento filosófico de Cícero: “A História é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade”, para, através dele, narrar os que optaram na vida pelo caminho de amar. O orador baiano, após referir-se à Albert Einstein, Madre Teresa de Calcutá e Francisco Cândido Xavier, “maior antena paranormal da Humanidade”, no século XX, falou de seu grande amigo, Dr. Jorge Andréa dos Santos, com quem convive há mais de 60 anos.

 “...estamos aqui para ver o homem no sentido histórico, segundo Cícero, a verdade está aqui latente e exposta, um homem feito de ternura e naturalidade, (...) uma vida dedicada ao bem, à saúde integral, esse estado de saúde interior para a exterior, então, hoje estamos celebrando uma data realmente muito significativa por ter presente, depois de 100 anos, um companheiro de uma longa estrada. (...) Parabéns Jorge Andréa mas, também, parabéns a todos nós, que participamos desse banquete pela nossa plenitude e pela esperança da imortalidade”...

         Em seguida, o Professor César Reis entregou uma placa do ICEB à Iraci Campos em gratidão ao apoio irrestrito, amplo e incondicional do CEJA-BARRA para a realização da festa.

       O jornal Correio Espírita, através do presidente do Centro Cultural Correio Espírita, Sr. Saulo de Tarso, passou uma placa às mãos do aniversariante, Dr. Jorge Andréa dos Santos, que assina a coluna Correio Científico, publicada mensalmente no referido periódico, desde sua primeira edição, há onze anos e outra, para que a presidente do CEJA-Barra, Iraci Campos, entregasse ao médium baiano Divaldo Pereira Franco, pelos seus mais de 250 livros iluminando consciências, pelos seus 79 anos de mediunidade e pelos trabalhos caridosos e humanitários realizados na Mansão do Caminho, em Salvador, Bahia.

       E após a entrega dos kits contendo o livro: “Do Outro Lado da Matéria, Enigma da Vida”, do Dr. Jorge Andréa; um DVD, contendo entrevista feita com o homenageado pelo jornalista André Trigueiro, também presente à cerimônia e a Revista Cultura Espírita desse mês, editada totalmente em homenagem ao aniversariante, assim encerrou Jorge Andréa:

 ..."companheiros, desejamos agradecer o que tivemos nesta tarde, estou afogado pelo carinho de vocês e esta energia de amor distribuído por esta Casa a todos aqueles que necessitam desse elemento de vivência alcançando os nossos familiares, a todos nós aqui presentes, os desencarnados, só temos uma coisa a fazer, pedir aos Senhores da Vida, que continuem a nos dar as forças que necessitamos para distribuí-las de modo adequado e ajustado em passos precisos e .  Diante disso, Senhor, queremos  pedir a tua benção para aprendermos a navegar na tua senda.

Muita Paz, para todos!"

       Incansável, o Dr. Jorge Andréa participou da sessão de autógrafos e tirou fotos com todos, até o último da fila. Em seguida concedeu, ainda, uma entrevista, encerrando uma noite que, sem sombra de dúvida, entrou para a História do Espiritismo como uma de suas mais belas páginas!

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado