pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Setembro 2016

Sobre o autor

Lúcia Moysés

Lúcia Moysés


"O bem que praticas em qualquer lugar será teu advogado em toda parte." Emmanuel
Compartilhar -

 

       Domingo, “Dia dos Pais”. Distraidamente, folheio a revista semanal e me deparo com uma coluna dedicada a essa figura. Quem a assina é um jovem astro da televisão. Passo os olhos no texto, me detenho aqui e ali, e me surpreendo ao constatar que ele é um pai à antiga. Para começar, tem quatro filhos, atualmente, quando a média é dois por casal. E depois, é daqueles que os reúne diariamente em torno da mesa de jantar, esforçando-se para que aquele seja um espaço no qual o celular fique de fora e em que todos buscam manter o foco na conversa, na intimidade, na relação.

       Agora, mais interessada, leio o artigo na íntegra e termino admirada em saber que, a despeito de toda a magia da tecnologia que encanta jovens e crianças, ainda há pais que conseguem se fazer presentes e deixar suas marcas na vida de seus filhos. Pais que valorizam a relação face a face, que brincam, orientam e educam.

       Mas há, no texto, um valor que se destaca sobremaneira: a renúncia aos prazeres que a vida de solteiro lhe proporcionava, em favor de uma convivência mais estreita com os filhos. E o paralelo surge espontaneamente na minha mente. Eu e meus seis irmãos também tivemos a felicidade de ter um pai assim. Um chefe de família que cuidava sozinho do sustento de todos, e não media esforços para estar presente à mesa do jantar. Ali, as conversas sobre as histórias familiares eram tecidas devagarinho, dando-nos a oportunidade de trabalharmos nossos sentimentos de admiração, compaixão e respeito pelos que nos antecederam.

       Das narrativas ouvidas, despontavam personagens batalhadores e dignos: nossos avós, tios-avôs, tias-avós... do lado materno, a figura da avó nascida em família espírita, sempre pronta a ajudar ao próximo, se fazia viva e amada nas lembranças saudosas da minha mãe. E do paterno, destacava-se o emigrante libanês, cordial e agregador, que não media esforços para levar seus filhos a realizar seus sonhos profissionais. Foi ouvindo essas narrativas que todos nós aprendemos de cor a lição de renúncia e sacrifício dada pelo meu pai. Filho mais velho, foi para o balcão da loja, ajudar o meu avô, a fim de que os irmãos pudessem se tornar doutores. E, na sua fala, percebia-se o quanto se orgulhava do seu gesto e desses irmãos.

       Esse mesmo espírito de renúncia em favor do próximo foi posto à prova anos mais tarde quando, com os filhos já crescidos e desfrutando uma vida confortável na cidade onde a família plantou raízes, lugar modesto e acanhado, entendeu que deveria se transferir para uma cidade grande, a fim de que os filhos pudessem obter diploma de curso superior. Deixando tudo para trás, pavimentou o caminho por onde cada um de nós caminhou rumo à conquista da carreira profissional.

       Para além dessas lições de renúncia, recebemos na convivência diária com os nossos pais, sem nos darmos conta do tesouro que íamos acumulando , os mais formosos ensinamentos de moral cristã, os mais belos exemplos de solidariedade e amor ao próximo. Até mesmo nas rixas e refregas tão frequentes entre nós, quando na infância ou adolescência, a direção serena e segura dos nossos pais se fez presente, apontando-nos o caminho da harmonia, da tolerância e da verdadeira e eterna amizade.

       Assim devem ser os pais, não importa em que latitude ou momento histórico se encontrem. À família é reservado um papel de desenvolver as potencialidades dos espíritos que lhe foram entregues, como afirma Joanna de Ângelis no livro Constelação Familiar.

“[...] a família é o alicerce sobre o qual a sociedade se edifica, sendo o primeiro educandário do espírito, onde são aprimoradas as faculdades que desatam os recursos que lhe dormem latentes”.

       Os filhos precisam de mãos firmes, passos seguros, abrindo estradas amplas e retas por onde eles passarão. E tudo fica mais fácil quando se tem os ensinamentos evangélicos como norte.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado