pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Abril 2013

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -
esperanto1Lituanos promovem encontro de esperanto

A cidade de Utena, situada no leste da Lituânia, vai promover mais uma edição dos Dias de Esperanto do Mar Báltico. As atividades vão acontecer entre os dias seis e 14 de julho. Além das atrações típicas dos encontros esperantistas, a programação terá diversas atividades turísticas.

Esperanto faz sucesso em universidade na China

O esperanto vem fazendo sucesso no meio universitário chinês. A Universidade de Ciência e Tecnologia da Mongólia Interior, região autônoma no norte da China, decidiu oferecer mais duas turmas da Língua Internacional neutra como disciplina eletiva. Neste semestre, uma possui 140 alunos, e a outra, 130. As aulas vão até o dia nove de maio. Devido à grande procura, duas novas turmas serão abertas para o segundo semestre, com a mesma quantidade de vagas. Serão, ao todo, 540 alunos de esperanto neste ano.

Esperantistas participam de Feira Internacional do Livro

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, o movimento esperantista participou da Feira Internacional do Livro em Vílnius, capital lituana. O Instituto de Pesquisa Cultural da Lituânia ofereceu espaço em seu estande para a divulgação e venda de publicações em e sobre o esperanto. Os coidealistas Mindaugas Zuromskas e Gediminas Degesys coordenaram as atividades. Milhares de folhetos de propaganda foram distribuídos. Mais de 60 mil pessoas foram ao evento.

Esperantistas enviam carta de agradecimento ao Papa Bento XVI

A União Internacional Católico-esperantista (IKUE) enviou uma carta de agradecimento e despedida ao Bispo Emérito Bento XVI. O documento, escrito em esperanto, foi traduzido em dez línguas, entre elas o português. A missiva foi publicada no dia 25 de fevereiro na internet. No texto, a entidade agradece a Deus pela oportunidade de ter tido o cardeal Joseph Hatzinger como líder da Igreja Católica durante oito anos. Também constam expressões de gratidão pelos ensinamentos deixados pelo pontífice e pelas palavras pronunciadas por ele em esperanto. Ao final, os esperantistas católicos rogam à divindade bênçãos para a nova etapa de vida do Santo Padre.

Encontro Espírita-esperantista em Cordovil

Ocorreu no dia 17 de março o V Encontro Espírita-esperantista do XVII Conselho Espírita de Unificação. O tema do evento foi O Esperanto e a Lei de Conservação. A cantora Dirce Sales palestrou sobre a matéria. Constaram da programação aulas, debates, apresentações artísticas e atrações infanto-juvenis. As atividades tiveram lugar no Tabernáculo Espírita Paulo e Estevão, localizado na Rua Juvêncio de Menezes, 578, em Cordovil. O encontro contou com o apoio do Printempo Esperanto-grupo, bem como dos serviços de Esperanto do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro e do Quarto Conselho Espírita de Unificação.

Africanos organizam congresso de esperanto

Depois de 18 anos acontecerá um congresso africano de esperanto. A edição deste ano, a quinta, terá lugar em Cotonou, capital do Benim, país situado no oeste da África. As atividades estão marcadas para ocorrer entre os dias 29 de dezembro e quatro de janeiro. A organização está sob a responsabilidade da Comissão Africana da Associação Universal de Esperanto, da Associação dos Esperantistas de Benim e da ONG Conhecimentos sem Barreiras. O continente possui 18 representações esperantistas nacionais. Espera-se que cada uma envie pelo menos um congressista.

Lançado livro com traduções de um dos maiores esperantistas do Brasil

A Liga Brasileira de Esperanto lançou o livro Ni Lernu Kun Porto Carreiro Neto (Aprendamos com Porto Carreiro Neto). Trata-se de uma coletânea de traduções de pequenos textos, poemas e cartas de um dos mais profundos conhecedores da língua internacional e estudioso das obras de Zamenhof. De acordo com a editora, a obra é destinada a quem deseje ampliar seus conhecimentos de esperanto. Encomendas podem ser feitas pela internet, no endereço www.esperanto.org.br.

Treinamento para professores de esperanto em Nova Iguaçu

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro vai promover o XVI Treinamento para Instrutores de Esperanto. O evento está marcado para o dia 28 de abril, das 9h00 às 17h00. O tema é Como Organizar um Curso de Esperanto? As atividades terão lugar no Colégio Leopoldo, localizado na Avenida Getúlio de Moura, número 1074, em Nova Iguaçu. Detalhes no site www.aerj.org.br.

Um giro pelo movimento esperantista

  • A Rádio Internacional da China transmite em esperanto para a América Latina, em ondas curtas, às 19h00, no horário de Brasília, em 7315 e 9860 kHz.
  • Esperantistas encontram-se entre os prejudicados pela queda do meteorito na Rússia.
  • Entre os dias cinco e oito de abril acontece em Bogor o Congresso de Esperanto da Indonésia.
  • A editora Lorenz publicou o número 149 do boletim Komunikoj.
  • Os CDs do cantor italiano Manŭel estão à venda, com exclusividade, na Cooperativa Cultural dos Esperantistas, na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208 – Centro do Rio de Janeiro.
  • A Associação Paulista de Esperanto lançou a mais nova edição da revista La Lampiro.
  • Nos os dias 13 e 14 de abril acontece em Moscou a Conferência da União Esperantista da Rússia.
  • Entre os dias 20 e 23 de abril acontecerá a Primeira Feira do Livro Esperantista de Niterói.
  • Entrou em circulação a edição de março da revista japonesa La Revuo Orienta.
  • A revista italiana Freak Out publicou favorável resenha do CD Revado, do grupo esperantista Rêverie.
  • O filme Chico Xavier pode ser assistido gratuitamente, com legendas em esperanto, no site YouTube, no endereço http://youtu.be/MkrHIWqsVj4.
  • Também no YouTube está disponível a palestra Evangelho-Espiritismo-Esperanto, apresentada por Saulo Salgado Wanderley, no link http://youtu.be/lGdaTbAit2w.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado