pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Maio 2013

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -
::cck::179::/cck::
::introtext::::/introtext::
::fulltext::

esperanto    A Cooperativa Cultural dos Esperantistas lançou a edição de abril da revista InKo. Com nova programação visual, a publicação tem recebido elogios dos leitores. O destaque do mês é a matéria intitulada Rio: Capital do Esperanto. O texto é baseado em estatística que revela que em nenhum outro lugar do mundo o idioma é mais praticado e difundido. Também merecem relevo o editorial, assinado pelo comunicador Givanildo Costa, e a reportagem sobre a propaganda do esperanto nos céus da capital fluminense. InKo está disponível em edições impressa e virtual. Pela internet pode ser lida gratuitamente, no endereço www.kke.org.br.

   Cantora brasileira entrevistada na Rádio Internacional da China

   A cantora brasileira Dirce Sales foi entrevistada na Rádio Internacional da China. A entrevista foi ao ar no dia 25 de março. A gravação tem sido reprisada. A jornalista Cheng Lina tratou de aspectos da vida e da obra da artista. Alguns sucessos foram tocados. De acordo com Lina, o repertório é "melodioso e tipicamente ocidental". Os discos de Dirce Sales estão sendo distribuídos entre os principais programas de rádio em esperanto do mundo. A iniciativa é da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, que tem como objetivo se firmar como produtora e distribuidora internacional de material audiovisual em esperanto. A íntegra da entrevista pode ser ouvida no endereço www.esperanto.cri.cn.

   Renova-se a Cooperativa Cultural dos Esperantistas

   A Cooperativa Cultural dos Esperantistas tem nova diretoria. Em assembléia ocorrida no dia 27 de março, foi eleito e empossado o novo corpo diretivo da entidade, para o triênio 2013/2016. O presidente continua a ser Givanildo Costa. O novo vice-presidente é Fabiano Henrique. A primeira-secretária é Maira Nobre. O segundo-secretário é Almir Ferreira. O cargo de tesoureiro é ocupado por Romeu Hatushika. No posto de vogal permanece Jair Salles. Um dos principais objetivos da nova direção da Cooperativa Cultural dos Esperantistas é a reestruturação do Departamento Editorial. De acordo com Givanildo Costa, será publicado neste ano o livro Vida de Zamenhof, escrito por Edmund Privat, traduzido por Alberto Bonfim.

   Cidade francesa vai promover o Congresso Universal de Esperanto de 2015

   A cidade de Lille, no norte da França, promoverá o Congresso Universal de Esperanto de 2015. A notícia foi no dia 24 de março pelo site da Associação Universal de Esperanto. As atividades dos congressistas terão lugar no Lille Grand Palais, o maior centro de convenções da cidade. Lille está situada na mesma região de Boulogne-sur-mer, onde ocorreu o Primeiro Congresso Universal de Esperanto, em 1905.

   Britânicos organizam congresso de esperanto

   Entre os dias 10 e 12 de maio acontece o Congresso Britânico de Esperanto. As atividades terão lugar em Ramsgate, balneário situado no sudeste da Inglaterra. Embora a programação ainda seja provisória, o site oficial do evento confirmou a presença da professora húngara Katalin Kováts, que realizará palestras. Também haverá excursões e atividades artísticas. Detalhes no endereço www.britakongreso.org.

   Feira do livro esperantista em Niterói

   Entre os dias 20 e 23 de abril aconteceu a Primeira Feira do Livro Esperantista de Niterói. Uma barraca foi montada na Praça Araribóia, próxima à Estação das Barcas. Além de ter a seu dispor livros, revistas e material audiovisual, os visitantes receberam informações sobre o esperanto. A coordenação esteve sob a responsabilidade do atleta Walter Rosa Fontes. A feira contou com o apoio do Niterói Esperanto Clube, da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, da Editora Lorenz e da Cooperativa Cultural dos Esperantistas.

   Um giro pelo movimento esperantista:

  • A Biblioteca Nacional da Áustria abriga o Museu Internacional de Esperanto.

  • Entre os dias três e dez de agosto acontecerá o Congresso Italiano de Esperanto.

  • O coral espanhol Kvaropo Sinkopo lançou na internet o álbum Bonvenon al la Kongreso.

  • A Associação Checa de Esperanto foi agraciada com o Prêmio Cigno 2013, por suas iniciativas de divulgação do idioma junto ao público leigo.

  • Nos os dias 13 e 14 de abril aconteceu em Moscou a Conferência da União Esperantista da Rússia.

  • O filme Chico Xavier pode ser assistido gratuitamente, com legendas em esperanto, no site YouTube.

  • Uma parada de ônibus com o nome do criador do esperanto foi inaugurada em Praga, na República Checa.

::/fulltext:: ::cck::179::/cck::
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado