pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Julho 2013

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -
::cck::220::/cck::
::introtext::::/introtext::
::fulltext::

esperantoSucesso de vendas ganha versão em esperanto 

   Ocorreu no último final de semana mais uma edição do Encontro de Esperanto do Estado do Rio de Janeiro, organizado pela Associação Esperantista do Rio de Janeiro, realizada nas dependências do Instituto de Letras da UERJ, prestigiada pelos alunos desta instituição bem como de outros universitários. O evento teve como objetivo trazer a questão da Língua Internacional neutra para o debate no meio acadêmico, dirimindo dúvidas e superando preconceitos. A parte artística, variada, apresentou teatro e música e houve palestra dos catedráticos Professores Fernando Pita, José Passini e Paulo Nascentes.

   Chegou ao mercado o maisnovo CD do cantor italiano Manuel Rovere intitulado Mirindajho (Maravilha). O álbum contém dezfaixas, todas versões de grandessucessos da músicainternacional. Entre os destaques estão Champano, adaptação de Champanhe, escritaporPepino di Capri, e Kisu min Multe, tradução de Besame Mucho, compostapor Consuelo Velásquez. A músicapopularbrasileira é contemplada comAkvarelo, versão de Aquarela, de Toquinho, e La Amatino de Amiko Mia, sucesso da JovemGuardasob o títuloNamoradinha de umAmigoMeu, de Roberto Carlos. As gravações foram realizadas em Udine, no nordeste da Itália, com a participação do maestro e guitarrista Michele Pirona.

Associação Britânica de Esperanto tem novo presidente

   O jornalista Paul Gubbins é o novo presidente da Associação Britânica de Esperanto. A eleição ocorreu no dia 12 de maio, durante o Congresso de Esperanto da Grã-Bretanha. Na ocasião foi homenageado o lingüista John Wells, na presidência da entidade desde 2004. Paul Gubbins é redator-chefe das revistas Monato e La Brita Esperantisto.

Aventuras de Sherlock Holmes agora em esperanto

   A editora russa Sezonoj publicou em esperanto o livro As aventuras de Sherlock Holmes, traduzida por uma equipe internacional de oito pessoas. Halina Gorecka, redatora da revista La Ondo de Esperanto declarou: "é quase inacreditável que essa clássica novela de Arthur Conan Doyle somente agora tenha aparecido" na língua criada por Zamenhof. A obra tem 248 páginas e pode ser encomendada nas principais livrarias especializadas.

Construção inspirada no esperanto será inaugurada em Curitiba

   Um imóvel único no mundo, inspirado no esperanto, foi inaugurado em Curitiba. A Casa da Estrela, construída na década de 30 pelo esperantista Augusto Gonçalves de Castro. A construção, feita em madeira, impressiona arquitetos dos mais variados pontos do mundo pela ausência de ângulos retos. A família doou a casa à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde foi restaurada e reconstruída. A solenidade de inauguração ocorreu no dia seis de junho, no Campus da PUC em Curitiba, quando foram declamados poemas em esperanto.

Aposentados aprendem esperanto como terapia ocupacional

   No dia três de abril iniciou-se o 14º Curso Gratuito de Esperanto da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda. Inscreveram-se cerca de 60 alunos, que assistem às aulas ministradas pelo professor Alberto Flores que afirma que o curso representa "uma alegre terapia ocupacional e uma oportunidade para o desenvolvimento da sociabilidade dos alunos". As atividades estão programadas para terminar no mês de novembro, quando os participantes receberão certificados de conclusão.

Professora de esperanto retorna ao plano espiritual

   Faleceu no dia nove de junho a esperantista Ilza Boiko Teixeira, sepultada no Cemitério do Pechincha, em Jacarepaguá. Ilza Boiko tinha 71 anos, era professora da Língua Internacional neutra; foi membro do Esperanto-klubo Porto Carreiro Neto e da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Destacou-se como incentivadora dos encontros esperantistas anuais do Centro Espírita de Jacarepaguá.

USP abre novo curso de esperanto

   A Universidade de São Paulo (USP) anunciou a abertura de um curso de Noções Iniciais do Esperanto cujas aulas acontecerão entre os dias 5 de agosto e 20 de novembro, das duas às quatro da tarde. A direção está sob a responsabilidade da professora Karina Oliveira. A promoção é do Centro Interdepartamental de Línguas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Curso de esperanto em Niterói

   Está marcada para o dia quatro de julho a aula inaugural do Curso de Esperanto do Instituto Espírita Bezerra de Menezes. As atividades têm início às 18h. O IEBM está situado na Rua Coronel Gomes Machado, 140, no Centro de Niterói. Detalhes pelo telefone 2620-3663.

Mestre esperantista homenageado na Cidade do Aço

   O professor Alberto Flores, mestre do esperanto da Cidade do Aço, foi homenageado no dia 12 de junho pela passagem dos seus 90 anos. Os festejos, com o apoio do clube esperantista local, aconteceram no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda.

Um giropelomovimentoesperantista:

  • Entre os dias 21 e 23 de junho aconteceu na Espanha o Encontro Esperantista de Valencia.
  • Está marcado para o dia 22 de junho, em Poços de Caldas, o Encontro de Esperanto do Sul de Minas.
  • A Sociedade Uruguaia de Esperanto publicou a edição número cinco do boletim Folio Amika.
  • Entrou em circulação o Jarlibro 2013, o anuário da Associação Universal de Esperanto.
  • O centésimo Congresso Japonês de Esperanto ocorrerá em Tóquio, entre os dias 12 e 15 de outubro.
  • Está disponível na internet a mais nova edição da revista Brazila Esperantisto, no endereço www.esperanto.org.br.
  • Entre os diascinco e sete de julho acontece emAltoParaíso, em Goiás, o II Encontro de Esperanto da RegiãoCentro-oeste.
  • A cidade de Utena, no leste da Lituânia, vai promover, entre os diasseis e 14 de julho, mais uma edição dos Dias de Esperanto do Mar Báltico.
  • A BibliotecaNacional da Áustria abriga o MuseuInternacional de Esperanto.

Carta do leitor

Samideano Fabiano Henrique,

Mi, 90-jaraĝa, ankoraŭ aktivas! Mi varme gratulas vin. Via kolumno en Correio Espírita estas tre valora kaj utila.

Fratajn salutojn,

Via.

Alberto Flores

Tradução

Co-idealista Fabiano Henrique,

Aos 90 anos ainda estou na ativa! Congratulo-me calorosamente com você. Sua coluna no Correio Espírita é muito valorosa e útil.

Saudações fraternas,

Alberto Flores

::/fulltext:: ::cck::220::/cck::
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado