pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Outubro 2013

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -
::cck::302::/cck::
::introtext::::/introtext::
::fulltext::

     Ator esperantista é destaque de capa da revista InKo

     O ator Amarílio Carvalho é o destaque de capa da nova edição da revista InKo. O veterano esperantista fala de sua vida e de suas experiências vivendo o personagem Tiradentes nos palcos do mundo. InKo traz ainda reportagem sobre a divulgação do esperanto na Jornada Mundial da Juventude. InKo é uma publicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, disponível no endereço www.kke.org.br/inko.

     Programa histórico para o rádio esperantista

     O programa Esperanto, a Língua da Fraternidade, do dia três de setembro, foi apresentado diretamente da Bienal Internacional do Livro. O comunicador Givanildo Costa esteve no Riocentro, onde fez entrevistas com personalidades e visitantes. Pela primeira vez o programa foi transmitido em um evento não-esperantista. Segundo o radialista, trata-se de uma oportunidade única para divulgar a Língua Internacional neutra. A Rádio Rio de Janeiro ocupou um estúdio no estande Centro Espírita Leon Denis.

     Encontro esperantista em Juiz de Fora

     Ocorreu no dia 22 de setembro, em Juiz de Fora (MG), o Sétimo Encontro de Esperanto da Zona da Mata Mineira. Aconteceram palestras e um minicurso do idioma. Na parte artística, a cantora Dirce Sales apresentou músicas de seu mais novo disco.

     Veterano esperantista retorna ao plano espiritual

     Faleceu, no dia 16 de setembro, em São Sebastião do Caí (RS), o esperantista George Otto Vaske, de 90 anos. Fervoroso divulgador do esperanto, Vaske era também radioamador, utilizando o prefixo PY3ACE. Durante anos publicou o boletim mensal Gisto, escrito na Língua Internacional neutra. A cerimônia de cremação ocorreu na manhã seguinte, em São Leopoldo.

     Radiodifusão esperantista em festa

     O programa em esperanto da Rádio Havana Cuba completou 25 anos. A primeira emissão aconteceu no dia 11 de setembro de 1988. A locutora Maritza Gutierrez vem recebendo mensagens de congratulações de ouvintes e admiradores de todo o mundo. As emissões em ondas curtas vão ao ar aos domingos. A Rádio Havana Cuba transmite pela Internet, no endereço www.radiohc.cu/eo.

     Cantora brasileira lança disco em esperanto

    

     A cantora Dirce Sales lançou seu mais novo CD. O título é Infanoj, lernu kantante (Crianças, aprendam cantando). Trata-se de uma obra didática, para ensinar o esperanto de modo simples e alegre. O disco contém onze faixas, que tratam de temas como animais, partes do corpo, profissões e outros. A produção é da Confraternização Esperantista da Zona Oeste (EKOR).

     Florianópolis prepara-se para o próximo Congresso Brasileiro de Esperanto

    

     Entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2014, acontecerá em Florianópolis o Congresso Brasileiro de Esperanto. O tema das atividades será Esperanto, por que não? O foco será a divulgação e o ensino da língua. A organização está sob a responsabilidade do Esperanto-Klubo de Florianópolis, com o apoio da Liga Brasileira de Esperanto e do Governo do Estado de Santa Catarina.

     O esperanto na TV

     O profesor Ivan Colling apresenta semanalmente um quadro sobre o esperanto na televisão. A atração vai ao ar no Programa Carlos Benincá, transmitido pela CWBTV de Curitiba, aos sábados, a partir das oito e meia da noite. No Paraná, pode-se assistir pelos canais cinco da NET e 72 da TVA. Pela Internet, basta acessar o endereço www.cwbtv.net. Algumas gravações estão disponíveis no YouTube.

     Juventude Esperantista tem nova diretoria

     A Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO) tem nova diretoria. A eleição ocorreu no dia 23 de agosto, durante o congresso da entidade, em Israel. Manteve-se como presidente o polonês Lukas Zebrowski. Permaneceram o secretário-geral, Pawel Fischer-Kotowski, e o tesoureiro. Nico Huurman, Boris Mandirola e Tina Tišljar também continuam. Os novos diretores são Veronika Poór e Alexandre Raymond.

     Simpósio de esperanto na Romênia

     Entre os dias 30 de agosto e primeiro de setembro aconteceu o Simpósio Nacional de Esperanto da Romênia. As atividades tiveram lugar em Huta-Certeze, no norte do país. O tema do evento foi Esperanto, cultura e intercultura. Constaram da programação passeios, rodas de conversação, atividades artísticas e as reuniões anuais da Associação Romena de Esperanto e da Liga Internacional de Professores de Esperanto.

     Novo DVD com legendas em esperanto

     O esperanto figura entre as línguas disponíveis nas legendas do recém-lançado DVD do filme E a vida continua. Trata-se da adaptação para o cinema do livro, ditado pelo espírito André Luiz ao médium Chico Xavier. Esta é a décima obra cinematográfica com temática espírita, produzida no Brasil, nos últimos cinco anos. O trabalho de tradução para o idioma auxiliar neutro foi realizado por membros da Câmara Brasileira da Língua Internacional Esperanto.

     Um giro pelo movimento esperantista:

     • A Liga Brasileira de Esperanto lançou o livro Ni Lernu Kun Porto Carreiro Neto.

     • A cidade de Lille, no norte da França, promoverá o Congresso Universal de Esperanto de 2015.

     • A gravadora Vinilkosmo lançou o CD La Antaulasta Trajno (O Penúltimo Trem), do cantor russo Mikaleo Bronstejn.

     • A revista científica Teleskopo, escrita em esperanto, pode ser liga gratuitamente pela Internet.

     • Foi lançado o CD Chiamen Plu, do grupo La Perdita Generacio.

     • Os principais programas radiofônicos em esperanto podem ser ouvidos no site www.esperanto-radio.com.

     • Entre os dias 28 de agosto e três de setembro aconteceu em Obzor, no leste da Bulgária, o Congresso Internacional de Esperantistas Cegos.

     • De seis a oito de setembro ocorreu em Sliven o Congresso de Esperanto da Bulgária.

::/fulltext:: ::cck::302::/cck::
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado