pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Novembro 2013

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -
::cck::315::/cck::
::introtext::::/introtext::
::fulltext::

     Brasileiro será o redator-chefe da principal revista do mundo esperantista

     O novo redator da revista Esperanto é o brasileiro Fabrício Valle. A escolha foi anunciada no dia 16 de outubro, por meio de comunicado de imprensa publicado pela Associação Universal de Esperanto. Concorreram ao cargo seis candidatos.

     Valle tem longa experiência no campo editorial esperantista. Na década de 90, abriu a firma Zamenhof Editores, responsável pela edição do jornal Brazila Heroldo. Anos depois, assumiu a redação da revista Brazila Esperantisto, da Liga Brasileira de Esperanto.

     A notícia foi recebida como uma verdadeira conquista pela comunidade esperantista nacional. A revista Esperanto é o principal periódico escrito no idioma auxiliar neutro. O primeiro número sob a responsabilidade de Fabrício Valle sairá em janeiro de 2014.

     Encontro esperantista no interior fluminense

     Ocorreu no dia 13 de outubro o 82º Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba. As atividades tiveram lugar em Três Rios (RJ). Cerca de 30 pessoas participaram. Além de lançamentos de livros e discos, houve palestras sobre xadrez e aulas de esperanto e alemão. A revista InKo foi apresentada ao público do interior fluminense. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas montou sua livraria volante. A organização do evento esteve sob a responsabilidade do Clube de Esperanto de Três Rios, com o apoio da Associação Esperantista do Rio de Janeiro.

     Jovens esperantistas preparam congresso no nordeste do Brasil

     O Congresso Internacional da Juventude Esperantista de 2014 vai acontecer em Fortaleza. A informação foi divulgada pela comissão organizadora do evento. As atividades vão ocorrer entre os dias 18 e 25 julho, pouco antes do Congresso Universal de Esperanto, em Buenos Aires. Detalhes sobre local, programa, inscrições e preços serão publicados posteriormente.

     Goianos realizam evento espírita-esperantista

     Nos dias 19 e 20 de outubro aconteceu o Primeiro Encontro Espírita-esperantista de Goiás. O tema do evento foi O Esperanto como Revelação, sobre o qual palestrou o professor José Passini. O primeiro dia de atividades foi inteiramente realizado em português. No segundo, os estudos foram falados na Língua Internacional neutra. Houve também apresentações musicais. O encontro teve lugar na Federação Espírita do Estado de Goiás. A organização esteve sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas.

     Japoneses comemoram um século de congressos nacionais de esperanto

     Entre os dias 12 e 15 de outubro aconteceu em Tóquio o 100º Congresso Japonês de Esperanto. De acordo com o site do evento, cerca de 700 pessoas se inscreveram. Houve palestras, passeios, apresentações artísticas e um banquete. O cantor francês JoMo foi a principal atração da parte musical. O tema do congresso foi O Esperanto liga os corações humanos. A organização esteve sob a responsabilidade do Instituto Japonês de Esperanto e dos oito grupos esperantistas de Tóquio.

     Curso de astronomia em esperanto

     Estão disponíveis na internet os vídeos do curso Introdução a Astronomia e Astrofísica. As aulas foram realizadas em esperanto pelo professor Amri Wandel, titular da Universidade de Jerusalém. O material consiste em 12 sessões, num total de 40 horas de filmagens, realizadas nos estúdios da Rádio Internacional da China, durante a série de palestras intitulada Curso de Astronomia em Esperanto de Pequim 2012. De acordo com a agência informativa Ret-Info, a iniciativa é modelar, porque além estar acessível a todos, demonstra uma aplicação real e especializada do esperanto. Os vídeos podem ser vistos no site da Biblioteca Técnico-científica de Esperanto, no endereço www.eventoj.hu.

     Congresso paulista de esperanto

     Ocorreu nos dias 12 e 13 de outubro o 7º Congresso de Esperanto do Estado de São Paulo. As atividades tiveram lugar em Itanhaém, na Baixada Santista. A programação consistiu de cinco palestras, a realizadas simultaneamente a cinco oficinas. O idioma foi divulgado nas ruas da cidade, quando foram distribuídos mais de mil panfletos. Durantes as manifestações, o esperantista Emilio Cid comandou um aeromodelo, que sobrevoou a orla marítima, puxando uma faixa de propaganda. Houve também atividades esportivas, turísticas e artísticas.

     Um giro pelo movimento esperantista:

  •      O portal Edukado. Net lançou o jogo lingüístico e cultural Risko.

  •      A Federação Espírita Brasileira publicou a versão digital do livro Esperanto sem Mestre.

  •      Entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2014, acontecerá em Florianópolis o Congresso Brasileiro de Esperanto.

  •      O programa em esperanto da Rádio Havana Cuba completou 25 anos.

  •      O atleta esperantista Walter Fontes foi entrevistado pela Boa Vontade TV.

  •      Entre os dias 28 e 30 de setembro aconteceu no sudeste da China, o Terceiro Fórum de Esperanto da cidade de Xangai e das províncias de Jiangsu e Zhejiang.

  • O DVD do filme E a vida continua foi lançado com legendas em esperanto.

  • Os principais programas radiofônicos em esperanto podem ser ouvidos no site www.esperanto-radio.com .

  •      Chegou ao Brasil o primeiro lote do mais novo CD do cantor italiano Manŭel Rôvere, disponível na Cooperativa Cultural dos Esperantistas.

::/fulltext:: ::cck::315::/cck::
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado