pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Dezembro 2013

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

     Infiltrado causa polêmica na Cooperativa Cultural dos Esperantistas

     Um episódio do programa de TV O Infiltrado foi filmado na Cooperativa Cultural dos Esperantistas. As gravações aconteceram no dia onze de novembro. Numa atuação que mistura teatro e reportagem, o jornalista e ator Fred Melo Paiva participou de uma aula, provocando os alunos ao tratar do preconceito contra o idioma. Ao final, a discussão ficou acalorada e os estudantes puseram em xeque os argumentos do visitante. Terminada a filmagem, a equipe do diretor Gideon Bolting foi unânime ao elogiar o alto nível dos debates. O programa "Infiltrados" é apresentado na TV por assinatura pelo History Channel. O episódio sobre o esperanto fará parte da próxima temporada, a começar em fevereiro de 2014.

     Brasileiro divulga o esperanto na Maratona de Berlim

     O esperanto foi divulgado em mais uma competição de maratona no mundo. O brasileiro Vicente Sales, de Minas Gerais, participou da Quadragésima Maratona BMW de Berlim. A prova foi disputada no dia 29 de setembro. Um filme com a reportagem da participação do esperantista pode ser visto no YouTube. O Brasil vem fazendo história com a divulgação da Língua Internacional neutra em maratonas. Vicente Sales se junta agora a Walter Fontes, formando a única dupla de maratonistas esperantistas do mundo.

     Encontro de esperanto no Sul de Minas

     Está marcado para o dia 14 de dezembro o Terceiro Encontro de Esperanto da Cidade de Pouso Alegre (MG). O evento tem como objetivo divulgar o idioma na região, bem como oferecer oportunidade para que novos alunos participem de atividades dessa natureza. A organização é de responsabilidade da Associação de Educação e Cultura Lázaro Luís Zamenhof. O encontro será realizado das duas às cinco e meia da tarde, nas dependências da entidade, localizada na Rua da Tijuca, nº 51/Fundos, em Pouso Alegre.

     Inscrições para o Concurso de Artes da UEA

     A Associação Universal de Esperanto abriu inscrições para o Concurso de Artes. As categorias são poesia, prosa, teatro, ensaio e literatura infantil. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio de 2014. Os resultados serão divulgados no Congresso Universal de Esperanto, a ser realizado em julho o próximo ano, em Buenos Aires. O regulamento está disponível no endereço www.uea.org.

    

     Aplicativo reúne principais programas de rádio em esperanto

     Os principais programas de rádio em esperanto agora estão reunidos em um aplicativo para tablets e smartphones. O esperantista Jacob Nordfalk lançou o "Esperanto-radio Muzaiko". As emissões das rádios Vaticano e Havana Cuba aparecem ao lado dos podcasts daPola Ret-radio e Varsovia Vento. O aplicativo, desenvolvido para o sistema Android, está disponível para download gratuito no Google Play.

     Novo CD de músicas em esperanto

     A cantora Elma Flora lançou o CD Mi kantas Esperante. O disco contém sete faixas, entre composições autorais e versões. Os ritmos são variados, indo do samba à musica romântica. O ponto alto da obra é a faixa "Fantazio", tradução da clássica "Fascinação", eternizada nas vozes de Carlos Galhardo e Elis Regina. Outro destaque é "Memorajhoj el Ipakarai`", possivelmente a primeira gravação de uma guarânia na Língua Internacional neutra.

     Turismo será a tônica da Convenção Esperantista do Oriente Médio

     Entre os dias cinco e dez de abril de 2014 acontecerá a Sétima Convenção Esperantista do Oriente Médio. As atividades terão lugar em Tbilissi, capital da Geórgia. A programação prevê palestras, apresentações artísticas e passeios.

     O esperanto na Maçonaria

     A Secretaria de Educação e Cultura do Grande Oriente do Estado de Goiás anunciou a abertura de inscrições para um curso básico do idioma. As aulas têm início previsto para o dia 15 de fevereiro de 2014, sempre aos terceiros sábados de cada mês. A coordenação está a cargo do professor Vero Aldo Campelo. O curso é aberto aos irmãos, cunhadas e sobrinhos acima de 18 anos, bem como a todos os colaboradores do Grande Oriente do Estado de Goiás. Interessados deverão enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, e-mail e telefone. O custo do curso será um quilo de alimento não perecível por encontro.

     Um giro pelo movimento esperantista

  • O mais novo CD do cantor italiano Manuel Rovere está à venda na Cooperativa Cultural dos Esperantistas.
  • No dia 14 de dezembro acontece em Belo Horizonte o Encontro de Esperanto do Estado de Minas Gerais.
  • O Congresso Internacional da Juventude Esperantista de 2014 ocorrerá em Fortaleza.
  • A nova edição da revista InKo vem recebendo elogios de esperantistas brasileiros e estrangeiros.
  • Faleceu em Berlim, no dia quatro de novembro, a escritora esperantista Lena Karpunina.
  • A SAT (Associação Apátrida Mundial) realiza um leilão virtual de obras de arte no endereço www.esperanto-sat.info.
  • A Editora Lorenz lançou o mais novo número do boletim Komunikoj.
  • A Sociedade Uruguaia de Esperanto publicou a mais nova edição do informativo Folio Amika.
  • Entre os dias 27 de dezembro e três de janeiro acontecerá em Nördlingen, na Alemanha, o Festival Esperantista Internacional.
  • A revista Monato está à procura de interessados em resenhar os últimos lançamentos do mercado editorial esperantista.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado