pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Maio 2014

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

 

Entre os dias 12 e 17 de abril aconteceu a II Feira do Livro Esperantista de Niterói. Uma grande tenda de lona foi especialmente montada para a comercialização de obras didáticas e literárias, bem como CDs, DVDs, camisas e brindes diversos, brasileiros e estrangeiros. Ocorreram apresentações musicais e teatrais. A organização ficou a cargo do Niterói Esperanto Clube.

 

Filme brasileiro falado em esperanto premiado na China

 

O filme Esperanto geedzigas (O esperanto realiza casamentos), do jornalista brasileiro Fábio Monteiro, venceu o Festival Esperantista de Filmes de Pequim. O evento aconteceu no dia 30 de março, na sede da Associação Pequinesa de Esperanto. O concurso contou com o apoio da Associação Esperantista da Alemanha e foi presidido pelo alemão Rainer Kurz, presidente de uma fundação para o desenvolvimento da Língua Internacional neutra que leva o seu nome. Foram exibidos quatro filmes. A produção brasileira foi aclamada pelo público presente. Kurz declarou que irá excursionista pela China, a fim de promover festivais semelhantes.

 

Trabalhador do esperanto retorna ao plano espiritual

 

Faleceu no dia 22 de março o esperantista Clovis Barbosa, de 66 anos. O passamento se deu no Hospital da UNIMED, localizado em Santa Ifigênia, na capital de Minas Gerais. A causa-mortis foi infarto agudo do miocárdio.  Clovis Barbosa era formado em Farmácia. Aposentou-se como agente ambiental da Secretaria de Meio-ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte. Tinha destacada participação no movimento esperantista em níveis regional e nacional.

 

Mais um trabalhador do esperanto volta ao plano espiritual

 

Faleceu no dia primeiro de abril o esperantista russo Viktor Kudryavtsev, de 56 anos. O passamento se deu na cidade russa de Ecaterimburgo, na fronteira entre a Europa e a Ásia. A causa-mortis foi infarto fulminante. Kudryavtsev teve destacada atuação em favor do esperanto na Rússia. Foi criador e redator da revista Komencanto. Dirigiu cursos por correspondência e presidiu a Sociedade Esperantista dos Montes Urais. De acordo com o professor Aleksander Osintsev, tratava-se um "homem simpático, um bom amigo e um mentor sábio”.

 

Criado canal de TV esperantista

 

Notícias vindas da Austrália dão conta de que foi criada a Esperanto TV. Trata-se de um canal de televisão que transmite programas na Língua Internacional neutra pela internet. A inauguração aconteceu no último sábado, dia cinco de abril, na Casa do Esperanto de Sidney. A programação é formada por entrevistas, filmes, músicas, documentários e transmissões de eventos. Informações, vídeos e fotografias estão disponíveis no endereço facebook.com/laesperantotv.

 

Professora lança livro de poesias em esperanto

 

A Wechsler Editora publicou o livro Penseroj. A obra, de autoria da professora Maria Nazaré Laroca, contém poesias originalmente escritas em esperanto. A sessão de lançamento ocorreu no dia 26 de janeiro, durante o Congresso Brasileiro de Esperanto, em Florianópolis.

 

Escola esperantista aniversaria

 

A Escola Lázaro Luiz Zamenhof, situada em Brazlândia, no Distrito Federal, completou 21 anos. A comemoração ocorreu no dia 29 de março. O presidente do Taguatinga Esperanto-klubo, Carlos Maria, destacou o trabalho desenvolvido por aquela instituição de ensino.

 

Encontro esperantista em Goiás

 

Entre os dias quatro e seis de julho, Goiânia vai sediar o Terceiro Encontro de Esperanto da Região Centro-oeste. O tema das atividades será O Movimento Esperantista e a Paz. Da programação constam palestras e apresentações artísticas. O professor Valdemir Moreira irá ministrar um minicurso do idioma. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 30 de junho, no endereço www.esperanto-goias.org.br.

 

Editora seleciona redatores para revista em esperanto

 

A revista El Popola Chinio está selecionando redatores estrangeiros. Entre as atribuições do novo contratado, estão a produção em correção de textos a serem publicados. Os candidatos devem ter menos de 50 anos, nível superior, experiência em redação, domínio do esperanto e conhecimentos da cultura chinesa. De acordo com a direção da revista, é desejável que o postulante ao cargo fale inglês ou chinês, de modo a facilitar sua vida na China. Detalhes no endereço www.espero.com.cn.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • O mais novo CD do cantor italiano Manŭel Rovere está à venda na Cooperativa Cultural dos Esperantistas.
  • O Congresso Internacional da Juventude Esperantista de 2014 ocorrerá em Fortaleza.
  • A cantora Elma Flora lançou o CD "Mi kantas Esperante".
  • A Associação Universal de Esperanto abriu inscrições para o Concurso de Artes.
  • O jornalista Fábio Monteiro realizou uma entrevista com o esperantista chileno José Antônio Vergara.
  • O portal O Consolador mantém a coluna Esperanto em destaque, disponível em www.oconsolador.com.br.
  • O Colégio Militar de Fortaleza recebeu livros da Cooperativa Cultural dos Esperantistas.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado