pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Agosto 2014

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Começa no dia quatro de agosto o segundo semestre letivo da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Serão oferecidos cursos gratuitos de esperanto nos níveis básico, progressivo e avançado, em diversos dias e horários. Os alunos poderão praticar o idioma nas reuniões de conversação livre, nas tardes de quarta e quinta-feiras. Inscrições e informações pelo telefone (21) 2220-7486. A Cooperativa Cultural dos Esperantistas está situada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.

Palestra sobre esperanto e evangelho no C EERJ

O Esperanto e a Lei de Conservação será o tema da palestra a ser realizada no dia 23 de agosto no Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ). A palestrante será Alcione Koritzky. A reunião está marcada para as 10h. O CEERJ está localizado na Rua dos Inválidos, 182, no Centro do Rio.

Professores de esperanto realizam evento histórico no Uruguai

Montevidéu, capital do Uruguai, promoveu da 47ª Conferência de Professores de Esperanto. O tema das discussões foi "Justiça linguística: experiências e tendências". O evento marca os 60 anos da primeira declaração da UNESCO em favor da Língua Internacional neutra, ocorrida naquela cidade em novembro de 1954.

As atividades aconteceram no Ateneu de Montevidéu, entre os dias 20 e 25 de julho. Cerca de cem pessoas participaram. No dia 21, um grupo de esperantistas foi recebido pela prefeita, Ana Oliveira, e dois representantes da UNESCO. A organização ficou sob a responsabilidade da Sociedade Esperantista do Uruguai, com o apoio da Liga Internacional de Professores de Esperanto (ILEI).

Alto astral nos Pa í ses Baixos

Chegou ao mercado o novo CD do grupo holandês Kapriol’. O disco, intitulado Kavaliriko, é o segundo de uma carreira iniciada em 2009, na Dinamarca. O repertório é marcado por ritmos tradicionais dos Países Baixos. A produção foi realizada pela gravadora esperantista Vinilkosmo, após uma campanha internacional de adesão.

Capital cearense recebeu jovens esperantistas de vários pontos do mundo

Entre os dias 18 e 25 de julho aconteceu em Fortaleza (CE) o 70º Congresso Internacional da Juventude Esperantista. Pessoas de mais de 25 países participaram. No dia 19, realizou-se no centro daquela Capital o Festival de Línguas e Culturas. Na ocasião, foram montadas barracas onde os participantes apresentaram um pouco sobre os seus países, costumes e línguas.

Músicas para agradecer à vida

O cantor italiano Manuel Rovere lançou o CD “Dankas mi la vivon” (Agradeço à vida). O disco contém versões de músicas internacionalmente conhecidas e composições de autoria do próprio artista. Um dos destaques é a canção Fremdaj en la Nokto, adaptação de Strangers in the night, sucesso na voz de Frank Sinatra. A gravação é independente, com distribuição mundial da gravadora Vinilkosmo. Em breve a obra estará à venda na Cooperativa Cultural dos Esperantistas.

Esperanto volta aos rá dios da Hungria

Uma campanha publicitária em favor do esperanto foi ao ar nas emissoras de rádio da Hungria. A iniciativa deveu-se ao sucesso obtido em fevereiro último. Desta vez, um comercial de onze segundos foi transmitido em 33 estações, totalizado 2100 inserções. A gravação foi irradiada até o dia 26 de julho. A propaganda teve como objetivo esclarecer sobre as vantagens da opção pela Língua Internacional neutra em exames de proficiência lingüística ou vestibular.

Filme sobre o esperanto exibido em cinema na Inglaterra

Realizou-se no dia 16 de julho, em Londres, a exibição pública do filme “The Universal Language”, do cineasta norte-americano Sam Greene. Em seguida, ocorreu a oficina, intitulada “A Língua Universal da Esperança”. A iniciativa fez parte do projeto The Floating Cinema e contou com o apoio da Associação Britânica de Esperanto.

Cató licos e evang é licos organizam congresso ecum ê nico de esperanto

Entre os dias 16 e 23 de agosto, esperantistas católicos e evangélicos vão realizar o Congresso Ecumênico de Esperanto. As atividades terão lugar em Trento, no norte da Itália. O tema do evento é “O Cristo está divido?”. A programação se dará com missas, cultos, palestras, passeios e apresentações artísticas. A organização é de responsabilidade da União Internacional Católica Esperantista e da Liga Internacional Cristã Esperantista.

Um giro pelo movimento esperantista:

 

• Entre os dias quatro e oito de agosto acontece no condado de Staffordshire, na Inglaterra, o Festival de Esperanto de Verão.

• A União Européia de Esperanto publicou o livro eletrônico “O Movimento esperantista nos países da União Européia por volta do ano 2010”, de autoria de Zlatko Tiŝljar.

• A cidade de L'Arboç, na Catalunha, promoverá, entre os dias cinco e sete de setembro, o Encontro Ibérico de Esperanto.

• No dia seis de junho, a australiana Heather Heldzingen falou sobre o esperanto na Rádio 774 ABC, de Melbourne.

• A mais recente edição da revista Kontakto apresenta uma discussão sobre o preconceito no universo ficcional.

• Ocorreu no dia 21 de junho a Assembléia Geral da Associação de Esperanto do Nepal.

• Após um período de inatividade, ocasionado por ataques de hackers, ao site de vendas da gravadora esperantista Vinilkosmo, ele voltou a funcionar.

• O Taguatinga Esperanto-Klubo realizou, no dia 19 de julho, Assembléia Geral Ordinária, quando foram comemorados os 31 anos da entidade.

• Uma partida amistosa de futebol entre esperantistas de diversas nacionalidades aconteceu no dia 31 de julho, durante o Congresso Universal de Esperanto, em Buenos Aires.

• A Esperanto TV apresentou uma entrevista com o presidente da Associação Universal de Esperanto, o professor canadense Mark Fettes.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado