pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Setembro 2014

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Entre os dias 26 de julho e dois de agosto aconteceu, em Buenos Aires, o 99° Congresso Universal de Esperanto. Entre os temas de maior interesse dos congressistas esteve a criação de estratégias para aumentar o número de falantes do idioma.

Esperantistas espíritas reuniram-se sob os auspícios da Editora Lorenz. Católicos, evangélicos e uombulistas também realizaram suas palestras.

Ocorreu também o encontro de ouvintes e locutores de programas de rádio. A Rádio Rio de Janeiro cobriu o congresso, realizando entrevistas com participantes.

Na parte musical, realizaram-se com sucesso os shows do cantor italiano Manuel e do grupo Supernova. O ator Amarilio Carvalho encenou o monólogo Joaquim José, mártir com fé, sobre a vida de Tiradentes.

A cantora Neide Barros Rêgo emocionou a plateia ao interpretar a versão em esperanto da canção Não chores por mim, Argentina. A dentista Tânia Paixão arrancou risos ao encarnar o Carlitos esperantista.

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, prestigiou o recém-terminado Congresso Universal de Esperanto. O jurista encontrava-se em Buenos Aires na noite de 29 de julho, quando passou em frente ao Teatro Metropolitan, onde começaria a programação musical do evento. Naquela oportunidade apresentaram-se a banda esperantista brasileira Supernova e o cantor italiano Manuel Rôvere. Barbosa foi convidado pelo secretário da Associação Universal de Esperanto, Clay Magalhães, e pelo ator Amarilio Carvalho. Em virtude de outros compromissos, assistiu apenas à primeira parte do show. Simpático, ainda tirou fotografias com congressistas no saguão da casa de espetáculos.

 

Músico esperantista em turnê no sul da França

 

O músico esperantista sueco Martin Wiese está em estúdio realizando a mixagem do mais novo CD do grupo Martin kaj la Talpoj. Os trabalhos ocorrem em Toulouse, no sul da França, nas dependências da gravadora Vinilkosmo. Aproveitando a estada na cidade, Wiese vai fazer um show em uma pizzaria, no dia 6 de setembro.

 

Aulas de pós-graduação em esperanto

 

A Universidade Adam Mickiewicz, da cidade de Poznan, no centro-oeste da Polônia, utiliza oficialmente o esperanto. As aulas de pós-graduação em interlinguística são integralmente ministradas nesse idioma. Atualmente, a aluna paulista Karina Oliveira é a única brasileira apoiada pelo Fundo de Apoio ao Jovem, criado para subsidiar a participação de estudantes na mais importante atividade acadêmica na Língua Internacional neutra.

 

Trabalhador esperantista retorna ao plano espiritual

 

Faleceu no dia 8 de agosto o esperantista polaco Andrzej Grzębowski, de 71 anos. O passamento se deu em Buenos Aires, na Argentina. Grzębowski faleceu no hotel onde se hospedou para participar do recém-terminado Congresso Universal de Esperanto. A causa da morte foi infarto agudo do miocárdio. Andrzej Grzębowski vivia em Bydgoszcz, na região central da Polônia. Alcançou reconhecimento internacional, atuando na área do turismo esperantista. Há alguns anos dirigia a empresa Esperanto-Tur.

 

Futebol e esperanto

 

Um torneio de futebol foi criado para divulgar o esperanto. O Centro Africano de Cidadania Mundial realizou um campeonato entre os dias 12 e 26 de julho, na cidade de Locossa, no Benin, país situado na costa oeste da África. Oito equipes infantis participaram. Atletas, técnicos e torcedores receberam panfletos e calendários alusivos à Língua Internacional neutra. Antes da partida final, houve uma palestra sobre o idioma. A emissora de rádio local apresentou uma entrevista com o esperantista Francois Hounsounou. A gravação foi reprisada nos três dias seguintes. A competição teve o apoio da prefeitura da cidade.

 

Esperanto e capoeira no Rio

 

Entre os dias 8 e 10 de agosto aconteceu o evento Angola d'agosto - Rio 2014. Trata-se de um verdadeiro congresso de capoeira. A programação consistiu em oficinas, rodas e aulas de jongo, além de confraternização e apresentações de mestres, convidados e alunos. Um dos destaques foi uma palestra sobre o Esperanto ministrada pelo professor Givanildo Costa. Angola d'agosto - Rio 2014 ocorreu na Associação de Moradores do Antigo Jardim Araquém, em Bangu.

 

Esperantistas jovens realizam congresso em Fortaleza

 

Entre os dias 18 e 25 de julho aconteceu em Fortaleza (CE) o 70° Congresso Internacional da Juventude Esperantista. Pessoas de mais de 25 países participaram. No dia 19, aconteceu no centro da capital o Festival de Línguas e Culturas. Na ocasião, foram montadas barracas onde os participantes apresentaram um pouco sobre os seus países, costumes e línguas. A imprensa local deu ampla cobertura ao evento.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • Entre os dias 11 e 14 de agosto aconteceu o IV Congresso de Esperanto da República do Benim, na Costa Oeste da África.
  • Entrou em circulação o primeiro boletim do VIII Congresso de Esperanto do Estado de São Paulo.
  • O brasileiro Gersy Alfredo Bays foi eleito Membro Honorário da Associação Universal de Esperanto.
  • Cerca de 150 pessoas participaram do X Congresso da União Europeia de Esperanto, realizado na Croácia, entre os dias 6 e 12 deste julho.
  • Foi inteiramente reformulado o site da Liga Brasileira de Esperanto, localizado no endereço esperanto.org.br.
  • O jornalista eslovaco Stan Marĉek recebeu o Prêmio Deguĉi 2014.
  • Uma comitiva de esperantistas chineses visitou, no dia 31 de julho, as instalações do curso de Jornalismo da Faculdade Pinheiro Guimarães, no Rio de Janeiro.
  • A cidade de Nitra, na Eslováquia, promoverá o Congresso Universal de Esperanto de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado