pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Outubro 2014

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Uma cadela treinada em esperanto foi o destaque do 9º Encontro de Amigos Esperantistas (RA-9). O evento teve lugar em Chibit, na República do Altai, na Federação Russa, entre os dias dois e onze de agosto.

O animal foi criado desde filhote em ambiente onde se falava a Língua Internacional neutra. Não só os comandos, mas todas as palavras dirigidas pelos donos eram pronunciadas nesse idioma.

Além do cão, participaram do encontro 30 pessoas, vindas da Rússia, Alemanha, França e Espanha. Entre os temas discutidos estavam a situação político-militar do mundo, especialmente o conflito diplomático entre Rússia e Ucrânia.

 

Concurso musical para jovens esperantistas

 

A Sociedade Suíça de Esperanto está organizando o Primeiro Concurso Musical da Juventude Esperantista. Pode-se concorrer com composições próprias ou versões na Língua Internacional neutra. As inscrições vão até primeiro de outubro. A eliminatória está marcada para o dia dez do mesmo mês. A final vai acontecer oito dias depois. Detalhes no endereço www.esperanto.ch.

 

Suecos e brasileiros vencem competição musical em esperanto

 

Os grupos La Perdita Generacio e Barok' foram os vencedores do Primeiro Concurso Musical da Revista Kontakto. Ao todo, concorreram 16 obras, de várias partes do mundo.

A competição foi idealizada pela comissão cultural da Organização Internacional da Juventude Esperantista, com apoio da Associação Universal de Esperanto e da revista Eurokka.

O grupo sueco La Perdita Generacio foi aclamado pela comissão julgadora e pelo público, com a canção "Chu vi kontentas?". A banda brasileira Barok' ficou em segundo lugar, com a música "La plej bona chasisto". A categoria Disco do ano não teve vencedores.

 

Novo método estimula a criatividade de alunos e professores

 

A Editora Baraúna publicou o livro Komenca Esperanto - por baza kurso, de autoria do professor Azuil Vasconcellos. Trata-se de um método elementar, cujas lições distinguem-se por ser faladas integralmente na Língua Internacional neutra. Para atingir o objetivo, o escritor estimula a criatividade dos instrutores, que deverão por exemplo cantar, saltar, gesticular e mesmo gritar. A obra tem duzentas e cinco páginas e pode ser encomendada diretamente ao editor, no endereço www.editorabarauna.com.br.

 

Coreanos discutem o uso do esperanto no quotidiano

 

Nos dias 25 e 26 de outubro acontece o Congresso Coreano de Esperanto. As atividades terão lugar na capital, Seul. O tema é "Esperanto, língua do dia a dia." Constam de programação reuniões temáticas, aulas, e até um leilão de objetos ligados à Língua Internacional neutra.

 

Encontro Internacional de Esperanto no Himalaia

 

A Associação de Esperanto do Nepal abriu inscrições para o Décimo primeiro Encontro Internacional do Himalaia. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 26 de fevereiro e oito de março de 2015. Apresentar o país aos esperantistas estrangeiros é um dos objetivos dos organizadores. A programação será elaborada para atender a diversas faixas etárias. Detalhes no endereço www.esperanto.org.np.

 

Escolhido o tema do próximo Congresso Universal de Esperanto

 

"Língua, artes e valores no diálogo entre culturas": este será o tema do Congresso Universal de Esperanto de 2015. A informação foi divulgada na manhã do último sábado pelo secretário-geral da Associação Universal de Esperanto, Martin Schaeffer. O evento está marcado para acontecer entre os dias 25 de julho e primeiro de agosto de 2015, em Lillie, no norte da França.

 

Pensador esperantista retorna ao plano espiritual

 

Faleceu, no dia 17 de agosto, o esperantista brasileiro Evaldo Pauli, de 89 anos. O passamento se deu em Florianópolis (SC). Pauli era doutor em Filosofia. Destacou-se como um dos mais ativos pensadores esperantistas. Em 1983 criou a Filozofia Asocio Tutmonda. No mesmo ano começou a publicar a revista Simpozio. Foi membro também da Academia de Ciências de San Marino e da Associação Universal de Esperanto.

 

Esperantista mineiro volta à pátria espiritual

 

Faleceu no dia 25 de agosto o esperantista mineiro Wâner Marlière Arruda. O passamento se deu em um hospital localizado em Ubá, na Zona da Mata Mineira. Wâner Arruda teve destacada atuação no movimento esperantista mineiro. Durante anos publicou o boletim informativo La Verda Formiketo. Foi diretor do Esperanto-klubo João Ernesto, em sua cidade. Wâner Marlière Arruda tinha 59 anos e era casado. Profissionalmente, atuou como funcionário público.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

  • Entre os dias cinco e sete de setembro teve lugar mais um Encontro Ibérico de Esperanto, em L'Arboç, na Catalunha.
  • O lançamento do livro Saluton, samideano, de Aloísio Sartorato, é o destaque de capa da edição de setembro da revista InKo.
  • O presidente da Associação Universal de Esperanto, Mark Fettes, declarou ao site Libera Folio que ainda é cedo para se pensar na substituição do secretário-geral da entidade, Osmo Buller.
  • Comaça no dia 21 de setembro o Terceiro Curso Livre de Esperanto no Facebook.
  • No dia 30 de agosto, a advogada Graça Thuler falou, em Niterói, de sua participação no recém-terminado Congresso Universal de Esperanto.
  • Está marcado para o dia três de outubro o Festival do Cinema Esperantista, em Herzberg, na Alemanha.
  • Terminou no dia 30 de agosto Congresso Italiano de Esperanto, realizado em Trento, no norte do país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado