pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Novembro 2014

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Federação Espírita Brasileira inaugurou uma fanpage, em esperanto, no Facebook. O objetivo da iniciativa é servir de canal de comunicação para a divulgação doutrinária em nível internacional.

De acordo com os responsáveis, apesar de ser um passo aparentemente simples, a criação de uma página oficial da instituição numa das principais redes sociais do mundo amplia o acesso do público não-lusófono às obras principais do espiritismo.

As versões em esperanto dos mais representativos títulos editados pela FEB têm servido, há décadas, para a difusão da doutrina codificada por Allan Kardec em diversos países. Com base nesses livros, são feitas traduções para as respectivas línguas nacionais. A partir daí, tiveram início os movimentos espíritas de diversas nações.

A fanpage em esperanto da Federação Espírita Brasileira encontra-se no endereço www.facebook.com/BrazilaSpiritismaFederacio.

 

Jornalistas discutem o uso profissional do esperanto

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro promoveu, no dia três de outubro, a primeira roda de conversa sobre o uso do esperanto no jornalismo. A discussão foi conduzida pelo professor francês Alexandre Raymond, linguista da Universidade de Lyon. Entre os órgãos de imprensa, a Rádio Rio de Janeiro destaca-se por usar regularmente o esperanto na cobertura jornalística, principalmente de eventos internacionais. Assim foi, por exemplo, na invasão do Iraque, nas Olimpíadas de Atenas, no terremoto no Irã e no tsunami no Japão.

 

Livros de esperanto salvam vidas em estrada na Alemanha

 

O esperantista alemão Johann Pachter sofreu um acidente automobilístico. O fato ocorreu no último fim de semana de setembro, próximo a um posto de pedágio, na fronteira da Alemanha. Pachter viajava para a cidade de Poznan (Polônia), com mais duas esperantistas russas, a fim de participar do festival ARKONES. Ao chegar à barreira alfandegária, o automóvel sofreu um engavetamento. As ocupantes tiveram escoriações e ferimentos leves, sendo logo liberadas do hospital. O motorista ficou hospitalizado por um tempo maior, mas também já teve alta e retornou para casa. De acordo com declarações dadas por Roland Schnell na internet, Pachter disse que os livros de esperanto que lotavam o porta-malas salvaram sua vida, ajudando a reduzir as consequências do impacto.

 

Jornalismo esperantista é tema de tese de doutorado

 

O jornalista russo Dmitrij Vlasov defendeu tese de doutorado sobre a Língua Internacional neutra. O tema escolhido foi “O jornalismo no movimento esperantista no século XX: tendências de evolução e especialidades tipológicas”. A apresentação aconteceu no dia 25 de setembro, na Universidade Estatal de São Petersburgo. O autor abordou a aplicação do esperanto no meio jornalístico. A Editora Impeto publicou, neste ano, um livro, em língua russa, baseado na tese defendida por Vlasov.

 

Esperantistas alemães em festa

 

Novembro será um mês festivo para o movimento esperantista alemão. No dia 13, terá início a exposição intitulada 111 anos do esperanto em Berlim e Brandemburgo. Na ocasião haverá apresentação musical, visitação guiada e coquetel. No dia 29, ocorrerá a Festa de Zamenhof. Durante o evento serão apresentadas partes do manuscrito do Libro do Jubileu 2014 e funcionará uma livraria volante. O professor Rolland Schnell vai palestrar sobre o tema “Carvão vegetal: proveito triplo para o meio-ambiente”. A organização das atividades é de responsabilidade da Associação Esperantista de Berlim e Brandemburgo.

 

 

Lançado programa para corrigir textos em esperanto

 

Foi lançado o programa para computadores ESPSOF. Trata-se de um revisor de textos em esperanto, que, além de verificar a ortografia, corrige erros de concordância e faz contagem de palavras. O projeto foi desenvolvido pelo programador Toom Wiktam, com o financiamento do Instituto Internacional de Esperanto (IEL), sediado em Haia, no oeste dos Países Baixos. O ESPSOF é compatível com os sistemas operacionais Windows 2000, XP, Vista e 7, além de funcionar nos programas Word e Excel, nos pacotes Microsoft Office 2000, 2003 e 2007. Versões-beta estão disponíveis gratuitamente no endereço www.espsof.com.

 

Senador recebe esperantistas em esperanto

 

O senador Paulo Davim (PV-RN) recebeu em seu gabinete diretores da Liga Brasileira de Esperanto (BEL). A visita aconteceu no dia 28 de agosto, e a conversa se deu inteiramente na Língua Internacional neutra. O parlamentar acompanhou com interesse a apresentação do resumo da palestra “O esperanto e os governos”, apresentada pelo diretor de relações externas da BEL, Afonso Camboim. Ao final, Davim pôs seu gabinete à disposição dos esperantistas para auxiliar na aprovação do projeto de lei que inclui o idioma entre as disciplinas ensinadas nas escolas brasileiras. Após as eleições, o político tentará agendar uma audiência com o ministro da educação.

 

Hospedagem solidária para o Congresso Brasileiro de Esperanto

 

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro lançou um projeto de hospedagem solidária para o próximo Congresso Brasileiro de Esperanto. Uma lista de possíveis anfitriões está disponível na internet, para quem deseje receber congressistas de outros estados e países. De acordo com a direção da entidade, o papel da AERJ será repassar as informações a quem se interessar. Assim, todo o entendimento será feito entre as partes. Informações no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Site do programa Pasporta Servo em processo de reconstrução

 

O site do programa Pasporta Servo está em processo de reconstrução. De acordo com o programador Baptiste Darthenay, o trabalho teve de ser feito do zero. A página existente precisou ser apagada, para a programação ser realizada sobre novas bases tecnológicas. Apesar de agora a página estas em condições de uso, a equipe precisa promover ajustes até a liberação da versão beta, uma forma provisória de acesso ao público. Darthenay adiantou que, em novembro, o site deverá estar pronto.

 

Sul-coreanos preparam congresso nacional de esperanto

 

Nos dias 25 e 26 de outubro aconteceu o Congresso Sul-coreano de Esperanto. As atividades tiveram lugar na capital, Seul. O tema foi "Esperanto, língua do dia a dia." Da programação constaram reuniões temáticas, aulas e até um leilão de objetos ligados à Língua Internacional neutra.

 

Congresso especial para os esperantistas japoneses

 

Entre os dias 11 e 13 de outubro aconteceu o 101º Congresso Japonês de Esperanto. As atividades realizaram-se em Obama, cidade situada na região central do Japão. Os participantes puderam assistir a apresentações musicais, palestras, aulas e passeios. A organização esteve sob a responsabilidade do Instituto Japonês de Esperanto.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

  • A editora russa Impeto publicou o livro Subtera Suno (O Sol subterrâneo), contendo fábulas da autoria de Dmitrij Shevchenko e Anna Striganova.
  • Entre os dias nove e 12 deste mês, a Associação Cubana de Esperanto realizou um evento voltado aos radioamadores Esperantistas.
  • Nos dias 18 e 19 de outubro aconteceu em Araraquara o 8º Congresso de Esperanto do Estado de São Paulo.
  • A Federação Internacional de Ferroviários Esperantistas abriu uma fanpage no Facebook.
  • O dia 19 de setembro marcou o primeiro aniversário da Juventude Esperantista Filipina.
  • Entre os dias 31 de outubro e dois de novembro ocorreu a 5ª Conferência de Esperanto, em Alicante, na Espanha.
  • No dia 21 de setembro realizou-se mais um Encontro de Esperantistas no Vale do Paraíba.

 

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado