pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A professora suíça Mireille Grosjean foi eleita “A esperantista do ano”. A premiação foi anunciada nesta segunda-feira, pela direção da revista La Ondo de Esperanto. Uma comissão julgadora internacional, composta por 18 pessoas, foi responsável pela decisão. A vencedora recebeu 12 votos. Grosjean teve seu nome escolhido, entre outros motivos, pelo impulso que vem dando ao movimento esperantista africano e pela última Conferência da Liga Internacional de Professores de Esperanto, realizada em Montevidéu, no Uruguai.

 

UEA atinge mais de cinco mil seguidores no Facebook

 

A fanpage da Associação Universal de Esperanto no Facebook bateu a marca de cinco mil seguidores. A informação foi divulgada no último sábado, por meio do comunicado de imprensa. O Brasil aparece no topo da lista, com 762 pessoas. Em seguida aparecem os Estados Unidos, com 433. A França vem em terceiro lugar, com 249. A cidade com o maior número de seguidores é o Rio de Janeiro. Em segundo, está Vilnius, capital Lituânia. São Paulo tem a terceira maior quantidade de fãs.

 

Esperantistas espíritas preparam encontro nacional

 

O Oitavo Encontro Brasileiro de Esperantistas Espíritas acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro de 2015 na capital fluminense. O tema central será "Esperanto: Porta para a Confraternização Humana”. Entre os destaques está a participação do diretor do departamento de Esperanto da Federação Espírita Brasileira (FEB), Affonso Soares. A organização é da Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas em parceria com a FEB.

 

Café Esperanto

 

Inaugurou-se, no dia 15 de dezembro, o Café Esperanto. Trata-se de um ponto de encontro de simpatizantes da língua internacional neutra em local público, onde todos podem participar. A iniciativa é de responsabilidade da Câmara Brasileira da Língua Internacional Esperanto, em parceria com o restaurante Ilha das Flores. O endereço é Rua dos Curumins, número cinco, no bairro Cidade Jardim, em São Paulo.

 

Homenagem ao esperanto na Câmara Municipal do Rio

 

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro abriu as portas ao esperanto. Em 15 de dezembro aconteceu uma sessão solene, em comemoração ao Dia do Nascimento de Lázaro Luís Zamenhof, o criador do idioma. No plenário, houve discursos, palestras e apresentação musical. A iniciativa teve a autoria do vereador Reimont. O parlamento municipal autorizou ainda a realização de divulgação da Língua Internacional neutra na Praça Floriano, na Cinelândia. A imprensa especializada considerou o evento uma oportunidade histórica para a difusão da língua e do ideal esperantista.

 

 

Universidade russa aprova cursos de esperanto

 

O Conselho Científico da Universidade Russa da Amizade dos Povos aprovou dois programas de ensino do esperanto. A reunião ocorreu em 14 de novembro, no sul de Moscou. Cinco dias depois, os projetos foram oficialmente validados. O primeiro programa é um curso básico da Língua Internacional neutra, dirigido a alunos com nível superior completo. O diploma correspondente irá conferir ao aluno conhecimentos profissionais adicionais. O outro curso é voltado para estudantes dos últimos anos universitários. Os concluintes também receberão certificados.

 

Nova edição de revista brasileira em esperanto

 

O lançamento do livro “Saluton, samideano!”, de Aloísio Sartorato, é o destaque de capa da edição de dezembro da revista InKo. A publicação internacional da Cooperativa Cultural dos Esperantistas apresenta ainda matéria sobre o Congresso Universal de Esperanto, realizado em Buenos Aires. InKo inova ao lançar seções sobre o esperanto nos esporte e na informática.

 

Evento reúne esperantistas espíritas fluminenses

 

Aconteceu no dia sete de dezembro o 21º Encontro Espírita-esperantista do Estado do Rio de Janeiro. O tema central foi “Evangelho, Espiritismo e Esperanto: Jesus entre nós”, desenvolvido pelo médico Elmir dos Santos Lima. Houve palestras, aulas e apresentações artísticas. As atividades tiveram lugar nas dependências do Grupo Espírita Anália Franco, no Irajá.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • O livro Saluton, samideano, de autoria de Aloísio Sartorato, está à venda na livraria da Associação Universal de Esperanto.
  • Voltou ao ar o site do serviço de hospedagens Pasporta Servo.
  • O jornal O Sol Nascente publica mensalmente a coluna O Esperanto em Marcha.
  • A Legião da Boa Vontade divulga, em esperanto, suas atividades por meio do portal www.bonavolo.com.
  • Circula na internet a proposta de criação da Academia Esperantista Brasileira de Letras.
  • A gravadora Vinilkosmo relançou o CD Kristnaska Kordo, com músicas natalinas, interpretadas pelo coral Akordo.
  • Entre os dias 28 de março e dois de abril de 2015, acontecerá a 8ª Convenção de Esperanto do Oriente Médio.
  • Entre os dias 26 e 28 de dezembro aconteceu, no Vietnã, o Seminário Asiático de Esperanto.
  • Marcadores de páginas com propaganda do esperanto estão sendo distribuídos gratuitamente no Rio de Janeiro.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado