pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Fevereiro 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Nova edição de revista em esperanto feita em São Paulo

 

A Associação Paulista de Esperanto lançou mais uma edição da revista La Lampiro. O periódico conta com um time de renomados redatores, como Aparecida Araújo, Paulo Sergio Viana e Francisco Wechsler. Entre os destaques estão o artigo sobre a casa do poeta Guilherme de Almeida, e a proposta de criação de um método de ensino da Língua Internacional neutra, dirigido a usuários de dispositivos móveis. La Lampiro está disponível para leitura gratuita, no endereço www.easp.org.br.

 

Europeus lançam o projeto para a criação da revista em esperanto

 

Esperantistas da região Sudeste da Europa lançaram o projeto para a criação da revista "Balkana Verda Stelo". A meta é estabelecer um órgão de comunicação que trate de assuntos comuns aos esperantistas habitantes dos Bálcãs. A publicação deverá ter 48 páginas, em formato A5. A assinatura custará entre 15 e 20 euros por ano. A direção da revista vem mantendo contatos com correspondentes em diversos países. Uma rede de distribuidores também está sendo montada. Foi lançada na internet uma pesquisa para sondar a opinião do público-alvo sobre a linha editorial a ser adotada pelo novo periódico.

 

Nova edição de Rio Esperantista

 

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro lançou mais uma edição da revista Rio Esperantista. Com novo projeto gráfico, o periódico circula somente em meio eletrônico. O destaque de capa é um artigo, assinado por Fernando Pita, sobre o natal carioca. Rio Esperantista pode ser baixado e lido gratuitamente pelo endereço www.aerj.org.br.

 

LBV lança DVDs com legendas em esperanto

 

A Legião da Boa Vontade (LBV) lançou dois DVDs com legendas em esperanto. Trata-se de um conjunto audiovisual, também composto por um CD, com destaque para o documentário sobre o centenário de Alziro Zarur, fundador da entidade. A LBV apoia a Língua Internacional neutra desde seus primórdios, prestigiando-a em seu estatuto.

 

UEA atinge mais de cinco mil seguidores no Facebook

 

A fanpage da Associação Universal de Esperanto no Facebook bateu a marca de cinco mil seguidores. A informação foi divulgada no dia 13 de dezembro, por meio do comunicado de imprensa. O Brasil aparece no topo da lista, com 762 pessoas. Em seguida aparecem os Estados Unidos, com 433. A França vem em terceiro lugar, com 249. A cidade com o maior número de seguidores é o Rio de Janeiro. Em segundo, está Vilnius, capital Lituânia. São Paulo tem a terceira maior quantidade de fãs.

 

Curso Livre de Esperanto pelo Facebook

 

Estão abertas as inscrições para o Quarto Curso Livre de Esperanto pelo Facebook. As aulas são gratuitas e terão início no dia 22 de fevereiro. O término está previsto para 17 de maio. As lições são voltadas especificamente para falantes da língua portuguesa. As inscrições se encerram em 20 de fevereiro. Para se matricular, basta entrar no Facebook, e aderir ao grupo Libera Kurso de Esperanto.

 

Conferência de esperanto em Juiz de Fora

 

A Liga Brasileira de Esperanto vai realizar mais uma edição das chamadas BEL-Konferencoj. Trata-se de uma série de conferências, sobre temas de interesse geral, em nível acadêmico. Neste ano, as atividades terão lugar em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, nos dias três e quatro de abril. A entrada é franca. Cada participante receberá um caderno com resumo das preleções. O local do evento será o Museu do Banco de Crédito Real, situado na Avenida Getúlio Vargas, 455, no Centro de Juiz de Fora.

 

Comunicador esperantista entrevistado no Rio

 

O comunicador Givanildo Costa concedeu entrevista sobre o esperanto, no dia dez de janeiro. A conversa ocorreu durante o programa Clube da Paz Viva, apresentado por Juca de Almeida, na Rádio Livre AM. Givanildo Costa prestou informações básicas sobre o idioma, tais como origem, conquistas, e características gramaticais. Falou também do estágio atual do movimento em prol do idioma no Brasil e no mundo. Ao final divulgou as atividades da instituição que preside.

 

Esperantista australiano retorna ao plano espiritual

 

Faleceu, na última quinta-feira, dia oito, o esperantista australiano Kep Enderby, de 88 anos. Keppel Earl Enderby notabilizou-se como jurista e político. Em 1987, aprendeu a Língua Internacional neutra, tendo sido presidente da Associação Universal de Esperanto entre 1998 e 2001. Em 1999, foi eleito o Esperantista do Ano.

 

Curso de esperanto na Zona Oeste do Rio

 

Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Esperanto, oferecido pelo Grupo Esperantista Doutor Porto Carreiro Neto. As aulas, voltadas tanto para adultos, quanto para crianças, acontecerão aos sábados, às oito e às dez da manhã. A temporada terá início em 21 de fevereiro. Os interessados devem dirigir-se ao Centro Espírita de Jacarepaguá, situado no Largo do Pechincha, 655. Informações pelo telefone (21) 2425-4425.

 

Esperanto Ilustrita é sucesso também no Facebook

 

O site de notícias Esperanto Ilustrita vem fazendo sucesso no Facebook. De acordo com o diretor da página, o radialista Fabiano Henrique, o novo fórum, mais informal do que do antigo blog, tem tido maior penetração junto ao público internacional. Até o momento quase mil pessoas já se tornaram seguidoras. A estratégia do site é utilizar, de modo conjugado, o máximo de plataformas digitais disponíveis, integrando cada vez mais a comunidade esperantista. Com isso, o Esperanto Ilustrita destaca-se entre os sites informativos escritos na Língua Internacional neutra. O endereço da página é www.facebook.com/esperantoilustrita.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

  • Entre os 28 novos ocupantes da Comissão Europeia, nenhum particularmente se ocupa de assuntos ligados à diversidade linguística.
  • A Liga Brasileira de Esperanto lançou mais uma edição da revista Brazila Esperantisto e boletim virtual BEL Informas.
  • A imprensa esperantista comemorou o centenário do texto “Alvoko al la Diplomatoj” (Chamamento aos diplomatas), escrito por Zamenhof durante a Primeira Guerra Mundial.
  • Entre os dias dois e dez de julho de 2015, acontecerá em Birštonas, na Lituânia, mais uma edição dos Dias de Esperanto do Mar Báltico.
  • A Editora Lorenz publicou a edição número 156 do informativo Komunikoj.
  • A redação da revista Kontakto está selecionando texto em linguagem fácil.
  • Está disponível no Youtube o filme E a vida continua, com legendas em esperanto.
  • O polonês Paweł Fischer-Kotowski faz uma projeção das atividades do movimento esperantista no ano de 2015, no blog www.parenteze.net.
  • A Rádio Rio de Janeiro está ultimando o esquema de cobertura do próximo Congresso Brasileiro de Esperanto.
  • O presidente da Associação Universal de Esperanto, Mark Fettes, divulgou mensagem de ano-novo aos esperantistas de todo o mundo.
  • A Associação Mundial de Esperantistas Vegetarianos (TEVA) laçou, pelas redes sociais, convite para a adesão de novos membros.
  • O livro Saluton, samideano, de autoria de Aloísio Sartorato, publicado pela Cooperativa Cultural dos Esperantistas, está à venda na livraria da Associação Universal de Esperanto.
  • Voltou ao ar o site do serviço de hospedagens Pasporta Servo.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado