pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Março 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Entre os dias 23 e 27 de janeiro aconteceu no Rio de Janeiro o 50° Congresso Brasileiro de Esperanto. As atividades tiveram lugar no Instituto de Letras da UERJ, no Maracanã. Participaram aproximadamente 250 pessoas, de cerca de dez países. Além de palestras, aulas e apresentações artísticas, o evento teve como atração passeios a pontos turísticos da capital fluminense. Decidiu-se que, em 2016, o Congresso ocorrerá em Manaus.

Conferência esperantista em Juiz de Fora

A Liga Brasileira de Esperanto vai realizar mais uma edição das chamadas BEL-Konferencoj. Trata-se de uma série de conferências, sobre temas de interesse geral, em nível acadêmico. Neste ano, as atividades terão lugar em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, nos dias três e quatro de abril. A entrada é franca. Cada participante receberá um caderno com resumo das preleções. O local do evento será o Museu do Banco de Crédito Real, situado na Avenida Getulio Vargas, 455, no Centro de Juiz de Fora.

Esperantista entrevistado em emissora japonesa

O esperantista Hori Jasuo concedeu entrevista à principal emissora de rádio do Japão. No dia sete de janeiro, Jasuo participou do programa Palavras do amanhã, transmitido pela NHK, de Tóquio. A entrevista foi inteiramente feita em japonês, com exceção de algumas palavras e frases ditas em esperanto. Hori Jasuo falou, entre outros assuntos, de sua atuação no movimento esperantista e do auxílio que presta aos alunos de uma escola situada em Tohoku, afetada pelo tsunami de 2011.

Simpósio de esperanto no Agreste pernambucano

 

Caruaru, cidade situada na região do Agreste de Pernambuco, promoverá o Quinto Simpósio Pernambucano de Esperanto. O evento está marcado para os dias 11 e 12 de abril. O tema será "Esperanto: benefícios do mundo todo para todo o mundo". A programação prevê palestras, curso-relâmpago, passeios e venda de artigos esperantistas. As atividades terão lugar no Teatro João Lyra Filho, situado na Avenida Visconde de Inhaúma, 999 - Maurício de Nassau, Caruaru (PE).

Que caminho seguir?

Entre os dias primeiro e três de maio, acontecerá o encontro esperantista EsPrimo 11. Neste ano, o evento terá lugar em Cheliabinsk, na Rússia. O tema será "O caminho que seguiremos". Os organizadores aceitam sugestões de palestras e outros itens da programação. Detalhes no site www.ural.sib.org.

LBV lança nova edição de revista em esperanto

A Legião da Boa Vontade (LBV) lançou mais uma edição da revista Bona Volo. A publicação, inteiramente escrita na Língua Internacional, traz como destaque de capa a pergunta Ĉu ni sukcesis? (em português: Nós conseguimos?), tema central do recém-terminado Congresso Brasileiro de Esperanto. Leitura e download gratuitos no site www.bonavolo.com.

 

Publicado o Almanako Lorenz 2015

Foi lançado, no último Congresso Brasileiro de Esperanto, o Almanako Lorenz 2015. O destaque de capa é o texto Curiosidades históricas da cidade do Rio de Janeiro, escrito por Álvaro Motta. Autores de renome internacional, como Renato Corsetti, Trevor Steele e José Passini, também contribuíram com artigos sobre diversos assuntos. O Almanako Lorenz 2015 é uma publicação da Editora Lorenz.

Um giro pelo movimento esperantista:

* O site Esperanto Ilustrita publicou na internet uma entrevista com o escritor fluminense Daniel Peliz.

* A Associação Esperantista do Nepal anunciou a criação da revista Montejo.

* Entre os dias 25 e 28 de junho, acontecerá em Tallinn, na Estônia, a edição número 51 dos Dias de Esperanto do Mar Báltico.

De 20 a 22 de fevereiro ocorrerá o Segundo Congresso de Esperanto do Sri Lanka.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado