pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Maio 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Não há vítimas fatais entre os esperantistas do Nepal. A informação foi veiculada em 28 de abril por Pradip Ghimire, diretor da Associação Nepalesa de Esperanto. O dirigente declarou ao site Esperanto Ilustrita que todos os falantes do idioma auxiliar neutro daquele país estão a salvo, embora pernoitem em tendas improvisadas.

Uma rede internacional de informações sobre a situação dos esperantistas foi montada, a fim de monitorar a localização e prestar o auxílio possível aos necessitados. Ghimire afirmou que a sede da Entidade aparentemente não sofreu danos estruturais. Ainda segundo o redator da revista Montejo, no mesmo bairro, Thame, a casa onde ele se encontrava desabou totalmente, tendo ele escapado por pouco.

A situação na capital, Kathmandu, é precária. Diversos abalos sísmicos vêm ocorrendo periodicamente. Há muitos corpos pelas margens do rio que corta a cidade. Ainda não tem sido possível atingir locais mais isolados, onde também há mortos, feridos e desabrigados.

Estima-se que mais de quatro mil pessoas tenham perecido na catástrofe.

 

Esperantistas inauguraram um restaurante vegetariano

 

Esperantistas de Brasília inauguraram um restaurante vegetariano. No dia 10 de abril, o público pôde começar a frequentar o Supren Verda. A iniciativa partiu dos sócios Rogério Fontes, Ulisses Riedel e Vanda Reis. O cardápio conta com pratos preparados sem açúcar, frituras, glúten, lactose e carnes. Os ingredientes são orgânicos, produzidos no local. A filosofia novo estabelecimento é levar à mesa o conceito de sustentabilidade e inclusão. Toda comida que sobrar será reaproveitada no processo de compostagem, tornando-se adubo para a produção de alimentos orgânicos. O Supren Verda funciona diariamente, das 11h30 às 15h.

 

Esperanto na Bienal do Livro

 

O esperanto estará oficialmente presente na próxima Bienal Internacional do Livro. A Associação Esperantista do Rio de Janeiro conseguiu recursos para montar um estande no local. Agora, a direção da entidade prepara estratégias de vendas, promoções e divulgação do idioma. A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro acontecerá no Rio Centro, de três a 13 de setembro do corrente.

 

Ator esperantista entrevistado na TV

 

O ator esperantista Amarílio Carvalho foi entrevistado no telejornal MG-TV. O tema da matéria foi o monólogo Joaquim José: Mártir com Fé, encenado pelo artista. Participaram das filmagens os também esperantistas Neide Barros Rêgo e José Roberto Tenório. O MG TV foi ao ar pela TV Panorama, canal cinco, em Juiz de Fora (MG).

 

Feira do livro esperantista em Niterói

 

Entre os dias 13 e 23 de abril aconteceu a Terceira Feira do Livro Esperantista de Niterói. As atividades tiveram lugar na Praça Araribóia, numa barraca em frente à Estação das Barcas. O coordenador do evento foi o atleta Walter Fontes. A inciativa coube ao Niterói Esperanto Clube, com o apoio da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, Cooperativa Cultural dos Esperantistas, Instituto Espírita Bezerra de Menezes e Editora Lorenz.

 

Tradutores esperantistas promovem evento na França

 

Entre 20 e 25 de abril ocorreu em Bouresse, na França, uma série de estágios de alto nível. As atividades objetivaram preparar os participantes para a obtenção do diploma superior fornecido pelo Instituto Francês de Esperanto. O foco do evento foi a tradução, principalmente de textos em língua francesa. A organização esteve sob a responsabilidade do Centro de Esperanto Kvinpetalo. Detalhes no endereço www.kvinpetalo.org.

 

Site brasileiro lança podcast em esperanto

 

O Portal SER lançou o podcast “Sep Minutoj kun Emmanuel” (Sete Minutos com Emmanuel). Trata-se de uma série de programas de rádio, veiculada pela internet, com a leitura de textos do guia espiritual do médium Chico Xavier, com comentários de Haroldo Dutra Dias

O material em esperanto é traduzido pela equipe formada por Lucas Barbosa, Willi de Barros e Leonardo Lara Ribeiro, com locução deste último. O lançamento oficial ocorreu no dia dois de abril. A primeira gravação está disponível no endereço www.portalser.org, bastando clicar na palavra ESPERANTO, no menu direito.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

* Nos dias 16 e 17 de maio acontecerá o 26º Encontro de Esperanto do Estado do Rio de Janeiro.

* A Rádio Rio de Janeiro apresenta aos domingos, às 6h45, o programa Curso de Esperanto pelo Rádio.

* Foi lançado na internet o site Mapa do Esperanto no Brasil.

* Interessados em aprender a Língua Internacional neutra podem seguir gratuitamente o curso oferecido pelo site www.esperanto-mg.com.br.

* Entre 16 e 18 de abril aconteceu em Yehiam, na região da Alta Galiléia, o 16º Congresso Israelense de Esperanto.

* O podcast inglês Language Rules dedicou dois episódios ao esperanto.

* Esperantistas de todo o Reino Unido reuniram-se em Brighton, na costa sul da Inglaterra, para mais um Congresso Britânico de Esperanto.

* A Radio Rio de Janeiro transmite todos os domingos, às 19h15, o programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto, apresentado por Elmir dos Santos Lima.

 

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado