pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Junho 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

O movimento esperantista participou ativamente no Fórum Mundial da Educação, realizado entre 19 e 22 de maio, em Incheon, na Coréia do Sul. O tema do evento foi “Equidade, Qualidade de Educação e Aprendizagem ao longo da vida para todos”. O encontro foi realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Um estande foi montado para divulgar o idioma auxiliar neutro. A coordenação das atividades esperantistas ficou sob a responsabilidade de Lee Jung-kee, sob os auspícios da Associação Universal de Esperanto.

O Brasil foi um dos 23 países a ter espaço para fala na abertura do fórum. Aproximadamente mil e quinhentas pessoas compareceram, incluindo ministros e representantes de todos os países-membros das Nações Unidas, organizações bilaterais e multilaterais, sociedade civil, professores, acadêmicos, especialistas, jornalistas e pesquisadores.

 

Conferência sobre o Ensino do Esperanto na Suíça

 

Entre os dias 13 e 16 de maio aconteceu a Terceira Conferência sobre o Ensino do Esperanto. As atividades tiveram lugar nas instalações da Universidade de Neuchâtel, na Suíça. Trata-se do principal evento da Liga Internacional de Professores de Esperanto neste ano. O encontro foi realizado pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Língua Internacional Esperanto, localizado na Biblioteca Pública de La Chaux-de-Fonds, com o apoio da Associação Universal de Esperanto.

 

Curso de esperanto em templo religioso na Coréia

 

Começou no dia 15 de maio um curso da Língua Internacional neutra em um templo uonbulista em Donanyang, na Coréia do Sul. Dez adeptos dessa religião se inscreveram. Diretores de escolas locais e o secretário-geral da Associação Coreana de Esperanto compareceram à aula inaugural. As aulas acontecem às sextas-feiras, às 19h.

 

Esperantistas participam de Simpósio na ONU

 

Aconteceu no dia 7 de maio o Simpósio sobre Língua e Exclusão Social, organizado pelo Grupo de Estudos Linguísticos das Nações Unidas. As atividades tiveram o apoio da representação da Associação Universal de Esperanto junto à ONU, em Nova York. Entre os temas discutidos estiveram direitos humanos, planejamento linguístico e imperialismo.

 

 

Sete minutos com Emmanuel em esperanto

 

O Portal SER lançou o podcast “Sep Minutoj kun Emmanuel” (Sete Minutos com Emmanuel). Trata-se de uma série de programas de rádio, veiculada pela internet, com a leitura de textos do guia espiritual do médium Chico Xavier, com comentários de Haroldo Dutra Dias. O material em esperanto é traduzido pela equipe formada por Lucas Barbosa, Willi de Barros e Leonardo Lara Ribeiro, com locução deste último. As primeiras gravações estão disponíveis no endereço www.portalser.org, bastando clicar na palavra ESPERANTO, no menu direito.

 

 

Ator esperantista é sucesso em Juiz de Fora

 

O ator esperantista Amarílio Carvalho encenou em Juiz de Fora a peça teatral Joaquim José: Mártir com Fé, sobre a vida do herói nacional Tiradentes. A apresentação aconteceu no dia 30 de abril, no Museu de Arte Murilo Mendes.

O espetáculo contou com as participações especiais da atriz Ângela Faria, no papel de Dona Maria Primeira, rainha de Portugal, e da cantora lírica Neide Barros Rêgo. A coordenação do evento ficou sob a responsabilidade da professora Maria Nazaré Laroca.

Ao apresentar-se pela primeira vez em solo mineiro, Amarílio Carvalho declarou que realizou um antigo sonho. O artista, ainda caracterizado como o Mártir da Independência, realizou caminhada no centro de Juiz de Fora.

A iniciativa teve como objetivo arrecadar recursos para que o ator possa participar do próximo Congresso Universal de Esperanto, a ocorrer no fim de julho, em Lille, na França. Uma semana depois, Carvalho fez o mesmo no calçadão de Copacabana.

 

Professores da rede de ensino de São Paulo assistem à palestra sobre o esperanto

 

A Câmara Brasileira da Língua Internacional Esperanto realizou palestra para cerca de 600 professores da rede de ensino pública do estado de São Paulo. O evento, ocorrido em dois de maio, foi promovido pela Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI). A atividade aconteceu no âmbito do Primeiro Seminário sobre Práticas Educacionais com Base nos Ideais Humanistas da Soka Gakkai - Sociedade para a Criação de Valores Humanos. O palestrante foi o professor Pedro Jacintho Cavalheiro, com a assistência colega de profissão Osmar da Silva Alves. Em nota publicada nas redes sociais, Cavalheiro agradeceu pela “oportunidade de falar a professores, coordenadores e diretores de escolas públicas sobre o grande valor do Esperanto como ferramenta pedagógica”.

 

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • Está marcado para o dia 31 de maio mais um Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba.
  • A Rádio Rio de Janeiro apresenta aos domingos, às 6h45, o programa Curso de Esperanto pelo Rádio.
  • A Associação Esperantista do Rio de Janeiro vem realizando treinamentos para a participação na Bienal do Livro deste ano.
  • O site de notícias Esperanto Ilustrita bateu a marca de 1500 seguidores no Facebook.
  • A Comissão Organizadora do próximo Congresso Universal de Esperanto reuniu-se em Lille, no norte da França.
  • A Rádio Rio de Janeiro apresenta aos domingos, às 19h15, o programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto.
  • Está em circulação o Almanaque Lorenz 2015.
  • Esperantistas de Brasília inauguraram o restaurante vegetariano Supren Verda.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado