pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Julho 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Está marcada para o dia sete de julho palestra sobre o tema “Evangelho, espiritismo, esperanto: tríade bendita de trabalho”. A atividade ocorrerá no Grupo Espírita Paulo de Tarso, localizado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A organização do evento é de responsabilidade da Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas.

 

Logradouro em homenagem ao criador do esperanto inaugurado na França

Em seis de junho, será inaugurada a Alameda Doutor Zamenhof. O logradouro, batizado com o nome do criador do esperanto, está situado em Vannes, no noroeste da França. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito, de autoridades e de esperantistas de diversas regiões da Europa.

 

Esperanto aparece em programa na TV argentina

O esperanto foi tema de uma questão em um programa e perguntas e respostas na TV na Argentina. A atração, intitulada “Escape perfecto”, foi ao ar em sete de junho, pelo canal Telefe, o de maior audiência em Bueno Aires. Indagou-se do participante: “como se chama o idioma que se tentou impor como língua universal?”. A comunidade esperantista aprovou a iniciativa, mas rejeitou da insinuação de que o idioma tenha sido imposto.

 

Baile Esperantista fez sucesso no Rio

Aconteceu no dia de 13 de junho o Baile Esperantista. O evento teve música ao vivo e foi realizado no Centro Cultural Carioca, na Praça Tiradentes, no Centro da Cidade. A renda foi destinada à campanha “O Esperanto na Bienal”. A organização do baile esteve sob a responsabilidade da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, com o apoio da Cooperativa Cultural dos Esperantistas.

 

Milhares de pessoas aprendem o esperanto na internet

Em apenas dois dias, 9600 pessoas começaram a aprender o esperanto pela internet. Este foi o resultado inicial alcançado pelo curso do idioma oferecido pelo site Duolingo. As aulas, ainda em fase de teste, começaram no dia 28 de maio.

A iniciativa deve-se a contactos entre o esperantista norte-americano Chuck Smith e o proprietário da página, Luis von Ahn. As lições da Língua Internacional neutra são elaboradas por uma equipe de cinco pessoas, coordenada por Smith.

Antes do lançamento, cerca de 26 mil internautas mostraram interesse em seguir as aulas. No entanto, de acordo com Chuck Smith, àquela altura houve a necessidade de limitar a quantidade de inscritos.

Até o momento, as instruções são dadas somente em inglês. A inclusão de novos idiomas está em implementação, embora a página inicial já se encontre em português.

Dados recentes atestam que agora há mais de 24 mil alunos inscritos no curso de esperanto.

 

Novidade literária esperantista ao alcance de todos

O livro Saluton, samideano, de autoria de Aloísio Sartorato, está à venda na livraria da Associação Universal de Esperanto. A notícia foi divulgada pela internet, na última semana. A repercussão do mais recente lançamento da Cooperativa Cultural dos Esperantistas tem sido favorável. Leitores de vários pontos do mundo elogiaram o conteúdo e, principalmente, a foto da capa. Saluton, samideano pode ser comprado pela rede mundial de computadores, no endereço www.uea.org.

 

LBV renova site em esperanto

O site em esperanto da Legião da Boa Vontade foi totalmente reformulado. Realizou-se um trabalho de diagramação, com o objetivo de tornar a leitura mais agradável e mais fácil o acesso às matérias. A comunidade esperantista reagiu bem às novidades. O endereço é www.bonavolo.com.

 

Cresce o número de sócios da UEA

Cresceu o número de membros da Associação Universal de Esperanto. Foram 545 associados a mais do que no ano passado. Ao todo, são 5050 inscritos no órgão máximo do movimento esperantista. A notícia foi divulgada no final da última semana, em Roterdã, na Holanda. Especialista creditam o recente crescimento ao sucesso da campanha de adesão ao Congresso Universal de Esperanto deste ano, a realizar-se em Lille, na França.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

  • Entrou em circulação a edição de verão da revista Svisa Espero.
  • A editora russa Sezonoj publicou a segunda edição do livro Kongresaj paroladoj, contendo discursos proferidos por Zamenhof nos congressos universais de esperanto.
  • Cartazes em esperanto fizeram parte da campanha de Ada Colau, recém-eleita para a prefeitura de Barcelona.
  • A Rádio Rio de Janeiro apresenta aos domingos, às 19h15, o programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto.
  • A Associação Universal de Esperanto lançou o livro Interlingvo inter lingvoj.
  • O médico Paulo Sergio Viana publicou na internet uma resenha sobre o livro La Lingvo Serena, de Baldur Ragnarsson.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado