pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Abril 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

O programa Espiritismo-Evangelho-Esperanto agora pode ser ouvido a qualquer momento na Internet. As gravações estão disponíveis no site da Rádio Rio de Janeiro, emissora que leva ao ar a atração há 37 anos.

Esta modalidade de veiculação de material radiofônico pela rede chama-se podcast. Para acessar o material, basta clicar no nome do programa, no menu esquerdo da página.

Espiritismo-Evangelho-Esperanto é produzido por Elmir dos Santos Lima, sob os auspícios da Federação Espírita Brasileira. Ao longo de 15 minutos, são apresentadas noções básicas da doutrina espírita e trechos das obras básicas de Allan Kardec.

O programa, inteiramente bilíngue, encontra-se no endereço radioriodejaneiro.am.br.

 

Reportagem sobre evento esperantista no YouTube

 

Um vídeo com a reportagem sobre o retorno das atividades sociais da Cooperativa Cultural dos Esperantistas está disponível na Internet. A filmagem foi feita na sede da instituição, no Centro do Rio, no dia seis de março. Ao final, o comunicador Givanildo Costa fala da importância dessas reuniões culturais para o movimento esperantista. A matéria pode ser vista no site esperantoilustrita.blogspot.com.

 

Esperantista, vítima do holocausto, homenageado na Alemanha

 

O esperantista alemão Max Joseph Metzger, foi homenageado por ocasião dos 70 anos da libertação do Campo de Concentração Brandenburg-Görden. Metzger, que também era vegetariano, abstêmio e pacifista, tem processo de beatificação em andamento no Vaticano, aguardando decisão do Papa Francisco.

Em 12 de março, Joseph Maria Ipfelkofer realizou uma palestra em esperanto em Brandemburgo. No dia seguinte, o mesmo palestrante promoveu mais uma preleção, desta feita na Paráquia de São José, em Berlim.

O evento teve lugar no salão paroquial, localizado onde Metzger viveu antes do encarceramento. Na cripta da mesma igreja encontra-se um memorial do esperantista.

 

Esperanto Ilustrita é sucesso no Facebook

 

O site de notícias Esperanto Ilustrita vem fazendo sucesso no Facebook. O novo fórum, mais informal do que do antigo blog, tem tido maior penetração junto ao público internacional. Até o momento quase mil pessoas já se tornaram seguidoras. A estratégia do site é utilizar, de modo conjugado, o máximo de plataformas digitais disponíveis, integrando cada vez mais a comunidade esperantista. Com isso, o Esperanto Ilustrita destaca-se entre os sites da mesma natureza. O endereço da página é facebook.com/esperantoilustrita.

 

Canadenses e americanos preparam congresso de esperanto

 

Esperantistas dos Estados Unidos e do Canadá vão realizar um congresso comum do idioma auxiliar neutro. As atividades terão lugar em Detroit, entre os dias 26 e 29 de julho. A organização está sob a responsabilidade da Associação Canadense de Esperanto e da entidade Esperanto-USA.

 

Encontro de esperanto no interior da Rússia

 

Entre os dias primeiro e três de maio, acontecerá o encontro esperantista EsPrimo 11. Neste ano, o evento terá lugar em Chelabinsk, na Rússia. O tema será "O caminho que seguiremos". Os organizadores aceitam sugestões de palestras e outros itens da programação. Detalhes no site ural.sib.org.

 

Simpósio de esperanto no Agreste pernambucano

 

Caruaru, cidade situada na região do Agreste de Pernambuco, promoverá o Quinto Simpósio Pernambucano de Esperanto. O evento está marcado para os dias 11 e 12 de abril. O tema será "Esperanto: benefícios do mundo todo para todo o mundo". A programação prevê palestras, curso-relâmpago, passeios e venda de artigos esperantistas. As atividades terão lugar no Teatro João Lyra Filho, situado na Avenida Visconde de Inhaúma, 999 - Maurício de Nassau, Caruaru (PE).

 

Esperanto volta aos rádios da França

 

Recomeçaram no dia 23 de fevereiro as transmissões do programa Esperanto-magazino. A atração é levada ao ar às segundas-feiras, a partir das 20h, pela Rádio Canal-Sud FM 92.2 MHz, de Toulouse, no sul da França. O programa, que tem uma hora de duração, deixou de ser irradiado por três semanas, em razão de problemas técnicos e por férias dos apresentadores. Semanalmente são veiculadas notícias, músicas, crônicas e entrevistas. Esperanto-magazino é uma coprodução do Centro Cultural de Esperanto de Toulouse e da revista Eurokka. Pela internet, é possível ouvir pelo site canalsud.net.

 

Esperanto: base para publicação de obra de Kardec no Japão

 

O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, será traduzido para a língua japonesa a partir do esperanto. A instituição religiosa Oomoto, do Japão, e a Federação Espírita Brasileira (FEB), firmaram parceria para a edição da segunda obra básica da Codificação Espírita na Terra do Sol Nascente.

O contrato de cessão de tradução e impressão foi assinado no dia dez de dezembro pelos presidentes da Oomoto Internacional, Shigeki Maeda, e da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho. A obra kardequiana será traduzida a partir da versão feita por Ismael Gomes Braga e Porto Carreiro Neto.

O Livro dos Médiuns, dado a público em 1861, é até hoje o maior tratado de paranormalidade escrito no mundo. Constitui continuação de O Livro dos Espíritos, também de Kardec. Apresenta a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o plano espiritual, o desenvolvimento da mediunidade e as dificuldades que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

Também por intermédio da Língua Internacional neutra o livro Nosso Lar, do espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier e publicado pela FEB, foi publicado em japonês, há alguns anos.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

* Estão sendo feitos esforços para a criação de uma entidade que coordene a juventude esperantista carioca.

* Começou no dia cinco de março o curso básico de esperanto na Biblioteca Popular Municipal Cruz e Souza, em Bangu.

* Ainda em Bangu, mais precisamente no calçadão do bairro, aconteceu, em sete de março, O Dia de Divulgação do Esperanto.

  • A televisão russa está preparando um filme em homenagem aos 125 anos de nascimento do escritor esperantista Vasilij Eroshenko.
  • O aplicativo para tablets e smartphones Esperanto Ilustrita foi tema de comentário feito no programa da Pola Ret-radio.
  • Entre os dias 22 e 29 de agosto acontecerá em San Benedetto del Tronto mais um Congresso Italiano de Esperanto.
  • A cidade de Martin, no interior da Eslováquia, promoverá, entre os dias 11 e 19 de julho, a Temporada de Verão de Estudos de Esperanto.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado