pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Agosto 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Um fato histórico para o movimento esperantista. No dia sete de julho, a Rainha da Inglaterra mandou publicar nota de congratulações por ocasião do Dia do Esperanto. O documento foi assinado pela senhora Sonia Bonici, responsável pela correspondência real.

Na carta consta que a Rainha Elizabeth II aprecia os ideais esperantistas e faz votos de um feliz dia do idioma, a ser comemorado em 26 de julho.

A iniciativa de encaminhar carta ao Palácio de Buckingham deve-se ao coidealista inglês Brian Barker, para quem Sua Majestade endereçou a missiva.

A notícia vem causando grande repercussão em todo o mundo.

 

Mais um app ensina o esperanto

 

A informática é cada vez mais aplicada ao ensino do esperanto. Notícias divulgadas nas redes sociais dão conta de que a Língua Internacional neutra foi incluída entre os 128 idiomas ensinados pelo aplicativo uTalk.

De acordo com o site da companhia Euro Talk, responsável pela iniciativa, a metodologia é voltada para o público jovem, privilegiando o aprendizado por meio de jogos e música. As lições são dadas em inglês.

O trabalho de preparação do curso foi feito em parceria com o portal Edukado.net. Fontes ligadas ao site disseram que a notícia do lançamento da versão em esperanto seria divulgada somente no Congresso Universal do idioma. No entanto, a Euro Talk antecipou-se em alguns dias.

O programa uTalk é destinado a usuários de iPhones e iPads, devendo ser baixado na App Store.

 

Semana espírita-esperantista no Distrito Federal

 

Entre os dias cinco e onze de setembro acontecerá a Quinta Semana Espírita-esperantista do Distrito Federal. Seis instituições da região vão promover palestras sobre o tema “O Espiritismo divulgado pelo Esperanto”.

A sessão de abertura ocorrerá nas instalações da Federação Espírita Brasileira, em Brasília. O início das atividades será às 19h.

A organização desta série de eventos é de responsabilidade da Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas.

 

Criado na Venezuela o Centro Esperantista de Pesquisa Científica

 

A Associação Venezuelana de Esperanto criou o Centro Esperantista de Pesquisa Científica. O novo grupo funciona nas dependências da Universidade Central da Venezuela, em Caracas.

De acordo com o presidente da entidade, Ricardo Coutinho Rodrigues, o objetivo é encontrar maneiras para proporcionar a evolução do idioma no mundo, aplicando-o às ciências.

O grupo já tem cerca de 70 participantes.

 

Encontro cultural esperantista em Bauru

 

Bauru, cidade localizada no Centro-oeste paulista, promoverá o 5° KUKO (Encontro Cultural de esperanto). As atividades estão marcadas para o dia 15 de agosto, das 14h às 17h.

O evento vai marcar os 50 anos da Sociedade Bauruense de Esperanto. De acordo com o presidente da entidade, José Mauro Progiante, o encontro será significativo para o movimento Esperantista local.

A programação será especial e coletiva. Cada participante poderá fazer uma apresentação de cerca de dez minutos, declaramando, cantando, palestrando ou mesmo reprensentando, desde que seja na Língua Internacional neutra.

As atividades terão lugar na Rua Batista de Carvalho, 433, sala 1403, no Centro de Bauru (SP).

A inscrição é gratuita. Os organizadores solicitam, porém, que os interessados confirmem a participação até 31 de julho, pelo telefone (14) 98103-5090 ou pelo correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Esperantistas em local privilegiado na Bienal do Rio

 

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro vai participar da Bienal Internacional do Livro deste ano. O evento terá lugar no Rio Centro, entre os dias três e 13 de setembro.

A entidade ficará situada no estande Q-09, ao lado da Globo Livros e da Editora Abril, numa via principal e em frente à praça de alimentação do Pavilhão Verde. No local, haverá venda de livros e distribuição de material de propaganda.

Periodicamente têm sido realizados treinamentos para os voluntários que irão trabalhar no estande.

 

Seleção Esperantista convocada para mais uma partida internacional

 

A Seleção do Esperanto entrará em campo para mais um show de bola internacional. No dia 31 de julho será disputada a Taça Zamenhof.

A partida terá lugar no Estádio Lambersart, em Lille, no norte da França, às seis da tarde, no horário local. O adversário será seleção profissional do Saara Ocidental.

A promoção é da Associação Mundial Esperantista de Futebol (TEFA).

 

Abertura do Congresso Universal de Esperanto será transmitida ao vivo

 

A solenidade de abertura do Centésimo Congresso Universal de Esperanto será transmitida ao vivo pela internet. A notícia foi divulgada no último final de semana pela comissão organizadora do evento.

As filmagens terão lugar em Lille, na França, no dia 26 de julho. Para assistir à transmissão é necessário inscrever-se.

Detalhes, no site (foto) http://blog-bilinguisme.fr/produits/uk2015malfermo/.

 

Congresso de esperanto no sul da Espanha

 

Entre os dias 30 de outubro e primeiro de novembro, Jerez de la Frontera, no sul da Espanha, receberá o 19º Congresso de Esperanto da Andaluzia. O tema das atividades é "Esperanto e Universidade". A organização do evento é de responsabilidade da Associação Esperantista Andaluza, com o apoio da Federação Espanhola de Esperanto.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

* Terminaram sem êxito as negociações financeiras entre a Associação Grega de Esperanto e a Associação Universal de Esperanto.

* Mais de 1800 pessoas já seguem o site Esperanto Ilustrita no Facebook.

* Estão abertas as inscrições para o Fundo Bachrich de Apoio a Bibliotecas.

* Começam no três de agosto os cursos de esperanto do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

* Cerca de mil panfletos de propaganda do esperanto serão distribuídos no próximo dia 26, em Vilnius, capital da Lituânia.

* Está definido para ocorrer em agosto de 2016, na cidade de Mérida, o congresso venezuelano de esperanto.

* Começou a circular a revista Balkana Verda Stelo.

* Entre os dias 30 de outubro e primeiro de novembro, Jerez de la Frontera, no sul da Espanha, receberá o XIX Congresso de Esperanto da Andaluzia.

 

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado