pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Outubro 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

O esperanto teve lugar de destaque na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio. A Associação Esperantista do Rio de Janeiro (AERJ) participou com um estande, localizado no Pavilhão Verde. No local, houve venda de publicações e distribuição de material de propaganda.

Uma equipe de colaboradores foi treinada para prestar informações precisas ao público e à imprensa. Lançaram-se três livros, entre eles uma obra inédita de Francisco Valdomiro Lorenz.

Mais de 700 pessoas subscreveram a mala direta da AERJ, mostrando interesse em frequentar cursos na instituição e no Niterói Esperanto Clube.

A participação esperantista na Bienal atraiu a atenção de pessoas de todo o mundo.

 

Campanha internacional em favor do Congresso Africano de Esperanto

Foi lançada uma campanha internacional em favor do próximo Congresso Africano de Esperanto. O evento terá lugar em Rumonge, na República do Burundi, entre os dias 13 e 20 de agosto de 2016. A organização é de responsabilidade da Comissão Africana da Associação Universal de Esperanto. O órgão conclamou as entidades esperantistas de todo o mundo a reunir recursos para custear a viagem dos congressistas. Cada instituição seria responsável por apadrinhar uma pessoa, e pagar-lhe os gastos com transporte. Detalhes pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Uma pitada de esperanto em evento gastronômico

Esperantistas eslovenos e húngaros participaram do Festival Internacional Bogračfest, em Lendava, na Eslovênia. Trata-se de um evento gastronômico e cultural, cujo prato principal é o bograč, uma espécie de ensopado de carne com batata e legumes, tradicional no Leste Europeu. Onze esperantistas compareceram, sendo que três foram os responsáveis pela preparação do prato. Além de saborear generosas porções de bograč, o pessoal divulgou a Língua Internacional neutra.

 

Esperanto Ilustrita supera a marca de dois mil seguidores

O site de notícias Esperanto Ilustrita atingiu a marca de dois mil seguidores no Facebook. Apesar de a maior quantidade de leitores residir no Brasil, é expressivo o número de pessoas dos mais variados países, dos cinco continentes. Com essa conquista, o Esperanto Ilustrita definitivamente se firmou entre os maiores sites do mundo a divulgar a Língua Internacional neutra. Para acessar, basta ir ao endereço www.facebook.com/esperantoilustrita.

 

Obituário: Manoel Vicente da Silva

Faleceu em 11 de setembro o esperantista Manoel Vicente da Silva, aos 88 anos. O passamento ocorreu no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, em decorrência de insuficiência respiratória. Manoel Vicente da Silva era barbeiro. Em seu salão, situado em Cordovil, mantinha o receptor sempre sintonizado na Rádio Rio de Janeiro. Frequentava o Tabernáculo Espírita Paulo e Estevão. Tinha o costume de gravar os programas da emissora, deixando caixas de fitas de várias épocas. Nas horas vagas, compunha músicas e poesias. Embora não dominasse o esperanto, amava-o considerando-se esperantista. O sepultamento aconteceu no Cemitério de Irajá, em 12 de setembro.

 

Encontro discute relação entre o esperanto e as leis morais

Está marcado para o dia 17 de outubro o XI Encontro Espírita Esperantista do Grupo Esperantista Porto Carreiro Neto. O tema será “O Esperanto e as Leis Morais”, a ser abordado pelo comunicador Givanildo Costa. As atividades terão início às 9h, nas instalações do Centro Espírita de Jacarepaguá, situado na Avenida Geremário Dantas, 655, no Pechincha.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

  • Entrou em circulação o mais novo número da revista Balkana Verda Stelo.
  • O Ministério das Relações Exteriores do Japão deu apoio oficial ao Encontro Nipo-coreano de Jovens Esperantistas, a ocorrer no dia 31 de outubro, em Shimonoseki, no sul japonês.
  • Entre 22 e 26 de janeiro de 2016 acontecerá em Manaus o Congresso Brasileiro de Esperanto.
  • A Associação Universal de Esperanto lançou o livro Interlingvo inter lingvoj.
  • O médico Paulo Sergio Viana publicou na internet uma resenha sobre o livro La Lingvo Serena, de Baldur Ragnarsson.
  • O curso de esperanto no site Duolinguo já bateu a marca de 120 mil alunos.
  • O livro Saluton, samideano, de autoria de Aloísio Sartorato, está à venda na livraria da Associação Universal de Esperanto.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado