pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Dezembro 2015

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

            O programador de computadores, Chuck Smith, é o destaque de capa da edição de dezembro da revista Esperanto. Na principal reportagem, Smith fala de suas criações, das quais a principal é a versão na Língua Internacional do aplicativo Duolinguo.

 O curso já atingiu a marca de 200 mil alunos, dos quais 150 se formam a cada dia. A revista é publicada pela Associação Universal de Esperanto e é distribuída aos associados.  

 

Editora Lorenz em festa

            A Editora Lorenz está completando 40 anos de atividades. A data será comemorada no dia de 12 de dezembro, na sede histórica da Federação Espírita Brasileira.

 As atividades terão início às nove e meia da manhã, com recepção e café.

 Às dez horas, o professor Affonso Soares vai palestrar sobre o tema “Lorenz: 40 anos a serviço de Evangelho, Espiritismo e Esperanto”.

 A entrada é franca. A sede histórica da Federação Espírita Brasileira está situada na Avenida Passos, 30, no Centro do Rio de Janeiro.

 

UNESCO vai homenagear o criador do Esperanto

 

Terminou em Paris, no dia 18 de novembro, a 38ª Conferência Geral da UNESCO. Entre os temas discutidos, destacaram-se os 70 anos da Entidade, bem como a efetivação das metas de desenvolvimento sustentável para o ano 2030.

 O evento trouxe uma boa notícia para o movimento esperantista. O centenário de falecimento do criador do idioma, Lázaro Luís Zamenhof, foi incluído entre as 53 datas comemorativas às quais a UNESCO se associará no biênio 2016-2017.

 De acordo com a Associação Universal de Esperanto, trata-se de mais um ato de reconhecimento da Língua Internacional neutra por parte daquela Entidade. Desde 1954, a instituição máxima do movimento esperantista mantém relações oficiais com a ONU e a UNESCO.

 

Novo livro didático

            O professor carioca Azuil Vasconcellos lançou o livro Progresiga Esperanto - por meza kurso. Trata-se do segundo volume, de uma série de três, que forma um curso completo da Língua Internacional neutra. A obra foi publicada pela Editora Baraúna. Progresiga Esperanto - por meza kurso contém 169 páginas, e pode ser encomendada pelo site  www.editorabarauna.com.br.

 

Livros espíritas em esperanto iluminam o mundo

            “Obras espíritas – luz para o mundo”. Este é o tema do Nono Encontro Brasileiro de Esperantistas Espíritas. As atividades vão acontecer nos dias 26 e 27 de janeiro de 2016, em Manaus. A palestra de abertura será proferida pelo professor Lício de Almeida Castro, ex-presidente da Liga Brasileira de Esperanto. O evento terá lugar na Fundação Allan Kardec, situada no bairro Adrianópolis, na capital amazonense.  

 

Uma galeria de esperantistas ilustres

            Foi lançado na Grécia o livro Sur la Paŝoj de Doktoro Esperanto – La Posteuloj. O autor é o ateniense Kostas Kiriakos. Trata-se de uma espécie de galeria de esperantistas de destaque, contendo 1042  nomes, de 97 países, apresentados em verbetes.

Kiriakos pesquisou toda a história do movimento em prol da Língua Internacional Neutra, e coletou nomes que vão desde o pioneiro Antoni Grabowski à jovem húngara Veronika Póor.

 De acordo com a página da Associação Grega de Esperanto no Facebook, o escritor escolheu figuras que contribuem na “construção fundamentada por Zamenhof”. O livro Sur la Paŝoj de Doktoro Esperanto – La Posteuloj surge 85 anos depois da primeira edição da Enciclopédia de Esperanto.

 

Comerciantes discutem possibilidades de uso do esperanto no mercado internacional

            Mais de cem comerciantes esperantistas reuniram-se na China, entre os dias 31 de outubro e primeiro de novembro. A Nona Convenção Anual de Comércio em Esperanto aconteceu na Faculdade Tecnológica e Comercial de Wuhan. Além de chineses, compareceram pessoas de diversos países, como Coréia, Itália e até do Brasil.

 Entre os assuntos discutidos constou um plano para a abertura de departamentos de comércio baseados no uso da Língua Internacional Neutra em universidades chinesas. Ao final, chegou-se a um total de dez acordos de colaboração e algumas propostas de auxílio mútuo.

 A Faculdade Tecnológica e Comercial de Wuhan anunciou que pretende iniciar um curso do idioma em setembro de 2016. 

 

Esperanto é destaque em festival mundial de bonecas

            O movimento esperantista participou ativamente do Quinto Festival Mundial de Bonecas. O evento aconteceu entre os dias 10 e 18 de outubro, em Higashikagawa, no Sul do Japão. Aproximadamente 15 mil pessoas visitaram a mostra. Foram expostas cerca de mil e quatrocentas bonecas, de 70 países, vestidas em trajes típicos.

A coleção foi conseguida por meio de doações de esperantistas de todo o Planeta. As peças foram apresentadas ao público em estandes, localizados por toda a cidade. A iniciativa despertou a atenção do público e da imprensa local.

 Foram destaques do festival o cantor francês Jo Mo e grupos de danças folclóricas de várias nacionalidades. O Comitê do Festival Mundial de Bonecas, organizou a exposição com o apoio da Embaixada Francesa no Japão, Instituto Franco-Japonês, Associação Universal de Esperanto e Esperanto France.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

* O mais novo programa radiofônico do clube Varsóvia Vento está disponível na internet.

* Foi um sucesso a palestra realizada pelo professor italiano Renato Corsetti, na Cooperativa Cultural dos Esperantistas.

* O blog em esperanto do diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista José de Paiva Netto, está disponível no endereço www.paivanetto.com/eo.

* No dia 13 de dezembro, a Federação Mexicana de Esperanto vai promover uma festa em homenagem ao criador do idioma.

* Mais de 2200 pessoas já seguem a página da revista Esperanto Ilustrita no Facebook.

* Foi um sucesso a primeira reunião do comitê organizador do próximo Congresso Universal de Esperanto, em Nitra, na Eslováquia.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado