pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Rádio Rio de Janeiro lançou dois programas inteiramente falados em esperanto. Ambos têm 25 minutos de duração, com transmissão exclusiva pela internet. O primeiro, chamado “Esperanto, la Lingvo de Frateco”, é de cunho neutro, apresentando notícias, entrevistas, músicas, curiosidades e poesias. O outro, intitulado “La Konsolanto” (O Consolador), tem caráter doutrinário, abordando aspectos básicos das obras fundamentais de Allan Kardec.

O lançamento aconteceu no final de novembro. A reação do púbico internacional não tardou e até surpreendeu. Em menos de uma semana, dezenas de mensagens de diversas partes do mundo têm sido recebidas por e-mail e pelas redes sociais. As novas produções têm periodicidade mensal e estão disponíveis em www.radioriodejaneiro.am.br.

Regata esperantista na  Itália

 

Falantes do esperanto e amantes de esportes náuticos vão realizar algo inovador. Entre os dias primeiro e cinco de junho de 2016, acontecerá uma regata esperantista. Os velejadores vão cruzar o Golfo de Gênova, no nordeste da Itália. A participação é aberta a todos os interessados, inclusive iniciantes. A organização é de responsabilidade do Grupo Esperanto-Tigullio, filiado à Federação Italiana de Esperanto. 

 

Juventude esperantista lança concurso internacional

 

A Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO) lançou um concurso. O objetivo é possibilitar a participação de jovens no próximo congresso internacional da entidade, a realizar-se em Vroclav, na Polônia, entre 16 e 23 de julho de 2016. A data-limite para o envio dos formulários é seis de janeiro. O regulamento foi publicado no site www.tejo.org

 

Lançado no Japão , traduzido do esperanto

 

No dia 19 de dezembro, foi lançada oficialmente a edição japonesa de de Allan Kardec. O trabalho de tradução foi iniciado há 30 anos pelo esperantista Shigeki Maeda, adepto da religião Oomoto, com base na edição em esperanto, publicada pela Federação Espírita Brasileira.

O acordo de cessão de direitos de tradução e publicação foi celebrado em 10 de dezembro de 2014, na sede da FEB, em Brasília. Pelas redes sociais, Maeda anunciou que a obra pode ser encomendada em todas as livrarias do Japão. 

 

Esperantistas participam do Fórum Europeu da Juventude

 

A Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO) participou do Fórum Europeu da Juventude. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, em Madri, na Espanha. Michael Boris Mandirola, Oleksandra Kovyazina e Leon Schnelldorfer, membros da Comissão de Assuntos Externos da TEJO, participaram das atividades. Os principais temas discutidos foram mudanças climáticas, integração de refugiados e apoio financeiro a instituições juvenis.

 

Associação Venezuelana de Esperanto tem nova diretoria

 

A Associação Venezuelana de Esperanto tem nova diretoria. Em assembleia realizada em Caracas, no dia 29 de novembro, além de ter sido escolhido e empossado o novo corpo diretor, foram aprovados o balanço contábil e o relatório de atividades. O presidente é Ricardo Coutinho. Juan Miranda é o vice. Decidiu-se também o reajuste na anuidade, devendo a situação ser reavaliada em junho, tendo em vista a situação econômica do país.

 

Havana realiza mais um Congresso Cubano de Esperanto

 

Entre os dias 18 e 22 de novembro aconteceu em Havana o Sexto Congresso Cubano de Esperanto. As atividades se desenvolveram na sede da União Nacional de Arquitetos e Engenheiros, com ampla cobertura da imprensa. Participaram 134 esperantistas, vindos de 10 países, inclusive do Brasil. O tema do evento foi “Línguas e culturas: identidade na diversidade”. Como resultado do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos, a presença de norte-americanos foi maior neste ano. O professor Duncan Charters falou sobre “Tecnologia e ensino de Esperanto”.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

* A Associação Universal de Esperanto deu partida ao período de eleição de Comissários B.

* Faleceu no dia dois de dezembro, em Berlim, na Alemanha, o esperantista Ignat Bociort, de 91 anos.

* Animais: este será o tema do próximo Congresso Infantil de Esperanto, a ser realizado em uma fazenda-escola, em Nitra, na Eslováquia, entre 23 e 30 de julho de 2016.

*   Os novos programas em esperanto da Rádio Rio de Janeiro vêm alcançando surpreendente repercussão internacional.

* O Nono Encontro Brasileiro de Esperantistas Espíritas vai acontecer nos dias 26 e 27 de janeiro de 2016, em Manaus.

* A Editora Lorenz publicou mais uma edição do informativo Komunikoj.

* Apesar do medo provocado pelos recentes ataques terroristas, a vida em Paris vai aos poucos voltando ao normal.

* O programador de computadores Chuck Smith é o destaque de capa da edição de dezembro da revista Esperanto

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado