pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Fevereiro 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

            Falantes do esperanto e amantes de esportes náuticos vão realizar um evento inovador. Entre os dias primeiro e cinco de junho, acontecerá uma regata esperantista. Os velejadores vão cruzar o Golfo de Gênova, no nordeste da Itália. A participação é aberta a todos os interessados, inclusive iniciantes. A organização é de responsabilidade do Grupo Esperanto Tigullio, filiado à Federação Italiana de Esperanto.

 

Poeta esperantista retorna à Pátria da Verdade

O Parnaso Esperantista está mais rico; o plano espiritual tem mais poesia. Desencarnou o poeta baiano Manoel Borges dos Santos, mais conhecido como Dokito.

O passamento ocorreu em 16 de dezembro, em Muritiba, na Bahia. A notícia foi divulgada na internet pelo professor Adonis Saliba, que, no entanto, não revelou a causa-mortis.

Dokito atuou como advogado e professor das línguas portuguesa, inglesa e esperanto. Além de escrever, tocava sete instrumentos musicais.

Em 1981, foi agraciado com o Prêmio "Nova Talento", da Associação Universal de Esperanto. Na Língua Internacional Neutra, lançou o livro de poemas Pluraj Vibroj (Vibrações Plurais).

 

Festa esperantista em Taiwan

            Cerca de 30 pessoas participaram da festa em homenagem a Zamenhof, em Taiwan. O evento aconteceu no dia 19 de dezembro, na cidade de Pingtung. Esperantistas de diversos pontos do mundo enviaram mensagens de saudação.

 

Jornal catarinense abre espaço para o esperanto

            O jornal Palhoça em Foco, da cidade de Palhoça, no litoral catarinense, publica regularmente informações sobre a Língua Internacional neutra. Ao idioma é dedicada a coluna O Esperanto em Foco, assinada pelo professor Antônio Felix da Silva. Notícias sobre o movimento esperantista aparecem também noutras seções. O periódico pode ser lido em www.jbfoco.com.br.

 

Chineses lançam coletânea de poemas em esperanto

            Foi lançado na China o livro Promenado. Trata-se de uma coletânea de poemas de amor, escritos por mais de 60 esperantistas, de vários países, inclusive o Brasil. O trabalho de tradução foi feito pelo escritor chinês Liu Weijie.

 

Uma ótica fora do comum para tratar do processo informativo

            A editora russa Impeto publicou o livro Informo. O título, em português, significa Informação. A obra foi escrita por Sergei Strasnenko, e faz parte da série Biblioteca Familiar. O lançamento ocorreu em 28 de dezembro. O texto trata da informação como fenômeno geral. O autor aborda a essência, as formas, os efeitos, a existência e o funcionamento do processo informativo. De acordo com os editores, o livro é um tratado "um tanto fora do comum". Strasnenko baseou sua pesquisa na ótica do materialismo dialético.

 

Filme sobre o esperanto em produção nos EUA

            Em breve será lançado o filme Esperantujo (Terra do Esperanto). Trata-se de um documentário sobre o uso atual da Língua Internacional neutra. As filmagens foram feitas na França, durante o último Congresso Universal do idioma, e na Polônia. A criação e a direção estão sob a responsabilidade de Kasia Thomas e Eddy Anderson. O projeto tem o patrocínio da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. O trailer do filme pode ser visto em www.esperantujofilm.com.

 

Projeto leva educação a jovens na Fazenda Bona Espero

A Universidade da Brasília (UnB) iniciou um projeto em parceria com a Fazenda Bona Espero. A iniciativa foi firmada por meio do Centro de Estudos do Cerrado em Alto Paraíso, com o apoio do CNPq.

O objetivo é fixar a juventude no campo, evitando o êxodo rural. Ao longo de dois anos, ocorrerão aulas de agroecologia, agricultura familiar, segurança alimentar, proteção de nascentes e comunicação social.

Os alunos serão 50 jovens, escolhidos em cinco assentamentos da região. A direção da Fazenda Bona Espero recebeu de duas unidades do Rotary Club a quantia de seis mil reais, para aquisição de ferramentas de trabalho, a serem distribuídas entre os estudantes.

No local, ocorrem também atividades esperantistas, escotistas e espiritualistas.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

« O brasileiro Rafael Zerbetto é um dos novos redatores da revista chinesa El Popola Ĉinio.

« O Dia do Esperanto foi comemorado em diversas cidades da Espanha.

« O site Libera Folio publicou entrevista com Fabricio Valle, redator da revista Esperanto até abril deste ano.

« Foi oficialmente lançado o Almanako Lorenz 2016.

« O presidente da Associação Universal de Esperanto, o professor canadense Mark Fettes, dirigiu mensagem de ano novo ao movimento esperantista mundial.

« A revista El Popola Ĉinio publicou uma retrospectiva dos principais fatos ocorridos no movimento esperantista em 2015.

« Terminou hoje o Treinamento Linguístico de Inverno, realizado pelos esperantistas de Ecaterimburgo, na Rússia.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado