pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Março 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Havana receberá mais um Encontro Cubano de Esperanto. O evento acontecerá entre os dias 15 e 20 de março. A programação terá atividades artísticas, turísticas, palestras e um treinamento para divulgadores do idioma. A organização é da responsabilidade da Associação Cubana de Esperanto.

 

Mais um aplicativo ensina o esperanto

A Língua Internacional neutra foi incluída entre os 128 idiomas ensinados pelo aplicativo uTalk. De acordo com o site da companhia EuroTalk, , a metodologia é voltada para o público jovem, privilegiando o aprendizado por meio de jogos e música.  O trabalho de preparação do curso foi feito em parceria com o portal Edukado Ponto Net. As lições são dadas em inglês. O programa uTalk é destinado a usuários de iPhones e iPads, devendo ser baixado no App Store.

 

Escritor britânico lança livro de poemas em esperanto

A editora Mondial, de Nova York, publicou o livro Perversaj Rilatoj (Relações por versos), do escritor inglês Victor Sadler. Trata-se de uma coletânea de poemas, escritos entre 1977 e 2015. A obra está disponível nos principais sites especializados do mundo.

 

Esperantistas adotam animal em jardim zoológico

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro aconteceu em Praga, na República Tcheca, um evento que reuniu esperantistas protetores dos animais. Trata-se do Bestĝardeno 2016. A atividade teve lugar no jardim zoológico da cidade. Na ocasião, os participantes adotaram oficialmente o filhote de porco selvagem Emiĉka, enviando recursos financeiros à direção da entidade. Houve também piquenique e concursos culturais. 

 

Cantor amigo do esperanto retorna ao plano espiritual

Faleceu em Niterói, em três de fevereiro, o cantor Dulcydides de Oliveira Pinto. O sepultamento ocorreu no dia seguinte, no Cemitério Parque da Colina, localizado na mesma Cidade. O artista era casado com a pianista Therezinha de Maria, com quem recentemente lançou o CD Pasione. Embora não falasse o esperanto, Dulcydides de Oliveira Pinto ocasionalmente se apresentava em eventos ligados ao idioma. Sua última aparição se deu na Festa de Zamenhof, realizada na Cooperativa Cultural dos Esperantistas, no final de dezembro último. 

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 A Associação Mundial Esperantista Vegetariana mantém um espaço no Facebook, no endereço www.facebook.com/Tutmonda-Esperantista-Vegetarana-Asocio-337966255388.

  • A Associação Venezuelana de Esperanto criou o Centro Esperantista de Pesquisa Científica.
  • A Câmara Brasileira da Língua Internacional Esperanto e a companhia Z Editorial publicaram o livro Breve Panorama da Língua Internacional Esperanto.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado