pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Abril 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Presidente da UEA palestrou, pela internet, na Cooperativa Cultural dos Esperantistas, e declarou que a iniciativa merece ser aplaudida e imitada em todo o mundo.

Numa sessão memorável, o presidente da Associação Universal de Esperanto, o professor Mark Fettes, palestrou, na noite de 18 de março, na Cooperativa Cultural dos Esperantistas. A transmissão foi feita diretamente de Vancouver, no Canadá. O tema da preleção foi A importância da UEA na organização do movimento Esperantista mundial.

O evento ocorreu no âmbito do projeto Uma Janela para o Mundo. A cada mês, uma personalidade ligada à Língua Internacional neutra profere palestra por videoconferência. Os palestrantes anteriores foram Manuel Rovere, Anjo Amika e Renato Corsetti.

 

Audiência global

Pela primeira vez, internautas de todo o planeta puderam assistir à transmissão em tempo real. Muitos dirigiram perguntas e mensagens, tendo Fettes respondido a todos, na medida do possível. Pelo Facebook, foi significativo o número de comentários e manifestações de apoio.

A audiência média pela internet ficou em torno de 45 espectadores. Por sua vez, a sede da Cooperativa Cultural dos Esperantistas recebeu aproximadamente 20 pessoas. Marcaram presença membros da Liga Brasileira de Esperanto, Editora Lorenz, Associação Esperantista do Rio de Janeiro, BEJO (Organização da Juventude Esperantista Brasileira) e BEN (Botafogo Esperanto-nukleo). Também compareceram a cantora Dirce Sales, a atriz Tânia Paixão e o finlandês Bruno Lehtinen.

 

A palestra

O presidente da UEA elogiou a iniciativa da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Ao saudar o público, destacou que se trata de uma forma moderna de aliar a prática do esperanto ao uso dos atuais meios de comunicação. Para ele, o projeto Uma Janela para o Mundo merece ser aplaudido e copiado por outras entidades mundo afora.

Especificamente sobre o tema da reunião, Mark Fettes começou falando das metas estabelecidas quando do estabelecimento da Associação Universal de Esperanto, no início do século XX. Tratou da atividade da instituição, principalmente nos períodos de calamidades internacionais. Falou da importância dos serviços oferecidos pela UEA, para a difusão da cultura esperantista. Ao final, apontou algumas medidas que podem ser adotadas, com o fim de aprimorar a atuação da UEA, aproximando-a do público, tais como o incremento do uso da internet para o desenvolvimento da livraria virtual e da rede de delegados.

Fettes agradeceu pela oportunidade de dirigir-se mais particularmente ao público brasileiro, cujas atividades esperantistas há muito lhe despertam a atenção. Revelou que acalenta o desejo de visitar o Brasil nos próximos anos. Ao final, declarando-se satisfeito pela acolhida, ainda que “virtual”, colocou-se à disposição da Cooperativa Cultural dos Esperantistas para futuros convites.

 

Vídeo

A íntegra da reunião na qual discursou Mark Fettes pode ser assistida pelo site YouTube, no endereço https://youtu.be/T8ha9CX_A38.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado