pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Junho 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

       No dia cinco de maio, aconteceu em Israel uma série de homenagens às vítimas do Holocausto. No memorial Yad Vashem, em Jerusalém, um grupo de esperantistas pertencentes à Liga Israelense de Esperanto levou uma coroa de flores em nome da instituição. Os coidealistas Amri Wandel, Malka Zemeli e Shlomo Lehrman participaram da cerimônia. O grupo apareceu em reportagem apresentada no telejornal Mabat. Inúmeros esperantistas pereceram nos campos de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Entre eles, destacam-se as irmãs Lydia e Sofia Zamenhof, filhas do criador do idioma, mortas em Treblinka, na Polônia.

Congresso Católico de Esperanto na Eslováquia

       Entre os dias 16 e 23 de julho ocorrerá o Congresso Católico de Esperanto. O evento terá lugar em Nitra, na região oeste da Eslováquia. O tema das discussões será A Face da Misericórdia. A programação consistirá de palestras, missas, passeios e atividades artísticas.

Debates sociais em esperanto na Alemanha

       Entre os dias 16 e 23 de julho acontecerá o Congresso da SAT (Associação Apátrida Mundial). As atividades terão lugar em Herzberg am Harz, na região central da Alemanha. Trata-se de um evento voltado para a discussão de questões sociais, políticas e trabalhistas, tendo o esperanto como língua oficial. A programação prevê debates, palestras, passeios e apresentações musicais.

Novo curso de esperanto para usuários de Android

       O Instituto Internacional de Esperanto lançou um aplicativo para o ensino da Língua Internacional Neutra. O método é baseado no livro Esperanto per rekta metodo, do jornalista eslovaco Stano Marček. O aluno aprenderá de modo intuitivo as regras do idioma. Sem o uso de línguas nacionais, o conteúdo é apresentado por meio de figuras e sons tornado o processo leve e interessante. O programa é voltado para usuários de Android, e está disponível gratuitamente no Google Play.

Esperanto na Bienal 2017

       O esperanto estará presente na Bienal Internacional do Livro de 2017. Informação nesse sentido foi dada pelo presidente da Associação Esperantista do Rio de Janeiro, o professor Márcio Santos. Campanha para o aluguel de um estande foi anunciada no final do mês passado. Em nota publicada na internet, a direção da entidade declarou que toda a renda obtida a partir da venda do livro Baza kurso de Esperanto, do professor Fernando Pita, será revertida para o projeto.

Banda sueca confirma presença em congresso de jovens esperantistas

       O grupo musical La Perdita Generacio confirmou presença no próximo Congresso Internacional da Juventude Esperantista. A apresentação será no dia 21 de julho, em Vratislávia, no oeste da Polônia. Com um repertório que pode ser classificado como pop-rock alternativo, a banda é uma das preferidas dos jovens falantes do esperanto.

 

Encontro semanal de esperanto em Belo Horizonte

       Todas as quintas acontece um encontro semanal de esperanto em Belo Horizonte (MG). As atividades têm lugar no SESC Palladium, às 18h. O endereço é Rua Tupinambás, 956, no Centro de Belo Horizonte. Detalhes pelo telefone (31) 3270-8100.

Resgatado romance esperantista de Júlio Verne

       Depois de 111 anos, foi publicado o último romance de Júlio Verne. Trata-se de Viagem de Estudos, derradeiro título da série Viagens Extraordinárias. Na trama, o esperanto tem grande importância. Verne apoiava o idioma, chegando a prometer inclui-lo em um de seus romances. Em 1905, Michel Verne, filho do escritor, reescreveu a narrativa, eliminando todas as menções à Língua Internacional Neutra. O pesquisador espanhol Abel Montagut publicou nova edição, repondo os nomes e temas da versão original, respeitando o estilo verniano. Entre os três capítulos suplementares destaca-se o intitulado Júlio Verne e o esperanto. A obra Terranegra: a última viagem extraordinária veio a público pelas Edições Paganel.

 

Nova edição de programa em esperanto da Rádio Rio de Janeiro

       Está na internet a edição de maio do programa Esperanto, la Lingvo de Frateco, da Rádio Rio de Janeiro. A atração, inteiramente falada na Língua Internacional Neutra, vem recebendo elogio de esperantistas de diversas partes do mundo. O destaque do mês é o compacto da palestra proferida pelo presidente da Associação Universal de Esperanto, Mark Fettes, realizada em março, na Cooperativa Cultural dos Esperantistas. A recém-falecida juíza sérvia Tereza Kapista foi homenageada. O programa também traz músicas e notícias. Esperanto, la Lingvo de Frateco pode ser ouvido no site da Rádio Rio de Janeiro, em www.radioriodejaneiro.am.br.


Um giro pelo movimento esperantista

  • Chegou ao mercado a empresa esperantista Reto Nova, dos empresários brasileiros Fabrício Valle e Paulo Lima.
  • Está marcado para o dia cinco de junho mais um Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba, em Lorena (SP).
  • O movimento esperantista participou do 10º Festival de Teatro da Turquia.
  • A revista russa La Ondo de Esperanto começou a publicar suas edições eletrônicas no formato ePub, para tablets e leitores de livros virtuais.
  • A Associação Universal de Esperanto publicou mensagem por ocasião do Dia Internacional das Famílias, ocorrido em 15 de maio.
  • Entre 26 e 28 de agosto, acontecerá o 11º Encontro Venezuelano de Esperanto.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado