pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Setembro 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Língua Internacional Neutra foi amplamente divulgada nas Olimpíadas. Além da presença de Walter Fontes, o Atleta do Esperanto, no Parque Olímpico, na Barra de Tijuca, outras iniciativas de propaganda foram realizadas. Em 10 de agosto, houve panfletagem na Praça Mauá, na área do Museu do Amanhã. Três dias depois, as atividades ocorreram no Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Na manhã de encerramento, a concentração ocorreu no Parque Madureira, em frente aos anéis olímpicos.

 

Atleta do Esperanto é medalha de ouro em desportividade nas Olimpíadas

 

O maratonista fluminense Walter Fontes, internacionalmente conhecido como “O Atleta do Esperanto”, mereceu uma simbólica medalha de ouro em esportividade. Em fins do ano passado, foi indicado e eleito por internautas de todo o Brasil para participar do Revezamento da Tocha Olímpica. Quando esta passou por Niterói, há uma semana, foi ignorado pelos organizadores, ficando de fora da festa.

 

Como um mestre de judô, deu um ippon na decepção e foi para o Parque Olímpico trabalhar como voluntário. Ali, auxiliou na recepção dos torcedores que se dirigiam à Arena da Barra. Mais do que isso: colocou na parte de cima de sua credencial a informação de que falava esperanto. Assim, o voluntário bilíngue foi o único nas Olimpíadas 2016 a divulgar e usar a Língua Internacional Neutra.

 

A iniciativa do “Atleta do Esperanto” recebeu inúmeros elogios de pessoas de todo o mundo. Uma esperantista russa definiu bem a atitude de Walter Fontes: “no entanto, ele venceu”.

 

Dois brasileiros na diretoria da Associação Universal de Esperanto

 

Dois brasileiros foram escolhidos para integrar a direção da Associação Universal de Esperanto. Emílio Cid vai assumir a pasta de Comunicação e Informação. O jovem Fernando Maia Júnior foi eleito Komitatano C, integrando também a Comissão de Finanças. Além deles, já atuam na entidade Rafael Zerbetto e Juliana Evandro, vice-presidente da Organização Mundial da Juventude Esperantista.

 

Meio-campista brasileiro é o craque da seleção esperantista

 

O meia brasileiro Pedro Paulo Freitas, o Paulinho, camisa 10 da Seleção do Esperanto, marcou três dos quatro gols no jogo contra o ZMOS Slovakia. A partida foi realizada no dia 28 de julho, durante o congresso universal do idioma, em Nitra. O selecionado esperantista é o time oficial da Associação Mundial de Futebol e Esperanto (TEFA), membro do NF Boards. O jogo terminou com 5 a 4 para o time da casa, que virou o placar nos últimos minutos, vencendo a Copa Zamenhof.

 

Emoção em novo documentário em esperanto

 

Foi lançado o filme Além do Estreito da Flórida. Trata-se de um documentário de 30 minutos, que registra a primeira visita legal de esperantistas norte-americanos a Cuba, após 54 anos de proibição. A película enfatiza o auxílio que o esperanto pode prestar em tais situações. A direção é do jornalista brasileiro Fábio Monteiro, com texto do cubano Orlando Raola. A obra pode ser vista no https://youtu.be/6UP9xNdkDsE. 

 

Lançado aplicativo de palavras-cruzadas em esperanto

 

Esperantistas fãs de palavras-cruzadas não vão perder esta oportunidade. Foi lançado o jogo WordCrex, disponível para usuários de iPhone e iPad. Vários jogadores podem disputar os jogos ao mesmo tempo. De acordo com os desenvolvedores, o aplicativo contempla mais de 40 idiomas. O WordCrex pode ser baixado na App Store.

 

Congresso Universal de Esperanto em Portugal

 

Portugal vai receber o Congresso Universal de Esperanto de 2018. A notícia foi divulgada no dia 30 de julho, em Nitra, na Eslováquia. As atividades serão realizadas na capital, Lisboa.

 

Esperantista brasileiro premiado no exterior

 

O brasileiro Rafael Zerbetto foi premiado na categoria ensaio, do Concurso de Artes da Associação Universal de Esperanto. O texto laureado é intitulado A influência do esperanto na obra de João Guimarães Rosa. Rafael Zerbetto atualmente trabalha na redação a revista chinesa El Popola Chinio.

 

Notícias do mundo em esperanto

 

Foi lançado o site Tutmonda Taglibro (Diário Mundial). Trata-se de uma página com as principais notícias mundiais, traduzidas para o esperanto. O objetivo é exercitar a escrita e a leitura na Língua Internacional Neutra. O material é organizado pelo esperantista brasileiro Paulo César Pires. O endereço é www.redaktejo.wordpress.com.

 

Gigante da comunicação lança concurso de filmes em esperanto

 

A Rádio Internacional da China lançou mais uma edição do concurso de filmes de curta-metragem em esperanto. O tema do certame é “Teo kaj Amo” (Chá e amor). Pessoas de todo o mundo podem participar. A data-limite para envio do material é 30 de novembro. A cerimônia de premiação ocorrerá em abril de 2017, na cidade de Hangzhou. O regulamento está disponível no site www.esperanto.cri.cn.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

* A cidade de Sorriso, no Mato Grosso, vai receber o próximo Congresso Brasileiro de Esperanto.

* O canal de filmes da Associação Universal de Esperanto, no YouTube, foi inteiramente reformulado: https://www.youtube.com/user/UEAviva.

* Ocorrerá em Manhuaçu, no dia 25 de setembro, o 10º Encontro de Esperanto da Zona da Mata Mineira.

* Foi lançada a mais nova edição da revista La Lampiro, da Associação Paulista de Esperanto.

* Matéria sobre a seleção esperantista de futebol foi publicada ontem pela imprensa argentina.

* A Liga Brasileira de Esperanto retomou as doações de livros a bibliotecas do País.

* A Associação Universal de Esperanto mantém uma campanha permanente para divulgar o idioma na mídia.

* Os novos programas em esperanto da Rádio Rio de Janeiro vêm recebendo elogios de internautas de diversos países.

* O Taguatinga Esperanto-klubo completou 23 anos de atividades.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado