pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Novembro 2016

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Novidades no ar! A Liga Internacional de Radioamadores Esperantistas (ILERA) lançou um concurso mundial. O objetivo é demonstrar a efetividade do esperanto nas comunicações, aumentando o uso do idioma no meio radiofônico. Serão conferidos diplomas aos radioescutas que fizerem relatos de captação de transmissões na Língua Internacional Neutra, realizadas no dia 19 de novembro, da 0h às 23h59 (UTC). Serão consideradas somente as faixas e frequências de ondas curtas tradicionalmente utilizadas pela ILERA. O regulamento está disponível no endereço www.facebook.com/esperanto.ilera.

Caravana brasileira para o Congresso Africano de Esperanto

Esperantistas brasileiros estão organizando uma caravana para participar do Sexto Congresso Africano de Esperanto. O evento acontecerá entre os dias 24 e 31 de dezembro, na Tanzânia. No pacote está incluída uma visita à África do Sul. Contato com Arnaldo Rebelato pelo telefone (61) 3367-3357, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No ar o mais novo programa da Rádio Esperanto

Está disponível na internet mais um programa da Rádio Esperanto. Trata-se do podcast da revista La Ondo de Esperanto, produzida na Rússia, por Alexander Korjenkov e Halina Gorecka. Música, notícias e crônicas são os destaques desta audição. A gravação pode ser acessada no endereço www.sezonoj.ru.


Filme brasileiro com legendas em esperanto estreia na internet

O filme “Eu estava lá” já pode ser visto na internet, com legendas em esperanto. A iniciativa tem como objetivo divulgar a obra em nível internacional. Trata-se de um misto de documentário e drama, sobre a vida do médico José Corsino Filho, internado aos 12 anos em colônias para portadores de hanseníase. A direção é de Abelardo de Carvalho, com tradução para o esperanto de Givanildo Costa. “Eu estava lá” está disponível no site YouTube, no endereço http://youtu.be/Apq2P0PMtuI


Esperanto inspira grupo espanhol

A Língua Internacional Neutra serviu de inspiração para o grupo musical espanhol Cronómetrobudú. A banda acaba de lançar o CD Esperanto. Na contracapa há referências o idioma. Na primeira faixa é declamado o poema “Ho! Mia kor'!”, de Lázaro Luís Zamenhof. O disco vem sendo divulgado na Espanha e no México.


Ensino do esperanto é tema de evento na Holanda

A Associação Universal de Esperanto promoverá, no dia 26 de novembro, mais um Dia de Portas Abertas, em sua sede, localizada em Roterdã, na Holanda. Esta edição do evento será dedicada aos estudantes da Língua Internacional Neutra. Sobre o tema vai palestrar a professora Mireille Grosjean.


Relançadas duas pérolas do rock esperantista

Os dois primeiros discos da banda sueca Persone foram relançados. Trata-se dos trabalhos En la spegulo e Povus esti simple, do final da década de 80 e início da de 90. A reedição de ambos os álbuns foi realizada pela gravadora francesa Vinilkosmo. O material está disponível somente em formato digital, no endereço www.vinilkosmo-mp3.com.


Mais de dez mil reais de prêmio para criação de site em esperanto

A Associação Universal de Esperanto lançou um concurso internacional para a renovação do site Esperanto.net. O vencedor receberá a quantia de três mil euros, o equivalente a pouco mais de dez mil reais.


Um giro pelo movimento esperantista:

* Faleceu no dia 29 de setembro o esperantista alemão Reinhard Haupenthal.

* O advogado Hélder Lopes está ensinando esperanto na Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

* O grupo esperantista Frateco, da província de Aragão, na Espanha, lançou o livro "Hispana Lirika Antologio".

* A banda de rock esperantista brasileira BaRok' lançou o CD Sovagha animo (Alma selvagem).

 

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado