pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Fevereiro 2017

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Cooperativa Cultural dos Esperantistas instituiu o Prêmio Zamenhof de Cultura. Anualmente, será homenageada uma personalidade de destaque no meio esperantista. A honraria baseia-se no tradicional prêmio “O Esperantista do Ano”, criado pela editora russa Sezonoj, que, porém, é criticado por somente distinguir pessoas da Europa. O primeiro laureado foi o comunicador Givanildo Costa, por sua vida dedicada à difusão do idioma. A entrega aconteceu no dia sete de dezembro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

 

Revista Esperanto mais uma vez em busca de novo redator

 

A Associação Universal de Esperanto abriu processo de seleção para o cargo de redator da Revista Esperanto . O órgão mais importante da imprensa esperantista mundial vem sofrendo críticas devido à circulação irregular e à deficiência de conteúdo. O problema começou desde a saída do brasileiro Fabrício Valle, em março de 2016. O atual redator, o húngaro Attila Kaszás, não conseguiu manter o nível de seu antecessor, nos aspectos visual e editorial. O trabalho do novo redator será apresentado na edição de abril deste ano. Em outubro, será decido se o contrato será renovado para o próximo ano.

 

Cultura, artes e esportes no Congresso Africano de Esperanto

 

Entre os dias 24 e 31 de dezembro, aconteceu o Sexto Congresso Africano de Esperanto. As atividades ocorreram na Tanzânia. Inscreveram-se pouco mais de cem pessoas, das quais compareceram 74, vindas de 14 países, inclusive do Brasil. O tema do encontro foi Esperanto: instrumento para a paz e o desenvolvimento . A programação contou com palestras, aulas e apresentações artísticas. O destaque foi uma partida de futebol entre a seleção dos congressistas contra uma equipe local. A resolução final do congresso foi publicada na página da Comissão Africana da UEA, no Facebook.

 

Adiado o lançamento da edição eletrônica do Heroldo de Esperanto

 

O Grupo Social Lexus informou que não pôde lançar a edição virtual do Jornal Heroldo de Esperanto . A estreia estava prevista para o dia primeiro de janeiro, mas não ocorreu por motivos técnicos. De acordo com o jornalista Fabrício Valle, embora a questão esteja sendo resolvida, não será fixada uma nova data para o lançamento. Valle declarou ainda que o atraso não prejudicará os assinantes.

 

Exposição esperantista segue em cartaz na Ilha do Governador

 

A exposição audiovisual intitulada Vulkanoj continua em cartaz na Ilha do Governador. A mostra, alusiva ao esperanto, tem curadoria de Renaud Hetmanek, artista plástico e apresentador do programa Arte em Exposição , da Rádio Rio de Janeiro. A exibição ocorre de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h, na Biblioteca Popular Municipal Euclides da Cunha, situada na Praça Danaides, s/nº, no Cocotá. Nota sobre o evento foi publicada em 31 de dezembro do site do Jornal do Brasil .

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

* Entre os dias dois e cinco de junho acontecerá em Freiburg o Congresso Alemão de Esperanto.

* O livro Pasporta Servo 2017 sairá no início do próximo mês.

* A Editora Lorenz publicou mais uma edição do informativo Komunikoj .

* A Associação Universal de Esperanto abriu processo de seleção para interessados em trabalhar no escritório africano da entidade.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado