pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Junho 2017

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Rádio Rio de Janeiro: nova edição de programa espírita em esperanto

A Rádio Rio de Janeiro lançou na internet mais uma edição do programa La Konsolanto. O destaque é a entrevista com Sandro Moreira Alves, presidente da Associação Brasileira de Esperantistas Espíritas. Na parte doutrinária, prosseguem os comentários sobre a Introdução de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. La Konsolanto somente pode ser ouvido pelo site www.radioriodejaneiro.am.br.

Rede social esperantista já é sucesso entre usuários de dispositivos móveis

O aplicativo da rede social esperantista Amikumu está fazendo sucesso. O programa, lançado em 22 de abril, está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Dados recentes informam que mais de mil usuários do sistema Android já baixaram e estão utilizando. A avaliação tem sido positiva, com comentários elogiando os objetivos e a funcionalidade do produto. De zero a cinco, a nota média dada pelos internautas é de 4,9. Essas informações não estão disponíveis para o sistema iOS.

Congresso concorrido na Espanha

Perto de cem pessoas se inscreveram no Congresso Espanhol de Esperanto. As atividades vão acontecer entre 23 e 25 de junho, em Teruel, na província de Aragão. De acordo com os organizadores, cerca de 20 congressistas provêm de outros países, de quatro continentes. Um dos pontos altos do evento será a homenagem ao criador da Língua Internacional Neutra, o médico Lázaro Luís Zamenhof, por ocasião da passagem dos cem anos de seu falecimento. Informações e inscrições pelo endereço www.esperanto.es.

Cultura será a tônica do Congresso Alemão de Esperanto

Guerra e paz: este é o tema do próximo Congresso Alemão de Esperanto. O evento vai acontecer entre os dias dois e cinco de junho, em Freiburg. A programação será rica, do ponto de vista cultural. Estão marcados sete passeios. O centenário do falecimento do criador do idioma, o médico polaco Lázaro Luís Zamenhof, será lembrado.

Músico francês lança LP de músicas em esperanto

O músico esperantista Eric Languillat lançou mais um disco do projeto musical Inicialoj D. C. O título do álbum é La Granda Aventuro. As faixas podem ser classificadas como pop-eletrônico. A novidade do lançamento é a que obra está disponível em LP, além de CD e formato digital.

Esperantistas em prol da união das Coreias

Está marcado para o dia dois de julho a Convenção Internacional para a União das Coreias. As atividades vão acontecer no Parlamento Sul-coreano, em Seul. A língua de trabalho será o esperanto. Os discursos serão traduzidos para o idioma local. Confirmaram presença representantes de vinte países. O Brasil será representado pelo médico João Santos, diretor da Editora Lorenz. O evento está inserido no programa do próximo Congresso Universal de Esperanto.

Um giro pelo movimento esperantista:

* No dia 27 de maio, Esperantistas participaram de um evento de jardinagem na Alemanha.

* A Federação Espírita Brasileira lançou a versão em audiolivro de O Evangelho Segundo o Espiritismo, em esperanto.

* A editora russa Impeto publicou o livro Subtera Suno (O Sol subterrâneo), contendo fábulas da autoria de Dmitrij Ŝevĉenko e Anna Striganova.

* A Sociedade Esperantista de Bialystok lançou o livro Mi inventas la mondon, contendo poemas do escritor polonês Wisława Szymborska.

* A rede social russa Vkontakte lançou versão em esperanto.

* Entrou em circulação a revista científica Enguruo, totalmente escrita em esperanto.

* A cada três meses, acontece em Praga, na República Checa, uma missa em esperanto.

* O Museu do Esperanto de Viena, na Áustria, adicionou cinco coleções de periódicos ao seu acervo virtual.

* Entre os dias oito e 30 de maio esteve em cartaz na biblioteca pública de Aguilar de Campoo, na Espanha, uma exposição de painéis da Federação Espanhola de Esperanto.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado