pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Julho 2017

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

O comissário da União Europeia para Saúde e Segurança Alimentar, o lituano Vytenis Andriukaitis, discursou na Língua Internacional neutra durante o recém-terminado Congresso Alemão de Esperanto. O evento aconteceu em Freiburg, entre os dias dois e cinco de junho. Andriukaitis aprendeu o idioma nos anos 70. No discurso, ele falou sobre o criador do idioma, Lázaro Luís Zamenhof, que em 1915 propôs a criação dos Estados Unidos da Europa, algo parecido com a atual União Europeia. A imprensa local destacou o fato. De acordo com o site Libera Folio, a participação de ocupantes de postos de relevo em eventos esperantistas é importante para a imagem pública do esperanto.

 

Literatura marcou o Congresso Espanhol de Esperanto

Entre os dias 23 e 25 de junho aconteceu o Congresso Espanhol de Esperanto. As atividades ocorreram em Teruel, na região central da Espanha, entre Saragoça e Valência. Um dos destaques da programação foi o lançamento da versão em castelhano do livro “A rua Zamenhof”.


Esperanto entre as línguas de dicionário de medicina

O esperanto está incluído entre as oito línguas do recém-lançado Dicionário Enciclopédico de Medicina. A obra é de autoria do médico e professor universitário croata Jozefo Marević. De acordo com o autor, o livro foi concebido para ser acessível ao público em geral. Ao todo, são cerca de 50 mil verbetes, distribuídos em mais de três mil páginas. As principais línguas dos vocábulos traduzidos são o latim, o grego e o esperanto. As demais são francês, inglês, alemão, espanhol e italiano.

 

Campanha para a libertação de esperantista preso em Moscou

Esperantistas de Moscou aderiram a uma campanha para a liberação do também esperantista Dmitrij Bogatov, de 25 anos, preso no dia seis de abril, acusado de instigação à desordem pública. Organizações de direitos humanos reconheceram-no como preso político. Manifestações por sua libertação aconteceram no fim de junho, na capital russa, com o apoio do movimento esperantista local. Dmitrij Bogatov é membro da Associação Moscovita de Esperanto MASI.

 

Lançado canal de clipes infantis em esperanto

Foi lançado no YouTube o canal “Babelo Filmoj”. Trata-se de um espaço virtual para a veiculação de filmes infantis musicais em esperanto. O mais novo clipe disponível é intitulado “Dek bovinoj”. A iniciativa partiu de um grupo de esperantistas espanhóis, como um dos projetos programados para o Seminário de Maturação de Ativistas, a realizar-se no âmbito do próximo congresso de esperanto daquele país.

 

Curso de esperanto na Região Oceânica de Niterói

Teve início no dia seis de junho um curso de esperanto na Região Oceânica de Niterói. As aulas acontecem às terças-feiras, às seis da tarde, sob a coordenação do professor Hudson Olivares. O local é o Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação, situado na Avenida Francelini Barcellos, 333, lote 5A, em Piratininga. Inscrições e informações pelo telefone (21) 3026-5831.

 

Lançado na Espanha livro sobre o criador do esperanto

A Federação Espanhola de Esperanto vai lançar o livro “La calle Zamenhof”. Trata-se da versão na língua de Cervantes da obra escrita por Roman Dobrzyński, publicada originalmente em polonês e esperanto. O autor apresenta uma entrevista com o neto do criador do idioma auxiliar neutro, Luís Zaleski-Zamenhof, na qual desfilam emocionantes recordações ligadas ao ideal esperantista. Noites de autógrafo com o escritor ocorreram em Madri, Saragoça e Teruel. A iniciativa é uma homenagem do movimento esperantista espanhol por ocasião do centenário de falecimento de Lázaro Luís Zamenhof.

 

Associação Universal de Esperanto abre dois escritórios na África

A Associação Universal de Esperanto abrirá dois novos escritórios na África. Eles estarão localizados em Lome, no Togo, e em Lokossa, em Benin. O objetivo da iniciativa é auxiliar o movimento esperantista e cuidar dos interesses da entidade no continente. O esperanto vem sendo intensamente divulgado no continente africano.

 

Músico francês lança LP de músicas em esperanto

O músico esperantista Eric Languillat lançou mais um disco do projeto musical Inicialoj D. C. O título do álbum é La Granda Aventuro. As faixas podem ser classificadas como pop-eletrônico. A novidade do lançamento é a que obra está disponível em LP, além de CD e formato digital.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

* O acervo da revista Monato está disponível para leitura www.monato.net.

* Mais de 50 mil internautas se matricularam, desde outubro do ano passado, no curso de esperanto, em castelhano, oferecido pelo site Duolinguo.

* Foi criado um grupo de esperanto em Bristol, na Inglaterra.

* O Museu Nacional da Áustria disponibilizou na internet todas as obras publicadas por Zamenhof até 1930.

* O escritor esperantista Amir Naor lançou um site de literatura em esperanto, no endereço www.verkoj.com.

* A Federação Espírita Brasileira lançou a versão em audiolivro de O Evangelho segundo o Espiritismo, em esperanto.

* Foi lançada na China a revista em esperanto Tra la Mondo.

Compartilhar
Topo
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta

Cron Job Iniciado