pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Setembro 2017

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Terminou em dia 29 de julho o Congresso Universal de Esperanto. Durante uma semana, a capital coreana recebeu cerca de mil e duzentas pessoas, provenientes de mais de 60 países. Neste ano, várias atividades foram transmitidas ao vivo pela internet, principalmente as solenidades de abertura e encerramento, bem como as apresentações artísticas. No próximo ano, o evento ocorrerá em Lisboa. Em 2019, acontecerá em Lahti, Finlândia. Em 2020, será em Montreal, no Canadá.

 

Professor de esperanto retorna ao Plano Espiritual

 

Faleceu na madrugada de nove de agosto o professor Floriano Pessoa, de 83 anos. O sepultamento aconteceu no dia seguinte, no Cemitério do Caju, na zona portuária do Rio.

Floriano Negreiros de Vasconcelos Pessoa nasceu em 11 de junho de 1934. Profissionalmente trabalhou como engenheiro químico.

Seu primeiro contato com o esperanto deu-se em 1953. Em 1965, diplomou-se pela Liga Brasileira de Esperanto. Nesse período, apresentou cursos da língua pela Rádio Roquette Pinto.

Notabilizou-se como um dos mais abalizados mestres do idioma no Brasil. No ano passado, publicou o livro Vintra rikolto (Colheita de inverno), contendo recordações sobre seus mais de 50 anos de experiências no meio esperantista.

 

Um evento global em várias cidades ao mesmo tempo

A globalização chegou ao movimento esperantista. Aconteceu no dia 19 de agosto o evento Paralela Universo. A proposta foi realizar encontros simultâneos, com programação semelhante, em diversas cidades do mundo. Em cada ponto houve atividades independentes. Ao final, todos postaram fotos de suas respectivas reuniões. Detalhes no site www.paralelauniverso.com.

 

Mais um evento esperantista movimenta a Coreia

Mal acabou o Congresso Universal de Esperanto, a Coréia do Sul recebeu outro evento esperantista de longa tradição. Aconteceu em Gimpo, cidade vizinha à capital, Seul, o 90º Congresso da SAT (Associação Apátrida Mundial). O tema foi “A democracia na atualidade”. Cerca de cem pessoas participaram. O evento teve caráter sociopolítico, com as discussões voltadas para a valorização do trabalhador. Algumas atividades foram transmitidas ao vivo pela internet, podendo ser vistas no site Esperanto Ilustrita.

 

Esperantistas fazem história em conferência no parlamento sul-coreano

O movimento esperantista protagonizou no dia 28 de julho um evento histórico no Parlamento Sul-coreano. Aconteceu uma conferência para discutir a união das duas Coreias, separadas após uma guerra contra os Estados Unidos, entre 1950 e 1953.

Compareceram 130 pessoas, de 21 países. Participaram parlamentares de diversos partidos, inclusive dois líderes partidários. A sessão foi presidida pelo vice-presidente daquela câmara.

O debate foi acalorado, mas num clima de respeito e fraternidade. O esperanto foi a língua de trabalho, com tradução simultânea para o idioma local.

O evento, ocorrido no âmbito do Congresso Universal de Esperanto, foi organizado pela Associação Coreana de Esperanto, com o apoio do governo de Seul e da Associação Universal de Esperanto.

 

Divulgação do esperanto entre universitários

Uma iniciativa extraordinária de divulgação do esperanto foi realizada na zona oeste do Rio de Janeiro. Dezenas de marcadores de livros com propaganda do idioma foram distribuídos no dia 28 de junho, na entrada do campus Realengo, da Universidade Castelo Branco. Os estudantes, ao receberem o material, demonstraram interesse pelo assunto, arriscando algumas perguntas. A atividade, promovida no âmbito do Projeto Esperanto para o Público, foi encabeçada pelo professor Evandro Caboclo. 

 

Acampamento de escoteiros esperantista na Bélgica

Entre os dias 25 de agosto e dois de setembro aconteceu um acampamento de escoteiros esperantistas (https://verdajskoltoj.wordpress.com/). O evento ocorreu em Rosée, cidade situada na região da Valônia, no sul da Bélgica. Foram programadas aulas de esperanto para os iniciantes, além de atividades ao ar livre.

 

Índia receberá seminário asiático de esperanto

Bangalore, cidade situada no sul da Índia, receberá o Quarto Seminário de Esperanto do Sul da Ásia. As atividades vão acontecer entre os dias 13 e 16 de outubro. O tema será “Cultura local – cidadão mundial”. Entre outros assuntos, as discussões vão tratar do turismo sustentável. Passeios, palestras e apresentações musicais também estão na programação.


Um giro pelo movimento esperantista

  • O grupo musical BaRok lançou o álbum virtual Jen nia viv-river (Eis o rio de nossa vida).
  • Desde maio de 2015, mais de um milhão de internautas iniciaram o curso de esperanto do aplicativo Duolinguo.
  • Foi criado um grupo de esperanto em Bristol, na Inglaterra.
  • O Museu Nacional da Áustria disponibilizou na internet todas as obras publicadas por Zamenhof até 1930.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado