pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Novembro 2017

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A vida e a obra de Ismael Gomes Braga serão o tema do Trigésimo Encontro da Confraternização Esperantista da Zona Oeste do Rio de Janeiro (EKOR). O evento vai acontecer no dia 26 de novembro, das 8h30 às 13h. O local será o Colégio Francisco de Assis, situado na Rua Goulart de Andrade, 221, em Realengo.


Jovens esperantistas convocados para evento europeu

A Organização Mundial da Juventude Esperantista vai participar do Evento Europeu da Juventude (EYE-2018). O encontro acontecerá nos dias primeiro e dois de junho do próximo ano, em Estrasburgo, na França. O encontro tem como objetivo debater temas de relevo para os jovens residentes no Velho Continente. Ao todo, vão participar oito mil pessoas, sendo que a comitiva esperantista terá pelo menos dez integrantes. Os participantes devem residir na Europa e ser fluentes na Língua Internacional Neutra.

 

Festa esperantista na Suíça

O Centro de Pesquisa e Documentação da Língua Internacional completou 60 anos. Para marcar a data foi realizado um encontro nos dias 30 de setembro e primeiro de outubro, em La Chaux de Fonds, na Suíça. Da programação constaram palestras e apresentações de música e teatro.

 

Esperantistas participam do Festival Mundial da Juventude

Jovens esperantistas participaram do 19º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. O evento aconteceu entre os dias 14 e 22 outubro, em Sochi, na Rússia. As atividades foram organizadas pela Federação Mundial da Juventude Democrática. O objetivo foi consolidar a ideia de justiça entre os jovens de todo o mundo, reforçando laços internacionais de cooperação e interação intercultural. Constou da programação um encontro de Esperanto.

 

Maestro revela pedido de ídolo da MPB, filho de esperantista

Uma homenagem ao cantor e compositor Zé Rodrix é o destaque do site Brazila Kolekto. A esse respeito, o maestro Flávio Fonseca relatou que há alguns anos recebeu por e-mail um pedido do artista.

Rodrix solicitou que Fonseca traduzisse para o esperanto um de seus maiores sucessos, Casa no Campo, imortalizado na voz de Elis Regina. Explicou ainda que seu pai era esperantista e queria homenageá-lo em um show, cantando essa canção na Língua Internacional Neutra.

Flávio Fonseca rapidamente atendeu à solicitação. Só não esclareceu se Zé Rodrix, falecido em 2009, chegou a levar aos palcos a versão Kampara Dometo.

A letra e a história desse caso podem ser lidos no endereço www.brazilakolekto.blogspot.com.

 

Esperantistas lembram Mahatma Gandhi e saem em defesa da paz

A Associação Universal de Esperanto declarou apoio à Organização das Nações Unidas em defesa da paz. O órgão máximo do movimento esperantista publicou um comunicado de imprensa por ocasião do Dia Internacional da Não-violência, comemorado em dois de outubro.

Diante da convulsão geral pela qual passa o planeta, a entidade lembrou a figura de Mahatma Gandhi, que afirmou que “a não-violência é a maior força à disposição da humanidade”. Ainda de acordo com a nota, os princípios advogados pelo líder indiano estão em plena consonância com os ideais esposados pela língua criada por Zamenhof.

Amigo pessoal do escritor esperantista Edmond Privat, Gandhi, na década de 1930, manifestou publicamente apreço pelo Esperanto.

 

Ator esperantista encenou peça em defesa do Brasil

Um grito de arte e amor em defesa do Brasil. Este foi o objetivo do ator esperantista Amarílio Carvalho ao encenar em terras bandeirantes a peça teatral Joaquim José: mártir com fé. O espetáculo foi apresentado no dia 12 de outubro, no salão da Associação dos Oficiais Militares de São Paulo, em Tremembé, no Vale do Paraíba. O evento fez parte da programação em homenagem aos 80 anos da Associação Paulista de Esperanto. O elenco teve atores conhecidos no meio esperantista, como Neide Barros Rêgo, Elmir dos Santos Lima, Robinson Mattos e Marcos Zlov.

 

Exposição em homenagem a Zamenhof na Lituânia

As homenagens pelo centenário de falecimento do criador do Esperanto não param na Lituânia. Uma exposição sobre a vida de Lázaro Luís Zamenhof começou no dia 25 de setembro, em Caunas, segunda mais importante cidade do país. A mostra, em cartaz até 25 de novembro, é organizada pelo Instituto Polonês de Vilnius, com o apoio da Associação Lituana de Esperanto. Compareceram à inauguração esperantistas de várias cidades da região, bem como autoridades e personalidades locais. De acordo com o advogado Povilas Jegorovas, os cem anos da desencarnação de Zamenhof estão sendo celebrados e divulgados em altíssimo nível naquela nação.

 

Um giro pelo movimento esperantista

Entre os dias 22 e 24 de setembro aconteceu, em Poznań, na Polônia, mais uma edição do festival Arkones, de música em Esperanto.

  • Entre os dias 27 e 31 de outubro aconteceu, no castelo de Gresillon, na França, um encontro promovido pelo coral Interkant’.
  • O diretor congolês Joel Muhire lançou o DVD Esperanto: ilo de paco (Esperanto: instrumento da paz).
  • O empresário brasileiro Emílio Cid, com o apoio da direção da Associação Universal de Esperanto, está criando um banco de dados internacional para a divulgação do idioma.
  • O movimento esperantista, com o apoio da Liga Brasileira de Esperanto, vai participar, nos dias 21 e 22 de outubro, da Conferência Poliglota de Fortaleza.
  • Chegou às lojas o CD Danka Vivo, com composições de Maurício Keller, Cacá Rezende e outros artistas, além de canções tradicionais infantis, traduzidas para o Esperanto e cantadas por Bruna Brasil e Haroldo Menezes.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado