pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Agosto 2017

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Notícias vindas da Espanha dão conta de que foi um sucesso o congresso de esperanto daquele país. O evento aconteceu em Teruel, entre os dias 23 e 25 de junho, com a presença de cerca de 160 pessoas. A imprensa local deu ampla cobertura às atividades. O poder público municipal apoiou de modo decisivo o encontro. Autoridades inauguraram a Praça Esperanto, no centro da cidade. Outras atrações do congresso foram o lançamento da versão espanhola do livro A Rua Zamenhof e a realização de shows com grandes nomes da música esperantista.

 

Palestra sobre o esperanto na China

Uma palestra sobre o esperanto será realizada na China. No próximo domingo, dia 23, o professor Liu Weijie vai falar sobre a Língua Internacional Neutra e seu criador. O evento ocorrerá na cidade de Shenyang, situada no nordeste do país. A imprensa local vem divulgando o acontecimento.

 

Aplicativo ensina o esperanto em dispositivos móveis

A Língua Internacional neutra está entre os 128 idiomas ensinados pelo aplicativo uTalk. De acordo com o site da companhia Euro Talk, a metodologia é voltada para o público jovem, privilegiando o aprendizado por meio de jogos e música. O trabalho de preparação do curso foi feito em parceria com o portal Edukado Ponto Net. As lições são dadas em inglês. O programa uTalk é destinado a usuários de iPhones e iPads, devendo ser baixado na App Store.

 

Nova edição da revista La Lampiro

A Associação Paulista de Esperanto publicou mais uma edição da revista La Lampiro. O destaque de capa é um artigo sobre a relação das pessoas com seus animais domésticos. Outra matéria de relevo é a entrevista com o professor e tradutor Benedicto Silva. La Lampiro pode ser lida de baixada gratuitamente pelo endereço www.easp.org.br.

 

Novidades no Heroldo de Esperanto

O Grupo Social Lexus anunciou mudanças de planos para o jornal Heroldo de Esperanto. A coleção deste ano terá somente seis números, ao contrário do previsto. De acordo com nota publicada na imprensa esperantista, os assinantes da edição em papel serão compensados no próximo ano. Quem assinou a edição eletrônica terá a adesão renovada automaticamente pelo período contratado.

 

Família Esperantista reuniu-se na Sérvia

Entre os dias 21 e 31 de julho aconteceu mais um Encontro da Família Esperantista. As atividades se desenvolveram em Rudnik, na Sérvia. O evento uniu pais e filhos por meio do esperanto. A programação consistiu de atividades ao ar livre, principalmente esportes coletivos. Também houve passeios, apresentações musicais e aulas do idioma auxiliar neutro.

 

Nova edição de revista para Esperantistas cegos

A Liga Internacional de Esperantistas Cegos publicou na internet mais uma edição do informativo Esperanta Ligilo. O destaque é o artigo sobre os 60 anos de casamento dos esperantistas Giuseppe e Ursula Grattapaglia, residentes na Fazenda Bona Espero, em Goiás. O periódico traz ainda a prestação de contas da diretoria da entidade, notícias e charadas.

 

Professores de esperanto realizam encontro mundial na Coreia

De 15 a 22 de julho, a Liga Internacional de Professores de Esperanto realizou mais um congresso. O evento ocorreu em Pusan, na Coreia do Sul. O tema foi “A educação rumo a um turismo respeitoso”, em homenagem ao Ano Internacional do Turismo Sustentável, definido pela Organização das Nações Unidas.

 

Um giro pelo movimento esperantista:

 

  • Entre 29 de julho e cinco de agosto, aconteceu nos arredores da capital sul-coreana mais um congresso da SAT (Associação Apátrida Mundial).
  • O poeta espanhol Jorge Camacho procura tradutores de seus poemas, do esperanto para o inglês.
  • Foi criado um grupo de esperanto em Bristol, na Inglaterra.
  • Desde maio de 2015, mais de um milhão de internautas iniciaram o curso de esperanto do aplicativo Duolinguo.
  • A Associação Mundial Esperantista Vegetariana mantém um espaço no Facebook.
  • O grupo musical BaRok lançou o álbum virtual Jen nia viv-river (Eis o rio de nossa vida).
  • A Associação Venezuelana de Esperanto criou o Centro Esperantista de Pesquisa Científica.
  • A Câmara Brasileira da Língua Internacional Esperanto e a companhia Z Editorial publicaram o livro Breve Panorama da Língua Internacional Esperanto.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado