pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Janeiro 2018

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

O belga Rakoen Maertens discursou em nome da Associação Universal de Esperanto (UEA), durante a última Conferência Geral da UNESCO. A sessão ocorreu no dia seis de novembro, no plenário da entidade, em Paris. Apenas vinte organizações não-governamentais tiveram acesso à tribuna.

O esperantista iniciou tratando da importância da comunicação para os trabalhos da UNESCO. Ao enfatizar que a busca do entendimento comum para a solução de problemas é a base da ação desse tipo de organismo internacional, o tribuno pontuou que o quadro atual apresenta barreiras que praticamente inviabilizam qualquer iniciativa.

O uso majoritário de uma língua nacional específica representa, na prática, a perpetuação da desigualdade entre os povos. Nesse sentido, destacou-se a luta da UEA para a igualdade linguística e cultural, consubstanciada na publicação da revista oficial da UNESCO em esperanto.

Ao final, Maertens convidou a todos para a solenidade de encerramento do Ano de Zamenhof, realizada em 11 de dezembro, na sede daquele órgão das Nações Unidas, na capital francesa.

 

Nova versão do Mozilla Firefox disponível em esperanto


A mais nova versão do navegador Mozilla Firefox está disponível também em esperanto. A notícia foi divulgada no dia 16 de novembro, pela Mozilla Foundation.

O Firefox Quantum representa a total reelaboração do famoso aplicativo, conhecido no meio esperantista como Fajrefokso ou Fajrovulpo. Na prática, ele está duas vezes mais rápido que seu antecessor, utilizando 30 por cento menos de memória que seu principal concorrente, o Google Chrome.

Há cerca de uma década, uma equipe internacional realiza trabalhos para traduzir e atualizar o conteúdo do programa para a Língua Internacional Neutra. Ao longo desse tempo, foram criadas extensões e um vocabulário, para refinamento de comandos e pesquisas na internet. Entre os membros desse time está o uruguaio Eduardo Trapani, entrevistado pela Rádio Rio de Janeiro em 2012.

Para baixar o Firefox Quantum em esperanto, basta acessar o site www.mozilla.org/eo.

 

Esperanto inspira a criação de ONG na Alemanha

 

Foi criada na Alemanha uma organização não-governamental com nome em esperanto. Trata-se da Bonveno, expressão que, em português, pode ser traduzida como “boas-vindas”. A instituição atua no auxílio a refugiados, bem como a perseguidos políticos, raciais ou religiosos. O objetivo social é realizado pela operação de instalações para acomodação e atendimento a esses grupos na cidade de Göttingen, (Gotinga, no português europeu), situada no noroeste alemão. A escolha da denominação na Língua Internacional Neutra não foi ao acaso. A ONG é sediada na mesma região de Herzberg, a mundialmente conhecida como “a cidade do esperanto”. 

 

Filme brasileiro com legendas em esperanto é sucesso na internet

 

O filme Eu estava lá já pode ser visto na internet, com legendas em esperanto. A iniciativa tem como objetivo divulgar a obra em nível internacional. Trata-se de um misto de documentário e drama, sobre a vida do médico José Corsino Filho, internado aos 12 anos em colônias para portadores de hanseníase. A direção é de Abelardo de Carvalho, com tradução para o esperanto de Givanildo Costa. Eu estava lá está disponível no site YouTube.

 

Juiz de Fora vai sediar ciclo de conferências de esperanto

 

A Liga Brasileira de Esperanto marcou mais uma edição do já tradicional evento BEL-Konferencoj. O ciclo de conferências esperantistas terá lugar em Juiz de Fora (MG), nos dias 30 e 31 de março de 2018. As atividades vão ocorrer nas dependências do Museu do Crédito Real. O estabelecimento está situado na Avenida Getúlio Vargas, número 605, no Centro daquela cidade.

       

Um giro pelo movimento esperantista

 

  • O site da revista El Popola Ĉinio lançou uma série de vídeos em esperanto sobre a culinária mundial.
  • A Associação Universal de Esperanto publicou o regulamento do Concurso de Artes de 2018.
  • Numa iniciativa pioneira em todo o mundo, o Abrigo Doce Morada promove um curso de esperanto pelo aplicativo WhatsApp.
  • O advogado Helder Lopes foi escolhido pelo público para receber o Prêmio Zamenhof de Cultura.
  • O acervo da revista Monato está disponível para leitura no www.monato.net.
  • Mais de 50 mil internautas se matricularam, desde outubro do ano passado, no curso de esperanto, em castelhano, oferecido pelo site Duolinguo.
  • Foi criado um grupo de esperanto em Bristol, na Inglaterra.
  • O Museu Nacional da Áustria disponibilizou na internet todas as obras publicadas por Zamenhof até 1930.
  • O francês Quentin Weber-Seban é o novo assessor de assuntos externos da Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO).
  • Letras de sucessos de Roberto Carlos, traduzidas para o esperanto, são o destaque da semana no site Brazila Kolekto.
  • A Associação Universal de Esperanto está à procura de redatores para o site Esperanto.net.
  • Foi criada na rede social Google Plus a comunidade Esperanto-foto Internacia.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado