pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Fevereiro 2018

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

       Acabaram-se os problemas para quem digita textos em esperanto no sistema Windows. Foi lançado o programa EoKlavaro 1.2. Trata-se de um layout de teclado para máquinas que funcionam com as versões 7, 8 e 10 do sistema operacional da Microsoft.

       O software foi desenvolvido pelo programador Washington Coutinho Corrêa Júnior, a pedido da redação do site Esperanto Ilustrita, uma vez que já não era mais possível encontrar na internet a primeira versão.        

       Todo o processo de instalação é simples, bastando que o usuário baixe, descompacte e execute o arquivo. Para Windows 8 e 10, é necessário fazer uma pequena alteração nas configurações do Painel de Controle.

       Todo o processo é explicado no site do desenvolvedor. Detalhes e instruções no endereço http://gsxbr.net/homunculo/?p=356.

 

Muita música e poesia em festa esperantista no Uruguai

No dia 16 de dezembro aconteceu uma homenagem ao criador do esperanto em Montevidéu, no Uruguai. O evento marcou o início do recesso do movimento esperantista local. Houve apresentações de música e declamação, além de rápidas preleções sobre informática e literatura ligadas à Língua Internacional Neutra.

 

Esperanto em destaque em calendário na Grécia

 

O esperanto aparece em destaque no calendário distribuído aos associados do Sindicato dos Bancários do Banco Nacional da Grécia. A edição deste ano é dedicada aos escritores. Na página de cada mês, a capa de um livro é exibida. No espaço dedicado a janeiro, está estampada a fotografia da obra Esperanto, a língua da esperança, lançada em 1996 pelo esperantista grego Kostas Kiriakos. Os editores do calendário justificaram a escolha dizendo que a criação de Kiriakos traduz os sentimentos de todos no começo de um novo ano.

 

Programa esperantista da Rádio Rio de Janeiro é sucesso também no Facebook

 

A primeira transmissão oficial do programa Esperanto, a Língua da Fraternidade pelo Facebook foi um sucesso. Até o momento, o vídeo, veiculado no dia dois de janeiro, foi acessado por cerca de 2400 pessoas, em todo o mundo. A maior parte do público é do Estado do Rio, embora haja participantes de outras regiões e até mesmo de outros países. Além disso, houve 115 curtidas, 58 comentários e 38 compartilhamentos (até o fechamento desta edição). Embora a quantidade de internautas ainda seja pequena, frente ao número de pessoas que sintonizam pelas ondas médias, os resultados apontam para um grande potencial de expansão.

 

Brasil entre os primeiros no Congresso Universal de Esperanto

 

O Congresso Universal de Esperanto deste ano acontecerá em Lisboa. As atividades vão ocorrer entre os dias 28 de julho e quatro de agosto. O tema será “Culturas, Línguas, globalização: para onde agora?” Até o momento, inscreveram-se 1014 pessoas, de 61 países. Os quatro primeiros colocados são França, Alemanha, Polônia e Brasil. Detalhes no endereço www.uea.org.

 

Direto de Havana, pelo rádio e pela internet

 

A Rádio Havana Cuba transmite seu programa em esperanto, em ondas curtas e pela internet. Produzida e apresentada por Maritza Gutierrez e equipe, a atração vai ao ar em diversos horários e frequências. Ao longo de 30 minutos, são irradiadas músicas, notícias e entrevistas ligadas ao movimento esperantista e à cultura cubana. O site da emissora, na Língua Internacional Neutra encontra-se no endereço www.radiohc.cu/eo.

 

 

Novidades sobre o próximo Congresso Brasileiro de Esperanto

 

Curitiba sediará simultaneamente o Congresso Brasileiro de Esperanto e o Congresso da Juventude Esperantista Brasileira do próximo ano. Os eventos acontecerão entre os dias 31 de maio e 03 de junho. O tema é “Esperanto: ensino, pesquisa e extensão”. Foi inaugurado um site com informações e vídeos sobre os encontros. O endereço é www.2018.esperanto.org.br. Maestro lança blog com letras de sucessos da MPB em esperanto

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

  • O belga Rakoen Maertens, em foto tirada na sede da UNESCO, aparece na capa da edição deste mês da revista Esperanto.
  • Foi lançado na Espanha o livro Tagoj kaj ruinoj (Dias e ruinas), do escritor catalão Jaume Grau Casas, traduzido por Miguel Fernández.
  • A Editora Lorenz envia livros espiritas, em esperanto, para quem resida fora do Brasil, bastando informar nome e endereço.
  • Mais seis coleções anuais da revista La Ondo de Esperanto podem ser lidas gratuitamente no site www.sezonoj.ru.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado