pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Abril 2018

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

Uma lição de fraternidade vem do movimento esperantista chinês. No dia onze de fevereiro, um grupo de membros da Associação Pequinesa de Esperanto visitou alguns coidealistas idosos. Tais visitas acontecem há mais de uma década, sempre antes da Festa da Primavera. Essa tradição tem como objetivo exprimir gratidão e respeito a quem ajudou o movimento esperantista local. Iniciativa semelhante é realizada no Brasil pela Cooperativa Cultural dos Esperantistas.




 

Livros de esperanto para universidade em Niterói

 A Liga Brasileira de Esperanto e a Associação Esperantista do Rio de Janeiro vão doar livros à Universidade Federal Fluminense (UFF). A iniciativa é encarada como uma forma de consolidar a colaboração entre as três entidades estabelecida no ano passado.

O objetivo é doar livros à biblioteca universitária, aproveitando parte do estoque levado ao Rio de Janeiro para a Bienal do Livro. A UFF inaugurou os cursos de extensão de esperanto e o convidou o movimento esperantista a participar do núcleo de estudos do BRICS.

A campanha encerrou-se no dia 31 de março. A entrega será um ato de divulgação do esperanto naquela universidade.

 

Nova edição de programa em esperanto da Rádio Rio de Janeiro

Está disponível na internet a edição de março do programa Esperanto, la Lingvo de Frateco, da Rádio Rio de Janeiro. A atração, voltada para o público de todo o mundo, é inteiramente falada na Língua Internacional Neutra. Os assuntos dizem respeito ao movimento esperantista global.

O destaque do mês é a crônica O homem que se chamava Esperanto, de Aloísio Sartorato. O vice-presidente da Liga Brasileira de Esperanto, Eurípedes Barbosa, foi entrevistado.

Esperanto, la Lingvo de Frateco é produzido e apresentado por Givanildo Ramos Costa e equipe. Para ouvir, basta acessar o endereço www.radioriodejaneiro.am.br/programa/esperanto-la-lingvo-de-frateco.

 

Balneário recebeu o Congresso Argentino de Esperanto


Entre os dias 29 de março e dois de abril aconteceu o Congresso Argentino de Esperanto. As atividades ocorreram em Monte Hermoso, na província de Buenos Aires. O tema foi “A descomunicação na era digital”. Do programa constaram palestras, passeios, apresentações de dança e reuniões temáticas. A organização esteve sob a responsabilidade da Liga Argentina de Esperanto.

 

Católicos e evangélicos unidos em evento esperantista ecumênico


Entre seis e treze de agosto, esperantistas católicos e evangélicos vão realizar o 22º Congresso Ecumênico de Esperanto. As atividades terão lugar no balneário de Poděbrady, na região central da República Checa. A programação prevê celebrações religiosas, palestras, passeios e apresentações musicais.

 

Há espaço para um dinheiro esperantista no mundo de hoje?


A recente onda de moedas virtuais tem levado pessoas de alguns países a revisitar projetos de unidades monetárias esperantistas. A ideia básica é a mesma que deu origem, em 1907, ao Spesmilo e, em 1947, à Stelo: o estabelecimento de um sistema financeiro verdadeiramente internacional e igualitário.

O economista irlandês Robert Nielsen discutiu o assunto no site Libera Folio. Para o articulista, a volta de um dinheiro esperantista representaria uma medida de economia para os adeptos do idioma, facilitando a realização de eventos e incrementando as trocas comerciais.

Nielsen defende o retorno da moeda Stelo, em circulação de 1947 a 1993, mas com adaptações para os dias de hoje. Na prática, ocorreria a conjugação das vantagens das moedas virtuais ao poder de compra das moedas reais, sem caráter especulativo.

       Nesse projeto, a Associação Universal de Esperanto serviria de banco central. A proposta vem encontrando simpatizantes mundo afora.

 

Um giro pelo movimento esperantista


A Federação Esperantista do Norte da França lançou mais uma edição do informativo Norda Kuriero.

  • Entre os dias 13 e 18 de abril acontecerá em Aberystwyth, no País de Gales, o Congresso Britânico de Esperanto.
  • Ferroviários esperantistas vão realizar seu congresso anual entre os dias 19 e 25 de maio, em Vratislávia, na Polônia.
  • Nos dias 30 e 31 de março aconteceram em Juiz de Fora as já tradicionais Conferências da Liga Brasileira de Esperanto.
  • A Rádio Rio de Janeiro apresenta aos domingos, às 19h15 o programa Espiritismo, Evangelho, Esperanto, produzido e apresentado por Elmir dos Santos Lima.
Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado