pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Maio 2018

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

    Uma ópera em esperanto está em cartaz no Teatro Nacional de Praga, na República Checa. O espetáculo, intitulado La suferoj de la princo Sternenhoch (Os sofrimentos do príncipe Sternenhoch), estreou no dia sete de abril.

   O texto é baseado no romance grotesco do escritor Vladislav Klíma. A tradução para a Língua Internacional Neutra foi feita pelo esperantista Miroslav Malovec. Como curiosidade, a música foi adaptada à letra em esperanto, ao invés de a versão ser feita com base na melodia.

      O autor desejava que o texto fosse falado e cantado num idioma parecido com o italiano, mas desconhecido do público. Seu objetivo era que os espectadores compreendessem mais a melodia do que as palavras. Mesmo assim, muitos esperantistas têm comparecido às sessões.

        As próximas apresentações ocorrerão nos dias 13 de maio e 24 de junho.

 

Família vai pedalar de Berlim a Lisboa divulgando o esperanto

 

    Uma família esperantista planeja viajar de Berlim a Lisboa para o próximo Congresso Universal de Esperanto. O grupo é formado pelo casal Christine Brücker e Lars Sözüer, além da filha Melanie Leyla Brücker e do cão Nayeli.

    A viagem, de cerca de três mil quilômetros, deve durar 48 dias. A chegada está prevista para 28 de julho, data da solenidade de abertura. De acordo com Christine Brücker, espera-se percorrer uma média de 80 quilômetros por dia.

   A viagem, porém, não terminará na capital portuguesa. Após o evento, a comitiva irá até Badajoz, na Espanha, para o Congresso Internacional da Juventude.

    Para Lars Sözüer, a expedição terá como objetivo visitar grupos esperantistas localizados ao longo do itinerário, chamando a atenção do público para o idioma.

 

Congresso de esperanto na Galileia

 

O Congresso Israelense de Esperanto terá como palco um balneário situado na região da Galileia, na costa do Mediterrâneo. Trata-se de Acre, cidade situada próximo ao Monte Carmelo, com população em torno de 45 mil habitantes. O evento acontecerá entre os dias três e cinco de maio. A programação terá como ponto alto o turismo. Haverá também palestras e apresentações musicais. A dupla cazaque Jhomart e Natasha fará um show especial.

Artes, jogos e turismo em evento da mocidade

 

De 27 de abril a primeiro de maio, jovens esperantistas do leste europeu vão participar do Quinto Centrejo. As atividades ocorrerão em Žďár nad Sázavou, na região central da República Checa. Do programa constam oficinas de arte, passeios, jogos, palestras e treinamento para divulgadores do esperanto.

Campanha para a divulgação do esperanto no festival de Woodstock

 

A Associação Universal de Esperanto (UEA) e a sua Comissão Europeia lançaram uma campanha internacional para a divulgação do idioma no próximo festival de Woodstock. O evento musical acontecerá entre os dias dois e quatro de agosto na Polônia. Espera-se arrecadar a quantia de 4500 euros, cerca de 19 mil reais. Desse total, a UEA doará metade. Na última edição, compareceram mais de 600 mil pessoas.


Um giro pelo movimento esperantista


• O número de membros da Associação Universal de Esperanto apresentou ligeiro crescimento em 2017.
• Nos dias primeiro e dois de junho, a Organização Internacional da Juventude Esperantista (TEJO) participará do Evento Europeu da Juventude (EYE 2018), em Estrasburgo, no leste da França.
• Foi publicada a programação oficial do Congresso Brasileiro de Esperanto deste ano.
• O castelo de Gresillon, na França, abrirá suas portas no dia nove de maio para o Encontro Vegano Esperantista.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado