pteneofrdeites
Artigo do Jornal: Jornal Junho 2018

Sobre o autor

Fabiano Henrique

Fabiano Henrique

Compartilhar -

A Editora Lorenz publicou o livro La Senditoj. Trata-se da versão em esperanto de Os Mensageiros, pelo espírito André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier. O trabalho de tradução, considerado modelar, foi realizado pelo escritor português Gonçalo Neves. A edição é uma parceria da Editora Lorenz com a Federação Espírita Brasileira.

 

Esperantista condecorado pela família real dos Países Baixos

 

O esperantista holandês Robert Moerbeek foi nomeado cavaleiro da Ordem de Orange-Nassau. A honraria foi concedida pela família real dos Países Baixos, em razão do trabalho realizado junto ao movimento esperantista e aos deficientes visuais. Rob Moerbeek, como é mais conhecido em todo o mundo, nasceu em 1936. É filólogo e trabalhou por 32 anos na sede da Associação Universal de Esperanto, em Roterdã. Também presidiu a Liga Internacional de Esperantistas Cegos (LIBE). A medalha foi entregue pelo prefeito de Beverwijk, em 28 de abril, durante o Dia de Portas Abertas da UEA. 

 

De Berlim a Lisboa, pedalando pelo esperanto

 

Uma família planeja viajar de Berlim à Lisboa para o próximo Congresso Universal de Esperanto. O grupo é formado pelo casal Christine Brücker e Lars Sözüer, além da filha Melanie e do cão Nayeli. A viagem, de cerca de três mil quilômetros, deve durar 48 dias. A chegada está prevista para 28 de julho, data da solenidade de abertura. Espera-se percorrer uma média de 80 quilômetros por dia. Após o evento, a comitiva irá até Badajoz, na Espanha, para o Congresso Internacional da Juventude. A expedição também terá como objetivo visitar grupos esperantistas localizados ao longo do itinerário, chamando a atenção do público para o idioma.

 

Professor carioca lança método de esperanto

 

A Editora Baraúna comercializa o livro Komenca Esperanto - por baza kurso, de autoria do professor Azuil Vasconcellos. Trata-se de um método elementar, cujas lições distinguem-se por ser faladas integralmente na Língua Internacional neutra. Para atingir o objetivo, o escritor estimula a criatividade dos instrutores, que deverão por exemplo cantar, saltar, gesticular e mesmo gritar. A obra tem 205 páginas e pode ser encomendada diretamente ao editor, no endereço www.editorabarauna.com.br. 

 

Heroldo de Esperanto em busca de colaboradores

 

O jornal Heroldo de Esperanto está em busca de colaboradores. Em anúncio publicado nas redes sociais, a direção do periódico afirmou que precisa de redator-chefe, correspondentes, setoristas e revisores. A princípio, os escolhidos serão voluntários. Estuda-se, para o futuro, a contratação de alguns. De acordo com a postagem, trata-se de um “projeto ambicioso”, que abre a primeira fase da nova etapa da publicação dirigida pelo brasileiro Fabrício Valle.

 

Um giro pelo movimento esperantista

 

* Faleceu no dia 14 de abril a esperantista russa Irina Kirina.

* Está disponível na livraria virtual da Associação Universal de Esperanto o livro Nia Diligenta Kolegaro, contendo a biografia de 200 esperantistas ilustres.

* Uma ópera em esperanto está em cartaz no Teatro Nacional de Praga, na República Checa.

* No feriado do Dia do Trabalho, o esperanto foi divulgado no evento Ponta Festo, em Frankfurt, na Alemanha.

* O jornal O Sol Nascente publica mensalmente a coluna O Esperanto em Marcha.

* A Rádio Rio de Janeiro (AM 1400 kHz) apresenta aos domingos, às 19h15 o programa Espiritismo, Evangelho, Esperanto, produzido e apresentado por Elmir dos Santos Lima.

* Foi lançado no Rio de Janeiro o livro Conversação comercial em esperanto, de autoria do advogado Hélder Lopes.

* A Legião da Boa Vontade divulga, em esperanto, suas atividades por meio do portal www.bonavolo.com.

Compartilhar
Topo Cron Job Iniciado